BMW se destaca na vanguarda da mobilidade elétrica

Alemã surpreende com tecnologia e conectividade nos modelos elétricos e híbridos, mostrando que dá para unir desempenho, sofisticação e sustentabilidade

Faz tempo que a mobilidade elétrica deixou de ser tendência – é uma realidade visível, que se expande a passos largos. As previsões mais recentes da empresa de pesquisa BloombergNEF confirmam uma diminuição na venda global de veículos a diesel e gasolina e estimam que os veículos elétricos, ou EVs, dominarão o mercado até 2040, saltando de 2 milhões de unidades hoje para 56 milhões em duas décadas.

China, Europa e Estados Unidos lideram esse movimento da eletrificação automotiva. Noruega e Alemanha, por exemplo, traçaram metas ousadas: o país nórdico espera eliminar os carros movidos a combustíveis fósseis até 2025 e os germânicos, dentro de 12 anos. No Brasil, os avanços são notórios. A expectativa, segundo o Boston Consulting Group, é que tenhamos 2 milhões de veículos elétricos nos próximos dez anos. Só de janeiro a agosto de 2019, a frota brasileira de EVs cresceu ao índice chinês, de 38%.

A BMW é uma das fabricantes que protagonizam essa revolução mundial da eletromobilidade, indo cada vez mais forte na direção de alternativas mais sustentáveis. Atualmente, em estradas do mundo todo, circulam cerca de 320 000 automóveis elétricos da BMW.

Por aqui, uma das iniciativas inovadoras da montadora alemã foi, por exemplo, a instalação, em 2018, de estações de recarga entre as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, ao longo da Rodovia Presidente Dutra, criando o então maior corredor elétrico da América Latina.

Com a filosofia do power of choice – oferecendo uma série de produtos e motorizações para atender diferentes mercados e aos anseios dos clientes –, a empresa tem se destacado por seus novos modelos elétricos e híbridos. Sem abdicar de atributos como luxo, elegância, desempenho e exclusividade, marcas registradas da BMW.

BMW Série 7

O novo BMW 745Le M Sport, a versão híbrida plug-in do sedã de alto luxo, é um dos recentes lançamentos. Em uma mistura de potência e eficiência, o modelo une um sofisticado propulsor à combustão de 3 litros, seis cilindros e 286 cv com um moderno propulsor elétrico de 113 cv e regeneração de energia de frenagem. Juntos, a potência combinada é de 394 cv e torque de 61 kgfm quando está selecionado o modo Sport. O resultado é uma performance impressionante: de 0 a 100 km/h em somente 5,3 segundos e velocidade máxima de 250 km/h.

Com tecnologia de última geração e capacidade de armazenamento melhorada, a bateria de íons de lítio sob os bancos traseiros garante até 58 quilômetros de autonomia apenas com energia elétrica.

Entre os demais features do carro estão tração traseira, transmissão automática de oito velocidades, estrutura Carbon Core e diversas tecnologias de conectividade e assistência ao motorista (veja quadro mais abaixo). Quanto ao design, a linguagem do Série 7 foi renovada, com linhas ainda mais sofisticadas e imponentes, além de detalhes esportivos associados à elegância de todo BMW. No interior, a luxuosa cabine mais parece uma sala de estar, com tapetes de veludo, TV digital, cortinas elétricas nos vidros, ajustes elétricos nos bancos dianteiros e traseiros, função de massagem, serviço de concierge, entre outros itens.

 (BMW/Divulgação)

BMW Série 5

Outro carro que chama a atenção na eletrificação da frota da montadora é o sofisticado BMW 530e iPerformance, a versão híbrida plug-in do mais famoso sedã executivo Série 5. Ele mescla motor elétrico de 70 kW (113 cv), bateria de íons de lítio de alta tensão com capacidade de 9,2 kWh e motor BMW TwinPower Turbo 2.0 de quatro cilindros a gasolina (184 cv), resultando em uma potência acumulada de 252 cv e máxima eficiência de condução.

Isso garante, em curta distância, uma condução em modo puramente elétrico e livre de emissões e, em longa distância, performance de condução dinâmica, associada com o motor a gasolina. No modo somente elétrico, o veículo tem uma autonomia de cerca de 46 quilômetros e velocidade máxima de 140 km/h. Com o conjunto, o BMW Série 5 híbrido é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 6,2 segundos, com torque de 43 kgfm e velocidade máxima de 235 km/h.

