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Honda cria veículo autônomo e elétrico feito para o trabalho pesado

Embora tenha visual simpático, o EV é "pau pra toda obra" podendo carregar até 400 kg em terreno off-road

Por João Vitor Ferreira 5 dez 2021, 06h48

Veículos autônomos começam a se tornar realidade nas ruas e, se depender da Honda, logo essa tecnologia também irá auxiliar nas grandes indústrias.

A empresa japonesa testou, em um campo de trabalho real, a segunda geração do seu Veículo Autônomo de Trabalho (ou AWV na sigla em inglês), uma pequena caminhonete off-road e elétrica que é “pau para toda obra”. O campo de testes foi cedido pela empresa de engenharia e construção, Black & Veatch e está localizado no Novo México, Estados Unidos.

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O protótipo precisou realizar tarefas pesadas, como rebocar e carregar materiais e suprimentos por toda a área de mais de 400 hectares. Podendo ser dirigido de maneira autônoma ou por controle remoto, os funcionários da Black & Veatch receberam um treinamento dos engenheiros da Honda para aprenderem a utilizar o software que controla o veículo.

O campo de trabalho não foi escolhido à toa. No local, funciona um projeto de construção de energia solar em grande escala, onde os painéis solares estão dispostos em forma de grade. Desse modo, a Honda pode testar a capacidade do AWV de parar em pontos precisos. Segundo a empresa, o veículo cumpriu bem a tarefa, estacionando a poucos centímetros do local designado por computador.

Para que o funcionamento fosse possível, primeiro, a Honda precisou produzir um mapa em alta definição de toda região. Desse modo, os operadores puderam definir qualquer ponto como rota utilizando a interface digital, que roda em tablets e computadores. Através de um sistema GPS, radares e lidares (um tipo de radar que funciona com laser ao invés de ondas), o AWV consegue interpretar as coordenadas e chegar ao seu destino com precisão.

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Veículo autonomo honda no trabalho
Com visual futurista, até parece que o AWV saiu de algum filme de ficção Divulgação/Honda

Os testes também serviram para avaliar se o veículo aguenta o trabalho duro. O AWV foi capaz de carregar quase 400 kg em sua caçamba e de rebocar cerca de 725 kg. A bateria movimentou o carro e alimentou todos os sensores por aproximadamente oito horas, mesmo estando em um ambiente muito quente.

Veículo autonomo honda traseira
A Honda disse que design e as especificações podem mudar até a versão final do AWV Divulgação/Honda

Pesando um total de 719 kg, o AWV é baseado na mesma plataforma off-road do buggy Pioneer e mede 2,89 m de comprimento, 1,86 m de altura e 1,50 de largura. Segundo a marca, ele é capaz de rebocar até 750 kg, incluindo o seu próprio peso, e tem um alcance de 45 km estando totalmente carregado. O carregamento completo de sua bateria leva aproximadamente seis horas. A Honda não indicou o número de motores nem suas especificações.

Veículo autonomo honda carregamento
A bateria consegue suportar horas de trabalho duro em dias de muito calor Divulgação/Honda

Aparentemente, a montadora ficou satisfeita com os resultados e pretende expandir o uso do AWV para outras áreas. “Acreditamos que o Honda AWV tem potencial para trazer maior eficiência, níveis mais altos de segurança e melhor desempenho ambiental para a indústria de construção e para outras indústrias que buscam uma solução off-road autônoma”. diz Kenton Williams, líder do projeto nos EUA.

Por enquanto, a marca japonesa ainda não tem previsão de iniciar as vendas do seu veículo de trabalho autônomo, mas está aberta para que outras empresas se ofereçam para testar o protótipo nos mais diferentes campos de trabalho.

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CAPA 751 quatro rodas
A edição 751 de QUATRO RODAS já está nas bancas! arte/Quatro Rodas
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