Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Novo Citroën C3 elétrico muda tudo, tem 113 cv e custa cerca de R$ 100.000

Citroën C3 da Europa aproveita soluções do Brasil e, com a proposta de ser o carro elétrico "acessível" do continente", adianta o que esperar por aqui

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 19 out 2023, 20h09 - Publicado em 17 out 2023, 12h50
Citroën e-C3 Max
Citroën e-C3 Max (Divulgação/Citroën)
Continua após publicidade

Enquanto aguardamos a chegada do novo Citröen C3 Aircross com seus sete lugares, na Europa, o hatch está renovado e com variante elétrica. A montadora apresentou o quarta geração do seu compacto urbano, com visual inédito e uso de soluções brasileiras.

O novo Citröen e-C3 almeja o “elétrico acessível” dos europeus e, para tanto, há mudanças importantes. A principal delas é o uso da plataforma Smart Car, que não passa de uma versão simplificada da arquitetura CMP, amplamente utilizada pela francesa e sua conterrânea Peugeot, além de outras marcas da Stellantis.

Citroën e-C3 Max
Citroën e-C3 Max (Divulgação/Citroën)

A versão mais simples da CMP estreou no Brasil através do nosso C3, que, feito em conjunto com a Índia, é bem mais modesto do que o modelo vendido no Velho Continente. Para que seu novo elétrico custe entre o equivalente a R$ 123.832 e R$ 106.240, a matriz da Citröen decidiu aproveitar o projeto simplificado e rebatizá-lo de “Smart Car”. É provável, entretanto, que alterações tenha sido feitas para adaptar o compacto às leis do continente.

Quatro Rodas está nos Canais do WhatsApp; clique e participe!

Novo Citroën C3 elétrico muda tudo, tem 113 cv e custa cerca de R$ 100.000
Citroën e-C3 Max (Divulgação/Citroën)

Antes da mecânica, entretanto, chama atenção o visual inédito do carro, que buscou elementos do pequenino Ami e do conceito Oli. A Citröen abandonou abandonou a separação entre DRLs e faróis, que vemos desde o C4 Cactus. Agora o conjunto vem em peça única na forma de C, com duas DLRs horizontais acima e abaixo de cada farol e outra, mais grossa, disposta verticalmente.

Continua após a publicidade
Citroën e-C3.jpeg
(Divulgação/Citroën)

O para-choque também é inédito, destacando o aspecto mais quadrado da carroceria. Os faróis de neblina com contorno colorido não existem mais e agora ficam mais centralizados, enquanto duas tomadas de ar substituem a antiga peça. A grade frontal é substituída por superfície em preto brilhante e traz o novo logo da marca.

Citroën e-C3 Max
Citroën e-C3 Max (Divulgação/Citroën)

Na traseira, as lanternas têm formato muito semelhante, mas o desenho interno foi repaginado. Há também uma adição de uma faixa preta, que corta o porta-malas. Ele também não abriu mão da pintura bitom, sendo revelado em uma combinação de vermelho e preto e o mais tradicional azul e branco.

Continua após a publicidade

No precinho

O e-C3 estreia em versão única, com motor elétrico dianteiro de 113 cv — bem mais potente que o C3 elétrico indianoque tem apenas 57 cv. Com essa motorização ele pode ir de 0 a 100 km/h em 11 s e atingir até 135 km/h, segundo dados de fábrica.

Citroën e-C3.jpeg
(Divulgação/Citroën)

A energia que alimenta o sistema vem da bateria de fosfato de ferro-lítio de 44 kWh. Ela garante autonomia de até 320 km (WLTP combinado) e pode ser carregada em corrente contínua a 100 kW, levando 26 minutos para ir de 20% a 80%, Nos carregadores de corrente alternada (7 kW) o tempo sobe para 4h10.

Continua após a publicidade

Isso corresponde à primeira versão lançada, o e-C3 Max, que ilustra as fotos e estreia no segundo trimestre de 2024. No ano seguinte chegará variante mais barata, de 19.990 euros, que traz acabamento e equipamentos mais simples e, principalmente, bateria menor, com autonomia de 200 km. É provável que haja versão a gasolina, com possibilidade de alguma eletrificação.

Citroën e-C3 Max
Citroën e-C3 Max (Divulgação/Citroën)

O novo C3 também está maior, com 1,9 cm a mais no comprimento e 8 cm na altura, se comparado com a geração atual. Essas novas medidas, de acordo com a fabricante, darão um espaço “significativamente maior na cabine” — ainda bem menor que o nosso Aircross. Já o porta-malas terá 310 litros, com 10 litros de incremento.

Continua após a publicidade
Citroën e-C3 Max
Citroën e-C3 Max (Divulgação/Citroën)

Todas as versões trarão o Advanced Comfort Suspension, um sistema com batentes hidráulicos progressivos duplos, que busca manter a reputação da Citröen nos conjuntos de suspensão. Dentre outros aspectos, os batentes hidráulico absorvem e dissipam a energia de compressão, ao invés de retorná-la em forma de rebote.

Citroën e-C3 Max
Citroën e-C3 Max (Divulgação/Citroën)

Internamente, a montadora investiu nos novos bancos Advanced Comfort, fabricados com espuma extra para serem mais confortáveis em viagens longas. A central multimídia está maior e agora mede 10,25’’, com uso de NFC (mesmo sistema dos pagamentos por aproximação) para sincronizar smartphones com mais facilidade; não há maiores detalhes sobre como isso funcionará, porém.

Continua após a publicidade
Citroën e-C3.jpeg
(Divulgação/Citroën)

Já o quadro de instrumentos foi totalmente substituído por um display que é semelhante ao criticado quadro de instrumentos do modelo brasileiro. Na Europa, porém, o visor foi reposicionado e ganhou visores extras. O e-C3 mantém os comandos físicos do ar-condicionado, como vimos no e-C3 indiano — um alívio para quem não gosta do touchscreen. O volante é novo e tem formato de três raios e base plana e traz botões para controlar algumas funções do carro.

Citroën e-C3.jpeg
(Divulgação/Citroën)
Compartilhe essa matéria via:

O novo e-C3 Max chegará custando 23.300 euros e estreia no segundo trimestre do ano que vem. O fato de aproveitar grande parte da plataforma usada no Brasil permite que tomemos as mudanças como base, tanto para a renovação dos modelos 1.0 e 1.6 vendidos no mercado nacional, quanto para o que um eventual C3 elétrico pode oferecer aqui.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.