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Mazda ressuscita lendário motor rotativo, mas em novo SUV híbrido

Mazda MX-30 E-Skyactiv R-EV é o híbrido plug-in que chega por exatamente o mesmo preço do seu equivalente elétrico

Por João Vitor Ferreira
13 jan 2023, 20h42
Mazda MX-30 E-Skyactiv R-EV
 (Divulgação/Mazda)
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Depois da estreia não muito empolgante do Mazda MX-30 EV, a fabricante japonesa decidiu fazer algumas mudanças para tornar seu SUV atrativo ao público. Para isso, a decisão foi trazer de volta seu clássico motor Wankel, rotativo. Dessa vez ele não move um esportivo, mas um sistema híbrido plug-in.

O nome oficial é longo: Mazda MX-30 E-Skyactiv R-EV. Seu motor Wankel a gasolina tem rotor único e potência de 74 cv, mas não o responsável por tracionar as rodas, só funciona como um gerador. Quem traciona o carro é um motor elétrico posicionado ao seu lado e juntos eles garantem 166 cv e 26,54 kgfm. Isso significa que, se comparado à versão EV, o híbrido plug-in ganhou 21 cv, mas perdeu cerca de 1 kgfm de torque.

Mazda MX-30 E-Skyactiv R-EV
(Divulgação/Mazda)

A alteração mecânica teve leve efeito no desempenho. Embora o plug-in tenha mantido a velocidade máxima de 140 km/h do elétrico, seu tempo de 0 a 100 km/h é de 9,1 s, um pouco melhor que os 9,7 s do ‘irmão’.

Mazda MX-30 E-Skyactiv R-EV
(Divulgação/Mazda)
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A bateria que alimenta o sistema híbrido tem 17,8 kWh, logo, ela tem praticamente metade da capacidade da versão elétrica, que foi muito criticada justamente por isso. Com uma bateria pequena, o MX-30 EV não passa dos 200 km de autonomia no ciclo WTP, já o R-EV chega aos 85 km quando utilizando apenas energia elétrica. Em ciclo combinado, a Mazda declara um alcance máximo de 600 km.

Mesmo com uma bateria pequena, a recarga pode ser feita em carregador rápido, de corrente contínua, mas limitada a 36 kW. Mesmo assim, leva cerca de 25 minutos para uma carga completa. 

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Mazda MX-30 E-Skyactiv
(Divulgação/Mazda)

Com tanta igualdade entre o MX-30 R-EV e EV, seus preços também são parecidos. As versões básicas do híbrido, Prime-Line e Exclusive Line, custam, em libras esterlinas, 31.995 (R$ 199.000) e 33.095 (R$ 205.850), respectivamente. Exatamente o mesmo valor das versões equivalentes elétricas. Enquanto as versões mais caras do plug-in têm um acréscimo de 450 libras (R$ 2.800).

Mazda MX-30 E-Skyactiv R-EV
(Divulgação/Mazda)

O MX-30 R-EV ainda recebe uma versão especial R-Edition por 37.950 libras (R$ 236.950), que adiciona diversos detalhes visuais, como os logos rotary – em referência ao motor rotativo – e uma exclusiva pintura em dois tons.

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A Europa receberá o MX-30 E-Skyactiv R-EV a partir do terceiro semestre. O carro também deve ser vendido nos EUA ainda esse ano, mas ainda não há nada confirmado pela Mazda.

Mazda MX-30 E-Skyactiv R-EV
(Divulgação/Mazda)

 

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