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Para vender elétricos, concessionários Ford não poderão dar descontos

Além disso, os lojistas terão que fazer altos investimentos e decidir entre dois níveis de certificação para vender elétricos

Por Guilherme Fontana Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
15 set 2022, 17h42

Concessionários Ford que desejarem vender elétricos nos Estados Unidos deverão seguir à risca uma série de regras estabelecidas pela fabricante. Entre elas, investimentos milionários de infraestrutura e a proibição de qualquer negociação que envolva descontos nos modelos movidos a energia elétrica.

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De acordo com a Automotive News, os lojistas da marca poderão escolher entre dois níveis de certificação para que possam comercializar elétricos no país. A escolha deverá ser feita até o próximo dia 31 de outubro e, quem perder a data ou não desejar pela adesão, só poderá voltar atrás em 2027, quando um novo credenciamento deverá ser aberto pela Ford.

Ford F-150 Lightning Pro
Apesar dos esforços para evitar atrasos, até a venda da primeira picape elétrica da marca será postergada (Divulgação/Ford)

O primeiro nível é chamado de Model e Certified, no qual os concessionários poderão vender e realizar manutenções em elétricos, mas não terão direito a unidades de demonstração e estoque. Ou seja, as vendas serão apenas por encomendas. Para isso, o investimento será de US$ 500.000, ou cerca de R$ 2,6 milhões.

Já no modo superior, o Model e Certified Elite, o lojista terá direito a estoque, modelos de demonstração, ao menos dois carregadores rápidos DC (sendo um exclusivamente para uso público). Mais do que o estoque, aliás, ele terá uma cota anual de elétricos garantida. O investimento quase dobra e vai a US$ 900.000, ou R$ 4,7 milhões em conversão direta.

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F-150 Lightning Lariat off-road
Baterias sob a picape F-150 Lightning ficam em compartimento protegido (Divulgação/Quatro Rodas)

Porém, seja qual for o nível escolhido, o concessionário terá quer seguir um plano de cinco pilares: treinamento, cobrança, comércio eletrônico, experiências físicas e experiências digitais. Em “comércio eletrônico”, um dos tópicos estabelece que as revendas não aceitem pechinchas, ou seja, não pratiquem descontos nos modelos elétricos.

Para garantir que não sejam dados descontos, a Ford fará pesquisas de pós-vendas com os clientes, nas quais abordará o tema.

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