 (BMW/Divulgação)

O design, no geral, segue a linha executiva e de classe de um Série 5, mas com algumas características visuais exclusivas que permitem identificar um modelo iPerformance: as barras da grade em duplo rim são do azul típico BMW i; as capas dos cubos das rodas são azuis; conta com o logotipo BMW i na superfície frontal lateral; e o logotipo eDrive na curvatura Hofmeister para indicar a tração elétrica.

Carregamento plug-in

Os veículos elétricos e híbridos da BMW podem ser carregados de diversas maneiras:
– em uma tomada doméstica comum por meio do carregador portátil fornecido com o veículo, ideal para situações em que não há a BMW i Wallbox;
– durante uma viagem, nos 180 pontos de carregamento públicos implementados pela BMW para uso gratuito dos clientes BMW. O sistema de navegação do carro dá informações sobre a localização dos pontos de recarga;
– com a BMW i Wallbox, fornecida como cortesia na aquisição dos veículos elétricos e híbridos da BMW. Esse posto de recarga doméstica, instalado na parede, aumenta a capacidade de carga e reduz o tempo de carregamento, além de trazer segurança e elegância ao processo de recarga.

BMW i3

Pioneiro em condução elétrica no Brasil, o BMW i3 é um símbolo de solução inovadora para mobilidade elétrica urbana. É um veículo completamente elétrico, sustentável, isento de emissões, silencioso e concebido para a cidade – uma verdadeira referência do futuro. No Brasil, a gama do compacto premium elétrico conta com quatro versões: i3 BEV, i3 BEV Connected, a nova i3 BEV Full e a top de linha i3 REX Full.

O automóvel possui uma unidade elétrica capaz de gerar 125 kW (170 cv), transmissão automática continuamente variável, tração traseira e baterias de alta voltagem de íons de lítio, com maior capacidade de armazenamento de energia (120 Ah/42,2 kWh). Com essa configuração, o i3 BEV, por exemplo, vai de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos, alcança 150 km/h e até incríveis 335 quilômetros de autonomia. Para recarregar o BMW i3 completamente são necessárias 4 horas e 30 minutos na BMW i Wallbox e 45 minutos para 80 da capacidade nos pontos de recarga de estrada instalados pela BMW.

 (BMW/Divulgação)

No interior, o BMW i3 usa materiais sustentáveis: a madeira do painel de instrumentos, por exemplo, é originária de eucaliptos cultivados e certificados na Europa e um quarto dos plásticos utilizados é reciclado. Os acabamentos também reafirmam o seu perfil premium, como o revestimento dos bancos, que tem tratamento natural, dando uma sensação excepcional ao toque. A versão 2020 preserva o design consagrado do modelo antecessor, com traços que evidenciam suas dimensões externas.

BMW i8

Sinônimo de exclusividade e design, o BMW i8 é um ícone da mobilidade elétrica esportiva, aliando esportividade e sustentabilidade. Nas versões i8 Roadster e i8 Coupé, o veículo é um híbrido plug-in que une desempenho de alto nível com baixo consumo.

Ambas as versões contam com a última geração da tecnologia BMW eDrive, que traz um novo propulsor elétrico sincronizado ao motor a combustão, de três cilindros, turbo, 1 499 cm³. Nesse conjunto, o motor elétrico é responsável por mover as rodas dianteiras, e o motor a gasolina movimenta as rodas traseiras.

 (BMW/Divulgação)

Os modelos apresentam potência combinada de 374 cv, 42 kgfm de torque e capacidade da bateria de 11,6 kWh. O desempenho impressiona: chega de 0 a 100 km/h em apenas 4,6 segundos (Roadster) e 4,4 segundos (Coupé) e atinge a velocidade máxima de 250 km/h. No modo eDrive, o carro roda até 45 quilômetros sem emissões de poluentes, em propulsão 100% elétrica.

As linhas fluidas, a silhueta elegante, os vincos marcantes e as portas em estilo asas de gaivota compõem o visual futurista. Internamente, há bancos esportivos, revestimentos de fibra de carbono e cerâmica, head-up display, entre outros diferenciais. Na versão Roadster, o teto retrátil funciona em velocidade de até 50 km/h e é estendido ou recolhido em apenas 15 segundos.

