Sem disfarce: Jeep elétrico tem base do 208 e visual de Renegade e Compass
Com vinda ainda incerta ao Brasil, o modelo menor que o Renegade será lançado apenas no primeiro semestre de 2023 na Europa
O primeiro Jeep totalmente elétrico está mais pronto do que imaginávamos. Revelado em março deste ano pelo chefão da Stellantis, Carlos Tavares, o também menor SUV da marca já foi flagrado na Europa, sem qualquer tipo de camuflagem, durante as gravações de materiais publicitários.
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Imagens divulgadas e amplamente compartilhadas nas redes sociais mostram o Jeep elétrico, que ainda não tem nome oficial, rodando livremente em via pública sem disfarces. Mesmo que sua primeira aparição pública oficial esteja marcada para outubro, durante o Salão de Paris e, seu lançamento no mercado europeu, para o primeiro semestre de 2023. A chegada ao Brasil é incerta.
As fotos revelam que o modelo não sofreu qualquer alteração visual em relação às imagens mostradas em março. Ou seja, ele segue com a aparência que mistura elementos dos “irmãos” maiores Compass e Renegade.
A dianteira tem faróis afilados e escurecidos que se unem à grade, que, por sua vez, é fechada, como manda o figurino de um elétrico. Uma letra “e” em azul denuncia que se trata de um veículo elétrico. Na traseira, mais referências ao Renegade, como as lanternas quadradas com um elemento em “X” que dá personalidade à iluminação.
De lado, os para-lamas musculosos garantem a aparente robustez do Jeep, enquanto a coluna C repete o elemento do Compass. O tom de amarelo aparenta ser o mesmo do e208 GT.
Nada foi dito ainda sobre o conjunto mecânico do SUV elétrico, que deverá ser construído na plataforma e-CMP da Stellantis, a mesma que dá vida aos Peugeot 208 (e208), 2008 (e2008) e aos Opel/Vauxhall Corsa (Corsa-e) e Mokka (Mokka-e). A próxima plataforma para elétricos do Grupo só deverá chegar depois de 2026.
Pela base, é possível que o Jeep não seja exclusivamente elétrico e tenha versões também a combustão. Em outros flagras, com o modelo ainda camuflado, era possível ver um cano de escape na traseira. Só não dá para dizer se era funcional ou se não passava de um blefe da Stellantis para despistar e criar tais rumores.