Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Para vender elétricos, concessionários Ford não poderão dar descontos

Além disso, os lojistas terão que fazer altos investimentos e decidir entre dois níveis de certificação para vender elétricos

Por Guilherme Fontana Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
15 set 2022, 17h42
mach e
March-E (Divulgação/Ford)
Continua após publicidade

Concessionários Ford que desejarem vender elétricos nos Estados Unidos deverão seguir à risca uma série de regras estabelecidas pela fabricante. Entre elas, investimentos milionários de infraestrutura e a proibição de qualquer negociação que envolva descontos nos modelos movidos a energia elétrica.

Compartilhe essa matéria via:

De acordo com a Automotive News, os lojistas da marca poderão escolher entre dois níveis de certificação para que possam comercializar elétricos no país. A escolha deverá ser feita até o próximo dia 31 de outubro e, quem perder a data ou não desejar pela adesão, só poderá voltar atrás em 2027, quando um novo credenciamento deverá ser aberto pela Ford.

Ford F-150 Lightning Pro
Apesar dos esforços para evitar atrasos, até a venda da primeira picape elétrica da marca será postergada (Divulgação/Ford)

O primeiro nível é chamado de Model e Certified, no qual os concessionários poderão vender e realizar manutenções em elétricos, mas não terão direito a unidades de demonstração e estoque. Ou seja, as vendas serão apenas por encomendas. Para isso, o investimento será de US$ 500.000, ou cerca de R$ 2,6 milhões.

Continua após a publicidade

Já no modo superior, o Model e Certified Elite, o lojista terá direito a estoque, modelos de demonstração, ao menos dois carregadores rápidos DC (sendo um exclusivamente para uso público). Mais do que o estoque, aliás, ele terá uma cota anual de elétricos garantida. O investimento quase dobra e vai a US$ 900.000, ou R$ 4,7 milhões em conversão direta.

F-150 Lightning Lariat off-road
Baterias sob a picape F-150 Lightning ficam em compartimento protegido (Divulgação/Quatro Rodas)

Porém, seja qual for o nível escolhido, o concessionário terá quer seguir um plano de cinco pilares: treinamento, cobrança, comércio eletrônico, experiências físicas e experiências digitais. Em “comércio eletrônico”, um dos tópicos estabelece que as revendas não aceitem pechinchas, ou seja, não pratiquem descontos nos modelos elétricos.

Para garantir que não sejam dados descontos, a Ford fará pesquisas de pós-vendas com os clientes, nas quais abordará o tema.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.