Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês

Kia Niro é híbrido que faz 19 km/l na cidade e roda em testes no Brasil

Novo Kia Niro 2023 aposta em eletrificação leve para ter preço mais acessível e oferecer vantagens de um SUV híbrido

Por Eduardo Passos Atualizado em 5 Maio 2022, 19h38 - Publicado em 13 abr 2022, 12h05
  1. A Kia tem um plano concreto de eletrificar e renovar seu catálogo no Brasil. Após o lançamento do Stonic, o híbrido mais barato do Brasil, e com a chegada iminente do novo Sportage, híbrido leve, a marca sul-coreana já está de olho nos próximos capítulos, que incluem a nova geração do Niro.

Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90

O SUV médio está confirmado (e homologado) para o Brasil, onde deverá chegar ainda neste ano. É realista estimar para ele preços na faixa do Jeep Compass, abaixo dos R$ 200.000, fazendo do Niro um concorrente interessante no segmento.

Contudo, como o novo Kia Sportage já está atrasado em pelo menos um mês no cronograma de lançamentos da Kia, é prudente ao não dar datas para o Niro, que inicialmente será híbrido leve.

Flagrado no Brasil, Niro tem painéis em preto que contrastam com a carroceria
Flagrado no Brasil, Niro tem painéis em preto que contrastam com a carroceria Lucas França/Quatro Rodas

A boa notícia é que o modelo chegará “fresquinho”, já alinhado à novíssima geração que estreou há alguns meses na Europa. O novo Kia Niro foi flagrado pelo leitor Lucas Franca em Jundiaí (SP), onde rodava em testes exibindo seu design semelhante ao do Sportage sem qualquer camuflagem.

Os faróis com formas ousadas são até pouco comparados aos painéis em preto que a Kia aplicou no SUV. A filosofia de design comum a modelos mais caros também foi aplicada internamente, com painel bem semelhante ao do Kia EV6 por exemplo.

É bem razoável estimar preço do modelo a menos de R$ 200.000, concorrendo ativamente contra outros SUVs médios
É bem razoável estimar preço do modelo a menos de R$ 200.000, concorrendo ativamente contra outros SUVs médios Divulgação/Kia
Continua após a publicidade

Mecânica

De tão recente, o Kia Niro 2023 nem sequer foi completamente revelado mundo afora. O que já sabemos é que haverá versões elétricas, híbridas plug-in e híbridas do carro — e as duas primeiras não estão descartadas no Brasil.

O Niro híbrido usa motor 1.6 aspirado de 106 cv e 14,6 kgfm e um elétrico de 45 cv e 18,05 kgfm, totalizando 141 cv. O conjunto está sempre combinado com câmbio de dupla embreagem seis marchas e dupla embreagem; uma marcha a menos que o elogiado conjunto do Kia Stonic.

Modelo tem 4,42 m de comprimento, 2,72 m de entre-eixos, 1,82 m de largura e 1,54 m de altura
Modelo tem 4,42 m de comprimento, 2,72 m de entre-eixos, 1,82 m de largura e 1,54 m de altura Divulgação/Kia

Parece pouca performance, mas com o torque instantâneo vindo da unidade elétrica, espera-se um modelo ágil na cidade e eficiente na estrada. Dados obtidos em primeira mão por QUATRO RODAS mostra que, nos testes oficiais, o Niro fez louváveis 19,8 km/l em ciclo urbano e 17,7 km/l em ciclo rodoviário, sempre a gasolina.

O mérito fica por conta da gestão que o carro faz do par de motores, sempre utilizando o mais eficiente à ocasião. Ao mesmo tempo que promove economia impressionante para um híbrido leve, o sistema, segundo relatos, não sacrifica a diversão, dando ao 1.6 aspirado o comportamento de um 1.6 turbo com 27,5 kgfm disponíveis quase instantaneamente.

Interior é quase igual ao de modelos como o Kia EV6
Interior é quase igual ao de modelos como o Kia EV6 Divulgação/Kia

Caso faça sucesso, o Niro ainda poderá receber a versão híbrida plug-in, que utiliza o mesmo motor 1.6 para, junto de um motor elétrico mais robusto, chegar aos 185 cv. Com baterias de 11,1 kWh, é possível rodar até 60 km sem queimar combustível, tendo o condutor 84 cv à disposição nesse regime.

Compartilhe essa matéria via:

Mais caro de todos, o Niro elétrico chega aos 204 cv e 26,0 kgfm, com 64,8 kWh de baterias e autonomia, em medições preliminares, superior aos 400 km. Unidades elétricas também já estão em testes no Brasil. 

Continua após a publicidade


Publicidade

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo

Continue lendo, sem pisar no freio. Assine a QR.

Impressa + Digital

Plano completo da QUATRO RODAS! Acesso aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias e revista no app.

Acesso ilimitado ao Site da QUATRO RODAS, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.

Comparativo entre os principais modelos do mercado.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.

Receba mensalmente a QUATRO RODAS impressa mais acesso imediato às edições digitais no App QUATRO RODAS, para celular e tablet.

a partir de R$ 14,90/mês

Digital

Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos no site e ter acesso a edição digital no app.

Acesso ilimitado ao Site da QUATRO RODAS, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.

Comparativo entre os principais modelos do mercado.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.

App QUATRO RODAS para celular e tablet, atualizado mensalmente.

a partir de R$ 9,90/mês