Novo carro mais caro da Mercedes tem mais de 840 cv e torque de caminhão
Mercedes-AMG GT 63 SE Performance Special Edition tem 842 cv e custa 21 mil euros a mais que a versão padrão
O Mercedes-AMG GT 63 SE Performance foi anunciado no ano passado. Na época, o sedã esportivo chamou a atenção por sua potência e aceleração extravagantes. Agora, ele retorna às manchetes com uma edição especial, que será o veículo mais caro da Mercedes na Europa.
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A versão original começa em 196.897 euros (cerca de R$ 1.169.000 em cotação atual), o que já é um valor bem alto. Adicione mais 21.777 euros ao valor e terá a Special Edition por um total de 218.674 euros (Aproximadamente R$ 1,3 milhão). No Brasil, o GT 63 S Carbon, sem mecânica híbrida, custa R$ 1.896.900.
E o que você ganha a mais com isso? Duas opções exclusivas de cores para a carroceria: Green Hell Magno e Rubellite Red. Ambas têm rodas forjadas da AMG de 21’’, porém, se optar pela cor verde, as rodas terão acabamento em preto. Se escolher o vermelho, além de detalhes cromados na carroceria, as rodas ganham cor prata com acabamento de alto brilho.
Praticamente todo o resto segue igual à versão apresentada em 2021. O trem de força é composto pelo motor V8 4.0 biturbo montado na frente e por um motor elétrico traseiro integrado a uma transmissão de duas velocidades com trocas feitas eletronicamente e a um diferencial eletrônico de deslizamento limitado.
O conjunto é responsável por gerar 842 cv e 142 kgfm. Na aceleração, segundo a Mercedes, o GT 63 SE Performance faz de 0 a 100 km/h em 2,9 segundos e de 0 a 200 km/h em menos de 10 segundos. A velocidade máxima é de 316 km/h.
Em termos de velocidade e potência, ele perde para o Project One e seus cinco motores. Ele só se tornou o mais caro, pois o superesportivo não está mais à venda. Quando começou a ser vendido, o Project One custava a partir de 2,27 milhões de euros.
O esportivo é um híbrido plug-in, porém ele tem autonomia de apenas 12 km rodando apenas com o motor elétrico. O consumo médio de combustível divulgado pela Mercedes em 2021 era de 11,6 km/l, já no anúncio da Special Edition eles aumentaram para 12,75, km/l. Não é tão expressivo para um plug-in, mas é um número muito bom para um carro voltado para performance.
A mecânica fica completa com a suspensão pneumática AMG Ride Control+ multicâmaras com amortecimento ajustável eletronicamente. Já os freios são de carbono cerâmica, com pinças de seis pistões e disco de 420 mm na dianteira e pinças de pistão único e disco de 380 mm na traseira.