Renault Duster de primeira geração tem até tração 4×4 por R$ 45.000
Com o mesmo espaço generoso, baixo custo de manutenção e robustez do Logan, o Renault Duster agrada no visual e é fácil de revender
O lançamento da segunda geração do Renault Duster, em 2020, fez o preço da primeira cair a níveis bastante atrativos. É uma boa oportunidade para comprar um SUV espaçoso para os passageiros, com grande porta-malas e que atende três requisitos importantes para os carros usados mais antigos: facilidade de revenda, baixo custo de uso e facilidade de manutenção.
Além disso, o Renault Duster já é bem conhecido dos mecânicos e suas peças são facilmente encontradas a pronta entrega na rede de concessionários.
A razão de seu sucesso começou em 2007, quando a dupla Logan e Sandero estreou no Brasil com fama de robustos e espaçosos. Por causa da manutenção simples e dos três anos de garantia, eram campeões no custo-benefício, mas o estilo decepcionava.
Tudo mudou quando o Duster foi lançado no Brasil, em 2011. Ele desbancou o então líder Ford EcoSport, mantendo os méritos da plataforma B0, mas agora com um design parrudo e agressivo.
Nem o acabamento simples de plásticos rígidos foi capaz de reduzir sua aceitação junto ao público, e superou as expectativas. O sucesso foi tamanho que obrigou a Renault a encerrar a produção da perua Mégane Grand Tour para atender à demanda do novo SUV.
Quase todas as versões do Renault Duster são bem aceitas, mas as melhores escolhas são a Expression 1.6 16V (110/115 cv) e a Dynamique, 1.6 ou 2.0 16V (138/142 cv) – este motor com câmbio manual de seis marchas ou automático de quatro.
O Duster Expression tem ar, direção e airbag duplo, mas só há ABS no Duster Dynamique, que ainda soma farol de neblina, roda de liga aro 16, banco traseiro bipartido, espelhos elétricos, volante de couro e rádio MP3 com Bluetooth.
Para as piores estradas, existe o Duster 4×4: com câmbio manual de seis marchas, reduz o porta-malas de 475 para 400 litros em virtude da tração extra e da suspensão traseira independente. Na linha 2013, veio a série Tech Road, uma Dynamique com adesivos, faróis escurecidos e central multimídia Media Nav, com tela touch de 7 polegadas.
Cuidado apenas com a malvista versão básica, sem nome, abaixo da Expression: é identificada pela ausência de pintura no para-choque, bagageiro e roda de liga. Alguns dão um banho de loja para disfarçar, mas ela é desmascarada pela falta de vidros elétricos atrás ou de regulagem de altura do banco do motorista.
A primeira geração do Renault Duster foi reestilizada para a linha 2015. Ganhou novos para-choques, rodas e rack de teto, além de uma nova grade com barra dupla em preto brilhante. Na traseira, a principal mudança está nas lanternas com luzes de posição de leds. Por dentro, novos bancos, quadro de instrumentos e console central.
A gama de versões foi mantida, mas novas mudanças vieram a conta-gotas nos anos seguintes. Na virada para 2017 passou a ser equipado com outro motor 1.6 16V, o SCe de origem Nissan (118/120 cv) e seis meses depois ganhou opção de câmbio automático CVT – que não faz do Duster o carro mais ágil. A série especial GoPro, lançada em 2019, marcou a despedida da primeira geração do Duster.
Problemas e defeitos do Renault Duster
Câmbio – Nas versões manuais, atenção ao engate das marchas, que devem ser suaves e precisos. Se os coxins da transmissão estiverem rompidos, a alavanca ficará inclinada, dificultando o uso.
Polias – Com o motor em marcha lenta, fique atento a chiados estranhos. Quase sempre são provocados por rolamentos gastos nas polias do tensionador da correia dentada, do compressor do ar-condicionado, da bomba d’água ou do alternador.
Carbonização – Peça para um mecânico de confiança medir a compressão dos cilindros: retentores ineficientes podem deixar o óleo escorrer pela haste das válvulas, provocando acúmulo de carvão, que impede o correto assentamento nas sedes do cabeçote.
Suspensão e direção – Folgas na fixação de barra estabilizadora, bieletas, pivôs das bandejas, braços axiais e terminais provocam muito barulho ao rodar, além de comprometer todo o alinhamento do sistema. Uma revisão completa deixa todo o conjunto justo novamente e não custa mais que R$ 900.
Quanto vale o Renault Duster 2011-2019 na tabela?
2012 | 2013 | 2014 | 2015 | 2016 | 2017 | 2018 | 2019 | |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1.6 | R$ 44.968 | R$ 48.760 |
R$ 51.843
|
R$ 53.400
|
– | – | – | – |
Expression 1.6 |
R$ 45.711
|
R$ 47.672
|
R$ 51.183
|
R$ 53.960
|
R$ 59.880
|
R$ 60.190
|
R$ 65.450 |
R$ 70.220
|
Expression 1.6 CVT |
–
|
–
|
–
|
–
|
–
|
–
|
R$ 70.101 |
R$ 72.125
|
Dynamique 1.6 |
R$ 46.184
|
R$ 48.973
|
R$ 51.815
|
R$ 52.335
|
R$ 60.574
|
R$ 66.897 | R$ 67.829 |
R$ 72.611
|
Dynamique 1.6 CVT |
–
|
–
|
–
|
–
|
–
|
– |
R$ 70.185
|
R$ 75.380
|
Tech Road 1.6 |
R$ 43.800
|
R$ 48.175 |
R$ 59.433
|
– | – | – | – | |
Dynamique 2.0 | R$ 42.335 | R$ 43.880 | R$ 49.120 |
R$ 52.225
|
R$ 53.320
|
R$ 58.190 |
R$ 66.320
|
R$ 73.956
|
Tech Road 2.0 |
R$ 44.650
|
R$ 51.809 |
R$ 54.219
|
– | – | – | – | |
Dynamique 2.0 AUT |
R$ 43.390
|
R$ 44.540
|
R$ 50.810
|
R$ 53.220
|
R$ 54.540
|
R$ 61.880
|
R$ 68.450
|
R$ 75.625
|
Tech Road 2.0 AUT |
R$ 45.750
|
R$ 52.704
|
R$ 56.590
|
– | – | – | – | |
Dynamique 2.0 4×4 |
R$ 44.707
|
R$ 46.550
|
R$ 52.872
|
R$ 55.396
|
R$ 54.190
|
R$ 62.330
|
R$ 70.696
|
R$ 75.440
|
A VOZ DO DONO
Nome: Alexandre Passos
Idade: 55 anos
Profissão: engenheiro mecânico
Cidade: Ipatinga (MG)
O QUE EU ADORO
“Gosto bastante do generoso espaço interno do meu Renault Duster. Ele consegue transportar toda a minha família e a bagagem de todo mundo sem aperto ou desconforto.”
O QUE EU ODEIO
“A transmissão automática AL4 é adequada ao motor 2.0, mas acho que ela deveria ter mais marchas. Como possui apenas quatro velocidades, acaba incomodando quando dirijo em trechos de serra.”
PENSE TAMBÉM NUM… FORD ECOSPORT
Se você puder abrir mão de espaço interno e porta-malas em favor de um projeto mais moderno, o EcoSport vai agradar em cheio. Oferece estilo mais agressivo e um generoso pacote de série na versão FreeStyle: faróis com leds, controles de estabilidade e tração, ABS, airbag duplo e som com comando de voz.