Patente da GM prevê uso de duas portas para recarregar picapes elétricas
Sistema elétrico permitirá que a picape se torne um gerador de energia ou carregue dois carros ao mesmo tempo sem correr o risco de ficar sem carga
O site Green Car Reports descobriu que a GM está patenteando portas duplas de carregamento para suas picapes elétricas. Você pode até estar pensando que isso seria para acelerar o tempo de recarga, que pode levar de alguns bons minutos ou até horas, dependendo da tecnologia. Mas não é bem isso que eles têm em mente.
A ideia, na verdade, é trazer mais praticidade para o uso das baterias do veículo. O projeto, explicando de maneira simplória, visa “dividir” a bateria em dois conjuntos, praticamente idênticos, de 12 módulos que podem ser ligados entre si em paralelo ou em série.
Se não é pra carregar mais rápido, então para que isso serve? De acordo com a GM, cada porta de carregamento seria conectada a um dos conjuntos de módulos, onde a primeira pode carregar em 800V ou 400V, enquanto a segunda apenas em 400V. Desse modo, seria possível carregar o veículo de três maneiras diferentes.
Se ligados em série, ambos os packs de bateria poderiam ser carregados simultaneamente a 800V e utilizando somente a primeira porta. Já quando ligados em paralelo, seria possível carregar cada um deles ao mesmo tempo a 400V, utilizando ambos os plugs, ou carregá-los um de cada vez.
Outra praticidade seria carregar o veículo utilizando a porta de 800V, enquanto o mesmo carrega outro veículo elétrico a 400V. Isso viria bem a calhar para os donos de frotas, permitindo que mais carros sejam recarregados simultaneamente utilizando menos estações de carregamento.
Também seria possível usar a porta auxiliar como fonte de energia para qualquer equipamento eletrônico durante o carregamento. Pessoas que utilizam suas picapes para trabalhos externos se beneficiariam dessa função, já que poderiam ligar seus eletrônicos sem correr o risco de ficar sem bateria no fim do dia.
Portas duplas de carregamento não são novidade. Elétricos de alto desempenho como o Porsche Taycan e o Audi E-Tron GT já têm um sistema semelhante. Porém, no caso dos esportivos, as duas portas servem para o carregamento em corrente alternada (CA), enquanto uma delas também suporta o carregamento mais rápido usando corrente contínua (CC).
Ainda é cedo para especular se a montadora colocará a ideia em prática. Até lá, pode ser que mudanças surjam – como colocar uma porta de cada lado do veículo, por exemplo – ou então apareçam novas funções que se adaptem às novas plataformas EVs baseadas na tecnologia Ultium, mais avançada desenvolvida pela GM até o momento.