GWM Ora Lightning Cat quer ser Porsche elétrico chinês de 400 cv
Modelo chinês tem visual claramente inspirado nos esportivos da Porsche e fará sua estreia na Europa em 2024
A submarca de elétricos Ora, da Great Wall Motors, não é lá muito famosa pela sua criatividade com o design. Os chineses parecem ter uma paixão pelo Grupo Volkswagen, já que seus dois principais carros lembram grandes carros alemães.
O primeiro foi inspirado no Volkswagen Fusca e chama-se Ballet Cat. A semelhança é tanta que até irritou os executivos da VW. Posteriormente, o modelo desembarcou no Reino Unido em sua versão Funky Cat (ou Good Cat para os chineses), mais despojada e menos semelhante ao clássico dos anos 1960.
Depois dos hatches, a Ora decidiu investir em cupês esportivos, mirando uma rivalidade com o Tesla Model 3. Em 2021, ainda como conceito, eles apresentaram o Lightning Cat, que claramente teve seu visual inspirado de modelos Porsche, como o 911 e o Panamera. Mas a GWM se defende dizendo que a inspiração maior foi na “natureza”.
No final do ano passado, o Ora Lightning Cat estreou na China e agora seguirá os passos do irmão menor rumo ao Reino Unido. Por lá, ele ainda não tem motorização confirmada, mas deve receber o mesmo conjunto de 400 cv com dois motores elétricos e uma bateria de 83,5 kWh, que garante alcance de até 643 km.
Diferente do que foi anunciado antes de seu lançamento, o Lightning Cat não tem aceleração equivalente a dos Porsche. Inicialmente, o tempo de 0 a 100 km/h foi divulgado como de 3,5 s, mas a realidade é que ele é um pouco maior, na casa dos 4,4 s. Mesmo assim, é um número interessante.
Se por fora as luzes redondas e o formato da carroceria tiveram inspiração nos esportivos da Porsche, por dentro a solução foi diferente. O cupê tem acabamento em material sintético na cor bege, que predomina em toda a cabine. A tela central é semelhante ao dos hatches, mas o quadro de instrumentos é mais esportivo, com três telas digitais circulares.
Os bancos traseiros não são individuais, como em um Panamera, e a Ora garante que, apesar de ser um cupê esportivo, ele tem bom espaço para as pernas e cabeça para até três ocupantes na segunda fileira. Outro detalhe interessante é o teto panorâmico transparente, que traz um requinte a mais para o “gato elétrico”.
Na China, o Ora Lightning Cat é vendido pelo preço de 189.800 yuans, equivalente a cerca de 137.600 reais.