Novos Volvo XC60 e XC90 chegam mais potentes e rodam mais em modo elétrico
Os SUVs agora chegam a 462 cv e podem ir mais longe usando apenas o motor elétrico; sistema One Pedal também é novidade para o XC60
A Volvo quer passar a vender apenas carros elétricos no Brasil até a chegada de 2030. Antes disso, porém, promoveu algumas alterações em seus modelos híbridos para que, de certa forma, seus proprietários já possam se acostumar ainda mais com a ideia de uma eletrificação total. Uma das novidades está na maior autonomia elétrica dos SUVs XC60 e XC90, vendidos no Brasil apenas em versões híbridas.
Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90
Ambos os SUVs da Volvo continuam combinando o motor 2.0 turbo a gasolina a um motor elétrico – este último agora 65% mais potente, graças ao aumento de 62% da capacidade da bateria, que passou a 18,8 kWh por, agora, ter três camadas de células.
De acordo com a Volvo, o grande benefício da atualização ficou para a autonomia dos modelos no modo puramente elétrico. O XC60 pode rodar até 78 km sem o uso do motor a combustão (um aumento de 73%), contra o alcance de 71 km no XC90 (autonomia 61% maior). Com um tempo maior de condução elétrica, a marca estima redução de 50% nas emissões de CO2.
Também houve um acréscimo significativo nos dados combinados do conjunto, que passa a entregar 462 cv de potência e 72,3 kgfm de torque. Ou seja, são 14% a mais de potência em comparação com os 407 cv oferecidos até então.
Outro passo rumo à eletrificação total é o sistema One Pedal Drive, característico de modelos elétricos e que passa a equipar o XC60 híbrido. Com ele, o motorista pode dirigir praticamente sem utilizar o pedal do freio. Basta acelerar e soltar o pedal do acelerador para que o carro desacelere sozinho, reforçando, assim, a regeneração da bateria.
Equipamentos e preços
Tanto o Volvo XC60, quanto o XC90, têm uma vasta lista de equipamentos que inclui faróis full LED, piloto automático adaptativo, alerta de tráfego cruzado, reconhecimento de pedestres e programação de velocidade máxima.
No XC60, as versões Inscription, R-Design e Polestar recebem câmera 360°, head-up display, acabamento sem couro e o novo sistema de entretenimento com Google nativo. Já o Volvo XC90 inclui sistema de som Bowers&Wilkins com 19 alto-falantes e 1.400 watts de potência, suspensão a ar e multimídia com Android Auto e Apple CarPlay.
São quatro versões diferentes para o XC60, todas com o mesmo conjunto híbrido: Inscription Expression (R$ 399.950), Inscription (R$ 429.950), R-Design (R$ 439.950) e Polestar (R$ 466.950). Para o XC90, são três versões: Inscription Expression (R$ 509.950), Inscription (R$ 553.950) e R-Design (R$ 563.950).