Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

Creta 2022: Hyundai confirma painel digital e assistentes autônomos

Freio de estacionamento eletrônico, quadro de instrumentos digital e câmera de visão lateral estão entre os equipamentos inéditos do Creta 2022

Por Henrique Rodriguez Atualizado em 22 jul 2021, 13h04 - Publicado em 22 jul 2021, 12h27
creta 2022
Quadro de instrumentos exibirá imagem de câmera instalada no retrovisor direito Reprodução/Hyundai

A Hyundai começou a perder o pudor para falar sobre o novo Creta 2022. A fabricante sul-coreana revelou um vídeo pequeno, porém revelador, que antecipa novos equipamentos que estarão presentes no Creta reestilizado aqui no Brasil.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90

Tem boas surpresas, como câmera de visão lateral instalada no retrovisor direito, que amplia o ângulo de visão do motorista além do proporcionado pelo espelho retrovisor. É um equipamento que existe no Honda HR-V Touring, mas que no Hyundai Creta terá as imagens projetadas no quadro de instrumentos digital – sem comprometer a exibição do velocímetro, por sinal.

creta 2022
Volante tem comandos para sistemas autônomos Reprodução/Hyundai

Conta-giros, marcador de temperatura do motor e nível do tanque de combustível continuam sendo exibidos em mostradores analógicos.

creta 2022
Freio de estacionamento eletrônico e banco do motorista ventilado Reprodução/Hyundai

O Hyundai Creta 2022 será equipado com uma central multimídia inédita de 10,25 polegadas e terá acesso à plataforma Bluelink, que permite controlar funções do veículo remotamente.

Um close no volante permite ver a presença de assistente de permanência em faixa e ajuste de proximidade para o piloto automático adaptativo, o que também confirma a presença de frenagem autônoma de emergência.

creta 2022
Reprodução/Hyundai
Continua após a publicidade

O volante, de quatro raios, ainda tem uma tecla programável, como em carros da Audi, além de borboletas para trocas de marcha sequencial.

Interior do novo Hyundai Creta na Rússia
Interior do novo Hyundai Creta na Rússia Divulgação/Hyundai

O freio de estacionamento passa a ser eletrônico, com função auto-hold, e pelo menos a versão topo de linha continuará com banco do motorista ventilado. Por último, e não menos importante, os faróis serão do tipo full-led pelo menos na versão topo de linha, flagrada no início da semana.

Decifrando os detalhes

O novo Creta produzido e vendido por aqui utilizará o mesmo painel da versão comercializada na Rússia. Será diferente do modelo chinês, portanto, que tem central multimídia com tela maior, vertical, e com diversas funções concentradas nela.

Hyundai Creta 2022 flagra
Grade dianteira tem formato exclusivo e cromados flutuantes @carsbysfs/Instagram

O flagra do modelo pelo perfil @carsbysfs no Instagram revelou também quais serão as alterações externas do modelo brasileiro. Na dianteira, os faróis divididos continuam os mesmos das versões vendidas em outros mercados, deixando a exclusividade para a grade. Assim como no modelo russo, ela é menor do que no indiano, mas tem três tomadas de ar na base inexistentes em outros mercados.

Hyundai Creta 2022 flagra (4)
Rodas diamantadas na borda, teto preto e maçanetas cromadas estarão na versão topo de linha @carsbysfs/Instagram

A traseira também vai pelo mesmo caminho do Creta apresentado na Rússia, transportando o brake light da tampa do porta-malas para o aerofólio. Por falar na tampa do porta-malas, ela tem vincos verticais e posiciona o nome do carro na régua acima da placa. De lado, as rodas são, aparentemente, exclusivas.

Hyundai Creta 2022 flagra
@carsbysfs/Instagram

Mecânica ainda é segredo

A Hyundai ainda não revelou quais motores e câmbios movimentarão o SUV produzido em Piracicaba (SP), mas informações obtidas por QUATRO RODAS dizem que o motor 2.0 será mantido nas versões mais caras. Enquanto isso, as configurações de entrada serão equipadas com o mesmo 1.0 turbo da linha HB20. Assim, o motor 1.6 que equipa o Creta atual sairia de cena.

Também não se sabe quais serão os nomes das versões disponíveis por aqui, já que a marca homologou 14 opções diferentes.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Edição de julho

Continua após a publicidade

Publicidade