Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Novo SUV mais barato da VW é flagrado em testes pela primeira vez

Equivalente a um SUV do Gol, o novo VW Tera será híbrido flex de fabricação nacional e já roda camuflado pelas ruas brasileiras

Por Eduardo Passos
Atualizado em 4 nov 2024, 19h13 - Publicado em 25 jun 2024, 15h54
É provável que esse seja o novo SUV nacional e híbrido flex da Volkswagen
É provável que esse seja o novo SUV nacional e híbrido flex da Volkswagen (Gabriel Almeida/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

Atualmente, o Volkswagen Polo já ocupa o lugar deixado pelo Gol. Cumpre o papel de ser um hatch compacto que lidera o ranking de vendas com frequência. Mas a Volks quer ter um produto barato ainda mais icônico e aspiracional, que, para tanto, precisa pelo menos se parecer com um SUV, ser flex e eletrificado. 

Tudo isso será cumprido pelo VW Tera, novo SUV de entrada da Volkswagen, que no passado era tratado como “SUV do Gol”, e que chegará às concessionárias em meados de 2025. O leitor Gabriel Almeida flagrou, em primeira mão, uma das primeiras unidades com carroceria definitiva rodando em testes perto de São Paulo perto de São Paulo (SP).

Gabriel encontrou o segredo rodando próximo a outros carros da VW que, aparentemente, formavam um comboio. Visto de lado, o carro camuflado apresenta semelhanças com o Polo, que seriam naturais dado que o utilitário será baseado na plataforma MQB-A0 – uma derivação direta da MQB usada no hatch – e também será fabricado em Taubaté (SP).

As fotos da traseira não captam muitos detalhes, mas sugerem lanternas interligadas, que batem com o que QUATRO RODAS apurou acerca do VW Tera. Outra pista reforçada pelas imagens é o pouco que se vê da dianteira.

Não dá para ver muito da traseira, mas o recorte do para-choque e o formato dos faróis reforçam a suspeita
Não dá para ver muito da traseira, mas o recorte do para-choque e o formato dos faróis reforçam a suspeita (Gabriel Almeida/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

Como será o Volkswagen Tera

Um ponto importante é que, desde o início, o projeto do Tera está adaptado para os planos de híbrido flex da marca, mas com um motor elétrico menor, num arranjo híbrido leve. Contudo, os motores mais cotados para o lançamento é o 170 TSI, o 1.0 turbo com 116 cv e 16,8 kgfm já presente no Polo.

SUV compacto do projeto VW246 aproveitará partes do Skoda Fabia
Novo SUV compacto aproveitará partes do Skoda Fabia (Divulgação/Skoda)

O novo SUV mais barato da VW tem desenvolvimento conjunto com um gêmeo da Skoda, a marca checa do Grupo VW, e fabricado na Índia. O modelo da Skoda, entretanto, deve ser revelado antes, ainda nesse ano e ter diferenças significativas na seção traseira. Os dois devem repetir muita coisa de Polo e/ou Nivus, como entre-eixos e painéis da carroceria.

Continua após a publicidade

As imagens mostram um vão livre pequeno, mas isso pode ter a ver com as rodas, que, dado o tamanho dos para-lamas, parecem pequenas frente ao tamanho máximo que pode ser instalado. Os detalhes de design devem seguir muito do que os VW já à venda adotam.

Novo SUV Vw Skoda
Gêmeo da Skoda está em testes na Índia e deve ser apresentado primeiro (Reprodução/Internet)

Em termos de preço, a Volkswagen deve ser agressiva, posicionando o VW Tera como seu utilitário esportivo mais barato à venda. Algo próximo dos R$ 100.000 não seria absurdo, considerando o uso inteligente do motor 1.0 170TSI (derivado do antigo up!) e outras medidas de eficiência. Os incentivos do programa Mover, do Governo Federal, também podem estimular a Volks a focar no volume do carro.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.