Toyota GR Prius é esportivo híbrido em homenagem aos 100 anos de Le Mans
Conceito traz diversos itens aerodinâmicos inspirados nos carros esportivos de corridas de resistência, mas não teve sua motorização divulgada
As 24 horas de Le Mans comemora seu centenário em 2023 e muitas equipes preparam suas surpresas para comemorar a data. A multicampeã Gazoo Racing foi uma delas e trouxe um conceito esportivo baseado na nova geração do Toyota Prius.
A GR se inspirou no seu protótipo que vai correr em Le Mans e também representa a equipe no WEC. Baseado na quinta geração do Prius, o modelo ganhou um novo para-choque com grande abertura e que traz em suas extremidades quatro faróis. Para melhorar a aerodinâmica, o Prius 24h Le Mans Centennial GR Edition tem um conjunto de canards e capô de fibra de carbono, que ajuda a reduzir o peso total do carro.
Detalhe interessante na traseira é a tradicional queda do teto, que resulta em uma ponta no porta-malas, que abriga um grande aerofólio na versão esportiva. Há, ainda, um difusor traseiro bem grande e extensões do para-lama, inspiradas nos carros que participam de corridas de resistência. Por fim, as rodas dessa versão são de liga leve de 18’’ e calçadas com pneus 235/50R18 Michelin Pilot Sport 4S e a suspensão teve as bitolas alargadas para ajudar na dinâmica.
Um detalhe importante que não foi revelado é o motor. Não foi divulgado nenhum detalhe sobre o conjunto mecânico do Prius 24h Le Mans, tão pouco seus números de desempenho. Talvez isso seja apenas um aperitivo, afinal, existem rumores de que o Prius seja o próximo modelo da Toyota a ganhar uma versão GR, se juntando ao Yaris e ao Corolla, esse que chega ao Brasil ainda em 2023.
Mesmo sem as informações mecânicas, a montadora afirma que o kit aerodinâmica, bem como as demais mudanças, fazem com que o Prius atinja “excelente desempenho de direção”. A Toyota completa dizendo que o seu conceito “expressa gratidão a Le Mans e ao Automobile Club de l’Ouest da França.”
Por enquanto, o Prius esportivo ficará exposto em Le Mans, ao lado de um Mazda MX-30 R-EV, SUV híbrido que tem motor rotativo atuando como extensor de alcance. A Mazda foi a primeira montadora japonesa a ganhar uma corrida de Le Mans em 1992, enquanto a Toyota Gazoo Racing está numa ótima sequência, vencendo as cinco últimas corridas.
Depois da França, o Prius 24h Le Mans Centennial GR Edition viajará para o Japão, onde será exposto na corrida do campeonato WEC em Fuji e, posteriormente, aparecerá em outros eventos. Esperamos que ele possa ganhar vida em uma versão de produção com um motor mais potente e, de preferência, um nome menor.