Sem lojas e garantia menor: como estão Kavak e Creditas Auto após 1 ano
Kavak encolheu e sua garantia agora é paga, enquanto a Creditas Auto parou de vender carros usados: agora oferece financiamento
Um ano atrás eu estava à procura de um novo carro para a casa. Teria que trocar meu antigo VW Up! por um compacto automático para minha esposa e aproveitei a ocasião para conhecer as então promissoras startups de compra e venda de carros: a mexicana Kavak e a brasileira Creditas Auto.
Ambas prometiam comprar apenas bons carros para o estoque e garantir que eles estejam perfeitos para serem revendidos com garantias que mais ninguém oferece aos carros usados. Ou melhor, ninguém mais oferecia. Isso acabou.
Recentemente, fiz a primeira revisão do carro que comprei e isso me deu o estalo de ver como as empresas estão hoje.
Kavak encolheu e cobra pela garantia
Minha experiência com a Kavak foi muito ruim, como relatei na época. Carro ruim, anúncio mentiroso, falta de informação, demora para ter respostas e demora de dias para devolverem um sinal pago como reserva antes de ir ver o carro.
Àquela época, janeiro de 2023, a Kavak tinha um estoque com cerca de 8.000 carros e diversas lojas em São Paulo, além de unidades no Rio de Janeiro (RJ) e em Belo Horizonte (MG). Hoje, tem sua sede em Barueri (SP) e em dois shoppings: Golden Square (São Bernardo do Campo) e SP Market (Capital). A redução do número de lojas já havia começado no início de 2023, sobrecarregando as lojas que ainda restavam.
A garantia prometida pela empresa diminuiu de 2 anos para os carros vendidos (desde que o cliente comprasse o plano de revisão da empresa antecipadamente) para os três meses obrigatórios mediante o Código de Defesa do Consumidor. Contudo, é possível ter 12 meses de garantia extra (totalizando 15 meses) comprando o pacote de revisões da Kavak.
A informação da garantia está escondida na página de perguntas frequentes do site da Kavak desta forma: “Além disso, você pode adquirir nosso pacote de revisões e, com isso, ter acesso à cobertura adicional de 12 meses para motor e câmbio, totalizando 15 meses de cobertura.”
As manutenções, sejam elas revisões ou atendimento de garantia, motivaram outra reportagem após termos recebido muitas reclamações de clientes. A oficina da empresa, em Barueri, estava sobrecarregada e muitos carros ficavam esquecidos por meses. Com menos tempo de garantia, a demanda da oficina também diminui.
Mas a Kavak continua prometendo que seus carros têm mais de 240 itens revisados, troca de carro em 24h e “financiamento facilitado”. E o comprador continua sem poder fazer test-drive antes da compra, tendo 7 dias ou 300 km para desistir da compra. No Reclame Aqui, a empresa tem nota 7, resolveu 78.3% das reclamações e apenas 47,1% dos clientes atendidos voltariam a fazer negócio com a empresa.
Cadê a Creditas Auto?
A Creditas Auto era a grande concorrente da Kavak, pelo menos em São Paulo e no Rio de Janeiro. Seu principal argumento era a garantia vitalícia para os carros usados, desde que o cliente fizesse a revisão por meio de uma plataforma da empresa, que terceiriza o serviço a oficinas Porto, Bosch Car Service ou concessionárias da marca do carro. Há um ano, havia cerca de 800 carros disponíveis.
Mas o negócio de compra e vendas de carro da Creditas Auto acabou em março de 2023, antes de completar dois anos.
Hoje a empresa vende seguros, financiamentos que usam o carro como garantia e faz a intermediação de financiamento para carros usados. Além disso, oferece laudo cautelar e um local seguro para o encontro entre vendedor e comprador em apenas um local de São Paulo, no bairro da Bela Vista.
O Reclame Aqui concentra atendimento de todos os negócios da Creditas, e não apenas o negócio de automóveis.
Pós-venda da Creditas Auto funcionou
Toda a experiência que contei há um ano foi concluída com a compra de um Ford Ka 1.5 AT 2020, na Creditas Auto. Após a compra eu usei a garantia para verificar um barulho e o alinhamento da direção logo após a compra do carro, serviço feito em uma oficina Porto.
Em março, a bateria do carro chegou ao fim da sua vida útil. A empresa autorizou a troca sem limitar o valor e, dois dias depois de eu ter enviado a nota fiscal, me reembolsaram. Olhando agora, isso aconteceu uma semana antes da empresa encerrar as vendas de carros.
Mas em maio voltei a precisar da garantia. O motor começou a falhar e morrer, e meu scanner OBD2 apontou defeito no sensor de massa de ar na admissão. Abriram o atendimento de garantia e me encaminharam para uma Bosch Car Service.
Mas demoraram muitos dias para aprovar o orçamento da oficina – talvez por limitação de pessoal – por duas vezes. Isso porque a oficina ainda descobriu um bico injetor travado aberto, que foi consertado. Após duas semanas o carro ficou pronto e o custo repassado à Creditas ficou ao redor dos R$ 1.300 – a garantia, por sinal, limita a R$ 10.000 por atendimento.
O fato é que o motor ficou com funcionamento MUITO mais liso e MUITO mais econômico após isso. Eu realmente estava frustrado, até então, com o consumo de um motor tão moderno quanto o três-cilindros 1.5 da Ford. Na minha opinião, indica que o problema do bico já havia começado antes da venda do carro e não foi percebido na revisão que dizem fazer antes da venda.
A revisão que mantém a garantia vitalícia é intermediada pelo site Minha Revisão. Ali você escolhe a oficina, agenda e paga. Custou R$ 527 e agendei na mesma oficina Porto que me atendeu pela primeira vez, e que conseguiu me fidelizar com o bom atendimento e pela atenção à especificação de óleo dos motores Ford. Na Ford, meu carro com 30.000 km faria a revisão de 40.000 km/4 anos, que custa R$ 949 e trocaria as velas antes da hora.