Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Semana do Cliente: Revista em casa por 9,90

Renault dispensa híbridos plug-in para focar em híbridos convencionais e elétricos

Executivo da marca diz que a montadora não pensa em introduzir mais carros PHEV em seu portifólio, mantendo-se firme na estratégia de eletrificação atual

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 26 jul 2025, 16h05 - Publicado em 26 jul 2025, 10h00
Renault Rafale
SUV Rafale chega às lojas em março de 2024, na Europa (Divulgação/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

Para a Renault está valendo o ditado: “em time que está ganhando, não se mexe”. A montadora cresceu em vendas no primeiro semestre, ultrapassando a Toyota, e ficando em segundo lugar na Europa, atrás apenas da Volkswagen. Por isso, não há planos para diversificar mais sua oferta de carros eletrificados, mantendo foco nos híbridos plenos e elétricos.

“A estratégia [da Renault] é boa. Híbrido pleno de um lado e elétrico do outro. Não sabemos a velocidade com que eles crescerão, mas sabemos que é assim que crescerão”, afirmou o diretor global de vendas e operações da Renault, Ivan Segal, em entrevista ao site Auto Express.

Renault Rafale
Renault Rafale é o único modelo com motorização PHEV disponível na Europa, algo que não deverá mudar (Renault/Divulgação)

De fato, a ideia de manter nesse rumo, com uma oferta menor de híbridos plug-in (PHEV), faz sentido. Segundo informações do ACEA (Associação Europeia das Montadoras Automotivas), os veículos híbridos plenos (HEV) foram a maioria no mercado europeu em 2025, com 34,8% das vendas. Já os PHEV, somaram apenas 8,4%, menos até que os carros a diesel (9,4%).

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

“Vemos que esse mercado [PHEV] não está crescendo na mesma proporção que o mercado de HEV, na Europa. Por isso, continuamos acreditando que a tecnologia híbrida plena é a solução ideal para clientes que vêm do diesel e não querem ir direto para o elétrico, mas buscam o equilíbrio perfeito entre os dois mundos. Acreditamos que a tecnologia HEV é simples para nossos clientes em geral.”, explicou Segal.

Isso se reflete na linha da Renault. Apenas o SUV cupê Rafale é vendido com motorização híbrida plug-in. Ele também é vendido com motorização HEV, junto de Clio, Captur, Symbioz e Austral.

Renault 5 E-Tech
Renault 5 E-Tech chegou fazendo sucesso na Europa e ajudou a aumentar os números de elétricos vendidos pela marca (Renault 5 E-Tech/Renault)
Continua após a publicidade

Juntos, o time de híbridos da Renault foi responsável por 41% dos 395.000 carros que a marca vendeu na Europa no primeiro semestre. Já os elétricos corresponderam a 16%, um aumento de 57% em relação a 2024. E muito disso deve-se ao lançamento do Renault 5.

Respaldada pelos números, a Renault seguirá firme com a sua estratégia, que não se restringe somente à Europa, sendo também global. “Para algumas necessidades específicas com alta quilometragem, acreditamos que o PHEV pode ser uma boa solução em termos de consumo. Mas, globalmente, estamos seguindo nosso plano. Dois pilares: híbrido pleno por um lado, elétrico por outro”, conclui Ivan Segal.

Renault Boreal 2026
Para 2026, o Boreal ganhará uma versão híbrida leve no Brasil (Divulgação/Renault)
Continua após a publicidade

No Brasil, a marca ainda não começou a vender híbridos, mas isso mudará em breve. O SUV Boreal tem uma versão MHEV (híbrida-leve) esperada para meados de 2026. Além dele, a picape Niagara também adotará o sistema quando for lançada, possivelmente a partir de 2026.

Esse sistema MHEV não apenas introduzirá os híbridos da Renault do Brasil, como também trará de volta a tração 4X4 para a marca. Desenvolvido pela Valeo, o sistema dispensa o cardã, ao introduzir um pequeno motor elétrico de 48V no eixo traseiro. Ele será responsável por auxiliar o carro em algumas manobras, além de reduzir o consumo.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ÚLTIMA SEMANA

Digital Completo

Apaixonado por carros? Então isso é pra você!
Pare de dirigir no escuro: com a Quatro Rodas Digital você tem, na palma da mão, testes exclusivos, comparativos, lançamentos e segredos da indústria automotiva.
De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 5,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Revista em Casa + Digital Completo

Quatro Rodas impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
De: R$ 26,90/mês
A partir de R$ 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$5,99/mês.