Supertrator de 1.014 cv é o mais rápido do mundo e atinge quase 250 km/h

Cansado da vida no campo, o trator foi à pista e o resultado foi surpreendente: recorde de velocidade pelo Guiness Book

Piloto e apresentador de TV Guy Martin, foi quem pilotou o trator rumo ao recorde

Piloto e apresentador de TV Guy Martin, foi quem pilotou o trator rumo ao recorde (JCB/Divulgação)

É comum vermos as marcas de automóveis colocarem seus superesportivos na pista em busca do recorde de carro mais rápido mundo, mas e um trator?

Sim, estamos falando de uma máquina agrícola, por mais estranho que isso possa parecer, ainda mais por que a vida calma no campo sugere exatamente o oposto da adrenalina das pistas. Conheça o Fastrac, da JCB, fabricante inglesa de maquinários pesados.

Este supertrator é equipado com motor diesel de 7,2 litros com 1.014 cv e 255 mkgf de torque. O câmbio CVT original foi trocado por um sistema manual de seis marchas.

Guy Martin bateu o próprio recorde com o trator

Guy Martin bateu o próprio recorde com o trator (JCB/Divulgação)

As pás de serviço, obviamente, também foram removidas. A cabine ganhou materiais mais leves e a aerodinâmica aprimorada.

Nas mãos do piloto e apresentador de TV Guy Martin, o supertrator conseguiu atingir uma velocidade constante de 218 km/h e surpreendeu ainda mais ao bater a marca de 247 km/h de máxima.

Para o feito, a equipe da JCB usou truques típicos de competicão: instalou um turbo elétrico antes do principal e colocou gelo no sistema de intercooler para baixar a temperatura do ar comprimido para as câmaras de combustão.

Veículos deixou as pás de serviço de lado para bater recorde

Veículos deixou as pás de serviço de lado para bater recorde (JCB/Divulgação)

Vale lembrar que o Guiness Book (livro dos recordes) só homologa o recorde de velocidade após duas passagens em direções opostas da reta de asfalto – tudo para minimizar a influência de variáveis, como sentido do vento ou inclinação da pista.

O recorde anterior foi registrado em 2018, quando o Top Gear atingiu os 140 km/h em seu campo de provas de Bruntingthorpe, na Inglaterra.

Neste ano, Guy Martin já havia batido o recorde alcançado os 167 km/h com um JBL Fastrac 8000 no Aeródromo de Elvington, em Yorkshire, também na Inglaterra.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s