Clique e assine por apenas 8,90/mês

Supertrator de 1.014 cv é o mais rápido do mundo e atinge quase 250 km/h

Cansado da vida no campo, o trator foi à pista e o resultado foi surpreendente: recorde de velocidade pelo Guiness Book

Por Renan Bandeira - Atualizado em 29 nov 2019, 10h47 - Publicado em 28 nov 2019, 15h47
Piloto e apresentador de TV Guy Martin, foi quem pilotou o trator rumo ao recorde JCB/Divulgação

É comum vermos as marcas de automóveis colocarem seus superesportivos na pista em busca do recorde de carro mais rápido mundo, mas e um trator?

Sim, estamos falando de uma máquina agrícola, por mais estranho que isso possa parecer, ainda mais por que a vida calma no campo sugere exatamente o oposto da adrenalina das pistas. Conheça o Fastrac, da JCB, fabricante inglesa de maquinários pesados.

Este supertrator é equipado com motor diesel de 7,2 litros com 1.014 cv e 255 mkgf de torque. O câmbio CVT original foi trocado por um sistema manual de seis marchas.

Guy Martin bateu o próprio recorde com o trator JCB/Divulgação

As pás de serviço, obviamente, também foram removidas. A cabine ganhou materiais mais leves e a aerodinâmica aprimorada.

Continua após a publicidade

Nas mãos do piloto e apresentador de TV Guy Martin, o supertrator conseguiu atingir uma velocidade constante de 218 km/h e surpreendeu ainda mais ao bater a marca de 247 km/h de máxima.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=H8QIyVQ29-Y%5D

Para o feito, a equipe da JCB usou truques típicos de competicão: instalou um turbo elétrico antes do principal e colocou gelo no sistema de intercooler para baixar a temperatura do ar comprimido para as câmaras de combustão.

Veículos deixou as pás de serviço de lado para bater recorde JCB/Divulgação

Vale lembrar que o Guiness Book (livro dos recordes) só homologa o recorde de velocidade após duas passagens em direções opostas da reta de asfalto – tudo para minimizar a influência de variáveis, como sentido do vento ou inclinação da pista.

Continua após a publicidade

O recorde anterior foi registrado em 2018, quando o Top Gear atingiu os 140 km/h em seu campo de provas de Bruntingthorpe, na Inglaterra.

Neste ano, Guy Martin já havia batido o recorde alcançado os 167 km/h com um JBL Fastrac 8000 no Aeródromo de Elvington, em Yorkshire, também na Inglaterra.

Publicidade