Toyota revela picape elétrica monobloco do tamanho da Ram Rampage
Fabricante japonesa sinaliza entrada no segmento das picapes elétricas com conceito que aproveita as vantagens da eletrificação
Não é bem a “picape do Corolla”, mas a apresentação do Toyota EPU Concept no Salão de Tóquio, ao longo desta semana, sinalizará que a fabricante japonesa realmente vislumbra o lançamento de uma picape cabine dupla de porte intermediário.
Com 5,07 m de comprimento, é pouco menor que uma Ford Maverick (5,11 m) e pouco maior que uma Ram Rampage (5,02 m). E o mais importante: é 24 cm menor que uma Toyota Hilux.
A Toyota EPU é apresentada com design muito próximo daquilo que seria uma picape cabine dupla de produção. O detalhe é que a proposta desta carro conceito é ser uma picape elétrica, o que confere a ela proporções incomuns até para uma picape monobloco.
O ponto mais notável é seu entre eixos, de 3,35 m, pois sua mecânica permite que o eixo traseiro fique tão deslocado para trás. Uma Hilux tem 3,08 m de entre-eixos, mesma medida da Maverick, enquanto uma Rampage tem 2,99 m.
A Toyota trata a EPU Concept como uma picape da próxima geração. Talvez por isso seu estilo seja tão diferente dos carros atuais, com capô alto e pequenos faróis interligados de uma forma a se confundirem com grade. A mesma coisa acontece na traseira, com as lanternas interligadas pela tampa da caçamba, que é dobrável para conter cargas mais longas.
No pouco que a Toyota falou sobre sua proposta de picape, destacou como a cabine dupla é ampla e espaçosa. Mas seu minimalismo aparentemente funcional também chama a atenção.
O painel aparenta ser um enorme porta-objetos suspenso com telas suspensas e deslocadas para o lado do motorista. Entre as telas, a do quadro de instrumentos e a da central multimídia, está o seletor de marcha. Na borda da parte central do painel, sem chamar muita atenção, estão alguns botões fundamentais e as portas USB. E nada mais: o console é um porta-objetos.
Sendo elétrica, a versão de produção da Toyota EPU poderia ter motores nos dois eixos. O que a fabricante japonesa adianta é que as baterias posicionadas no assoalho vão garantir melhor estabilidade e maior conforto aos ocupantes.