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Vale a pena comprar um Toyota Corolla Cross Hybrid, R$ 32.900 mais caro?

O Toyota Corolla Cross é o híbrido mais vendido do Brasil, mas o consumo menor compensa a diferença de preço?

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
5 jun 2022, 13h42

O Toyota Corolla Cross Hybrid é, hoje, o carro híbrido mais vendido do Brasil. Foram 4.126 unidades unidades só no primeiro trimestre de 2022, ou 39% dos emplacamentos do SUV médio.

Sendo as versões híbrida e a apenas com motor a combustão fabricadas no Brasil e com praticamente o mesmo pacote de equipamentos, aplicamos ao Corolla Cross o mesmo cálculo do comparativo entre os Jeep Compass 4xe, híbrido plug-in, e o Compass T270.

Será que o Corolla Cross híbrido justifica financeiramente seu preço mais alto após três anos?

Toyota Corolla Cross XRX Hybrid flex 2022
Toyota Corolla Cross XRX Hybrid (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Comparamos o Corolla Cross XRE, a versão mais cara e com o motor 2.0 flex com injeção direta e indireta, 177 cv, que custa R$ 171.290, com a versão topo de linha XRX Hybrid, que custa R$ 204.190.

O Corolla Cross tem um sistema híbrido convencional (ao contrário do Compass, híbrido do tipo plug-in), que combina o motor 1.8 flex de 101 cv com dois motores elétricos instalados dentro do câmbio, resultando em potência máxima de 122 cv. Ele não roda mais que 2 km em modo elétrico, quando o Jeep roda até 44 km sem gastar gasolina.  

Toyota Corolla Cross XRX Hybrid flex 2022
Quadro de instrumentos digital agora é de série nos Corolla Cross híbridos (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Além de mais potente, o Toyota com motor 2.0 é até bastante econômico: faz 12 km/l na cidade e 15,4 km/l na estrada nos testes padronizados de QUATRO RODAS, resultando no custo mensal de R$ 1.831.

Como o Toyota híbrido faz 18,3 km/l na cidade e 16,9 km/l na estrada, seu custo mensal é de R$ 1.603. Há pouca diferença para justificar os R$ 32.900 que os separam. Pelo menos o custo do seguro empata: R$ 11.391 para o 2.0 e R$ 11.045 para o híbrido. Mesmo assim, nem o alto preço da gasolina justifica a escolha pela versão mais completa. 

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Confira a tabela com os cálculos abaixo:

Corolla Cross Hibrido x Combustão

Teste de desempenho – Toyota Corolla Cross XRE 2.0 Flex

  • Aceleração:
    0 a 100 km/h: 10,5 s
    0 a 1.000 m:
    31,8 s – 167,9 km/h
  • Velocidade máxima: não divulgada
  • Retomada:
    D 40 a 80 km/h: 4,4 s
    D 60 a 100 km/h: 5,5 s
    D 80 a 120 km/h: 6,9 s
  • Frenagens:
    60/80/120 km/h – 0 m: 14,7/26,6/61,7 m
  • Consumo:
    Urbano: 12 km/l
    Rodoviário: 15,4 km/l
  • Ruído interno:
    Neutro/RPM max: 40,5/64,8 dBA
    80/120 km/h: 61,8/68,9 dBA

Ficha Técnica – Toyota Corolla Cross XRE 2.0 Flex

  • Preço: R$ 149.990
  • Motor: flex, dianteiro, transversal, 4 cilindros, 1.987 cm3, 80,5 x 97,6 mm, 16V, 169/177 cv a 6.600 rpm, 21,4 kgfm a 4.400 rpm
  • Câmbio: CVT, 10 marchas, tração dianteira
  • Suspensão: McPherson (diant.)/eixo rígido (tras.)
  • Freios: disco ventilado (dianteira) e disco sólido (traseira)
  • Direção: elétrica, 10,4 (diam. de giro)
  • Rodas e pneus: liga leve, 225/50 R18

Dimensões: comprimento, 446 cm; largura, 182,5 cm; altura, 162 cm; entre-eixos, 264 cm; ângulo de ataque 21°; ângulo de saída, 36°; vão livre 16,1 cm; tanque, 47 l; peso, 1.420 kg; porta-malas, 440 l

Teste de desempenho – Toyota Corolla Cross XRX Hybrid 1.8 Flex

  • Aceleração:
    0 a 100 km/h: 13,4 s
    0 a 1.000 m:
    34,7 s – 151 km/h
  • Velocidade máxima: não divulgada
  • Retomada:
    D 40 a 80 km/h: 5,4 s
    D 60 a 100 km/h: 6,9 s
    D 80 a 120 km/h: 9,7 s
  • Frenagens:
    60/80/120 km/h – 0 m: 14,6/25,8/58,9 m
  • Consumo:
    Urbano: 18,3 km/l
    Rodoviário: 16,9 km/l
  • Ruído interno:
    Neutro/RPM max: 47,6/ – dBA
    80/120 km/h: 59,9/68,7 dBA

Ficha Técnica – Toyota Corolla Cross XRX Hybrid 1.8 Flex

  • Preço: R$ 179.990
  • Motor: flex, dianteiro, transversal, 4 cilindros, 1.798 cm3, 80,5 x 88,3 mm, 16V, 101 cv a 5.200 rpm, 14,5 kgfm a 3.600 rpm. Elétricos: 72 cv e 16,6 kgfm
  • Câmbio: CVT, tração dianteira
  • Suspensão: McPherson (diant.)/eixo rígido (tras.)
  • Freios: disco ventilado (dianteira) e disco sólido (traseira)
  • Direção: elétrica, 10,4 (diam. de giro)
  • Rodas e pneus: liga leve, 225/50 R18
  • Dimensões: comprimento, 446 cm; largura, 182,5 cm; altura, 162 cm; entre-eixos, 264 cm; ângulo de ataque 21°; ângulo de saída, 36°; vão livre 16,1 cm; tanque, 36 l; peso, 1.450 kg; porta-malas, 440 l
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