Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Renault Rafale é um SUV cupê híbrido com nome e tecnologia de avião

Ainda sem previsão para o Brasil, o modelo pode ter até 300 cv de potência em sua versão topo de linha, híbrida plug-in

Por Joaquim Oliveira Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 19 jun 2023, 11h03 - Publicado em 19 jun 2023, 11h03
Renault Rafale
Renault Rafale  (Divulgação/Renault)
Continua após publicidade

A Renault acaba de transformar o monovolume Espace em um SUV. Agora, chegou a hora de conhecer o Rafale, outro SUV, que usa a mesma base de Espace e Austral, mas que tem carroceria tipo cupê. E, se visualmente é mais esportivo, também lhe cai bem a versão híbrida plug-in com 300 cv e tração integral.

“O novo Renault Rafale está no centro do plano estratégico da Renaulution, simbolizando nossa entrada na classe superior do mercado e mostrando que estamos bem representados em todos os segmentos. Com sua propulsão híbrida e um chassi de referência, o Rafale oferece um prazer de dirigir sem precedentes”, opina Fabrice Cambolive, CEO da Renault.

Renault Rafale
Renault Rafale (Divulgação/Renault)

Batizado com o nome do avião de corrida monolugar C460, que recebeu o nome Rafale em 1934, o SUV cupê de classe média alta quer posicionar a marca Renault ainda mais acima, potenciando maiores margens de lucros. Aliás, essa foi uma das prioridades definidas imediatamente pelo atual presidente do Grupo Renault, o italiano Luca De Meo, que depressa diminuiu a importância dos carros menores na montadora francesa e colocou o foco em automóveis maiores.

Compartilhe essa matéria via:

Com 4,71 metros de comprimento, o Rafale é feito sobre a plataforma modular CMF-CD da aliança Renault-Nissan-Mitsubishi. A motorização padrão é a mesma do recém-lançado Espace, que é movido por um motor 1.2 de três cilindros com 130 cv, aliado a outros dois motores elétricos, e câmbio automático.

Continua após a publicidade
Renault Rafale
Renault Rafale (Divulgação/Renault)

O resultado é que o motorista tem 200 cv disponíveis, que, no entanto, só são colocados na estrada pelo eixo dianteiro. O acionamento elétrico oferece 70 cv e é alimentado por uma pequena bateria de íons de lítio com capacidade de 2,0 kWh e 400 volts.

Um segundo motor elétrico de 25 cv atua como gerador no arranque e garante a troca de marchas, contribuindo para atingir um consumo médio de 21,3 km/l, segundo a marca.

Continua após a publicidade
Renault Rafale
Renault Rafale (Divulgação/Renault)

O Rafale mais esportivo só deverá chegar na segunda metade de 2024. Por enquanto, o que se sabe sobre a variante é que será híbrida plug-in (ou seja, com necessidade de recargas em correntes elétricas), com tração integral e terá 300 cv de potência.

Por dentro, o novo SUV apresenta um painel moderno com duas telas, cada uma com 12 polegadas, além de um head-up display e bancos com apoio lateral reforçado. Um grande teto panorâmico pode ser total ou parcialmente sombreado com o apertar de um botão, mesmo sem persiana – como já acontece em BMW iX e Porsche Taycan. A tecnologia vem da aviação e é utilizada no Boeing 787 Dreamliner.

Renault Rafale
Renault Rafale (Divulgação/Renault)

No entanto, apesar do segmento premium, os bancos não serão revestidos em couro. Quem quiser elevar o nível de sofisticação a bordo terá que optar por bancos cobertos por Alcantara, que, dependendo da versão, podem exibir o logotipo da divisão esportiva Alpine iluminado. Graças ao entre-eixos de 2,74 metros, o Rafale oferece bom espaço para até cinco ocupantes e um porta-malas de 647 litros.

Continua após a publicidade
Renault Rafale
Renault Rafale (Divulgação/Renault)

Um total de 32 sistemas de assistência ao motorista e eletrônica de bordo com inteligência artificial, que auxilia o motorista ao volante com dicas, contribuem para o conforto e a segurança.

Tal como seus modelos irmãos Austral e Espace, o Rafale será produzido na fábrica espanhola de Palencia. O lançamento no mercado europeu é em março do ano que vem, mas não há previsão para chegar ao Brasil.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.