Novo SUV mais barato da VW é flagrado em testes pela primeira vez
Equivalente a um SUV do Gol, o novo VW Tera será híbrido flex de fabricação nacional e já roda camuflado pelas ruas brasileiras
Atualmente, o Volkswagen Polo já ocupa o lugar deixado pelo Gol. Cumpre o papel de ser um hatch compacto que lidera o ranking de vendas com frequência. Mas a Volks quer ter um produto barato ainda mais icônico e aspiracional, que, para tanto, precisa pelo menos se parecer com um SUV, ser flex e eletrificado.
Tudo isso será cumprido pelo VW Tera, novo SUV de entrada da Volkswagen, que no passado era tratado como “SUV do Gol”, e que chegará às concessionárias em meados de 2025. O leitor Gabriel Almeida flagrou, em primeira mão, uma das primeiras unidades com carroceria definitiva rodando em testes perto de São Paulo perto de São Paulo (SP).
Gabriel encontrou o segredo rodando próximo a outros carros da VW que, aparentemente, formavam um comboio. Visto de lado, o carro camuflado apresenta semelhanças com o Polo, que seriam naturais dado que o utilitário será baseado na plataforma MQB-A0 – uma derivação direta da MQB usada no hatch – e também será fabricado em Taubaté (SP).
As fotos da traseira não captam muitos detalhes, mas sugerem lanternas interligadas, que batem com o que QUATRO RODAS apurou acerca do VW Tera. Outra pista reforçada pelas imagens é o pouco que se vê da dianteira.
Como será o Volkswagen Tera
Um ponto importante é que, desde o início, o projeto do Tera está adaptado para os planos de híbrido flex da marca, mas com um motor elétrico menor, num arranjo híbrido leve. Contudo, os motores mais cotados para o lançamento é o 170 TSI, o 1.0 turbo com 116 cv e 16,8 kgfm já presente no Polo.
O novo SUV mais barato da VW tem desenvolvimento conjunto com um gêmeo da Skoda, a marca checa do Grupo VW, e fabricado na Índia. O modelo da Skoda, entretanto, deve ser revelado antes, ainda nesse ano e ter diferenças significativas na seção traseira. Os dois devem repetir muita coisa de Polo e/ou Nivus, como entre-eixos e painéis da carroceria.
As imagens mostram um vão livre pequeno, mas isso pode ter a ver com as rodas, que, dado o tamanho dos para-lamas, parecem pequenas frente ao tamanho máximo que pode ser instalado. Os detalhes de design devem seguir muito do que os VW já à venda adotam.
Em termos de preço, a Volkswagen deve ser agressiva, posicionando o VW Tera como seu utilitário esportivo mais barato à venda. Algo próximo dos R$ 100.000 não seria absurdo, considerando o uso inteligente do motor 1.0 170TSI (derivado do antigo up!) e outras medidas de eficiência. Os incentivos do programa Mover, do Governo Federal, também podem estimular a Volks a focar no volume do carro.