Muito além do motor

O conceito de sustentabilidade dos veículos elétricos e híbridos da BMW vai além da motorização e permeia desde o design aerodinâmico até os materiais utilizados. A fábrica da linha i na Alemanha, por exemplo, usa 100% da energia que consome de fontes renováveis, incluindo a energia eólica proveniente de quatro turbinas de vento instaladas no próprio terreno exclusivamente para esse fim.

A fábrica das peças de fibras de carbono recebe energia de usinas hidrelétricas. E as fibras que sobram podem ser reintegradas ao processo de produção ou recicladas para uso em outras áreas. Da mesma forma, os módulos da bateria podem ser reutilizados para armazenamento temporário de energia solar ou eólica. No BMW i3, 95% dos materiais incorporados são recicláveis.

Conectividade e alta tecnologia

Essas duas características marcantes de toda a frota BMW também estão fortemente presentes nos carros elétricos e híbridos. Veja alguns diferenciais*

Intelligent Personal Assistant, um assistente pessoal especialista no veículo e na mobilidade dos passageiros que responde a comandos de voz para auxiliar o motorista. É acionado com o comando de voz “Olá, BMW”, dito em português (podendo depois ser alterado como o motorista quiser). Com a tecnologia, é possível executar vários recursos, ouvir explicações sobre o funcionamento de equipamentos e até programá-los conforme as preferências de quem está guiando – por exemplo, ligar o ar-condicionado a uma temperatura específica.

BMW ConnectedDrive, serviço que traz a comodidade do acesso a diversos serviços digitais, como saber as condições de trânsito em tempo real, identificar os pontos de recarga mais próximos, visualizar o mapa de autonomia do carro, acessar e-mails, receber notícias e consultar a previsão do tempo em diferentes locais.

Serviço de Concierge, com central de atendimento 24 horas, em que o usuário pode consultar a programação dos cinemas, pedir indicações de restaurantes e, inclusive, fazer reservas.

– Conexão com a internet de fábrica.

BMW Connected, aplicativo que traz informações detalhadas sobre o carro – por exemplo, o nível da carga da bateria e quanto ainda resta de autonomia. O controle remoto serve, inclusive, para programar o carregamento com o temporizador semanal.

Modo AUTO eDRIVE, que realiza a gestão inteligente de energia, definindo a combinação mais eficiente entre o motor elétrico e o de combustão, levando em conta a velocidade e a carga da bateria.

BMW Teleservices, serviço que monitora a necessidade de serviços técnicos e mantém o cliente sempre informado sobre a necessidade de visitas ao concessionário para manutenção.

Chamada de Emergência Inteligente, função responsável por acionar os serviços de auxílio ao usuário em caso de colisão.

Chave Display Key, em que o motorista controla várias funções do automóvel remotamente em um visor de LED, como climatização, autonomia restante, trancamento das portas e abertura dos vidros.

Driving Assistant Professional, recurso que possibilita que o veículo identifique obstáculos ao seu redor, acelere e freie sozinho para seguir o andamento do trânsito. Em alguns veículos, o sistema semiautônomo mantém o veículo na faixa sem a necessidade de intervenção do motorista.

Controle de Cruzeiro Ativo com função Stop&Go, que permite manter, de maneira automática e em qualquer velocidade, uma distância do carro à frente e detectar pedestres na pista enquanto o veículo estiver em movimento, acionando automaticamente os freios.

Parking Assistant Plus, sistema que calcula os espaços para estacionar e realiza todas as manobras com máxima precisão. Além disso, as manobras podem ser vistas em tempo real, em uma imagem 3D.

Sistema de Navegação Professional, com tela touch de 12 polegadas, comandos por gestos e memória interna de 20 GB.

Arquitetura LifeDrive, o primeiro projeto de arquitetura para veículos desenvolvido especificamente para a mobilidade elétrica. Nessa tecnologia de construção, todos os componentes do chassi, da tração e da bateria ficam alojados em segurança absoluta no módulo Drive. E o espaço útil dos passageiros está na unidade Life. Essa célula é feita de carbono altamente resistente, com fibras dez vezes mais finas do que um fio de cabelo humano. São 50% mais leves do que o aço, mas muito mais robustas, reduzindo o peso e trazendo mais segurança e estabilidade na estrada.

* Consulte no site da BMW ou em uma concessionária o que está presente em cada modelo especificamente.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s