Ford Puma Gen-E é elétrico com base do EcoSport e custa menos que híbrido
Elétrico mais barato da Ford ficará posicionado entre as versões a combustão e híbrida para competir com Renault 4, Jeep Avenger e muitos outros crossovers
A Ford não quer ficar para trás na Europa, por isso está lançando um carro elétrico de entrada. É o Ford Puma Gen-E, crossover que será alinhado com rivais como o Renault 4 E-Tech, VW ID.3, Mini Aceman e os modelos da Stellantis, entre eles o Jeep Avenger, Fiat 600e, Peugeot E-2008, entre outros.
O Puma utiliza a mesma plataforma B do EcoSport, modelo cujo o qual ele aposentou por lá, e que também é compartilhada com outros velhos conhecidos dos brasileiros, como o Fiesta e o Ka.
Em sua variante elétrica, o Ford Puma terá apenas um motor dianteiro e sempre com 166 cv e 29,57 kgfm. Já a autonomia máxima fica entre 347 e 376 km, segundo o ciclo WLTP. Embora o alcance máximo seja inferior ao da maioria dos rivais, que ultrapassam a casa dos 400 km, a Ford chama a atenção para o seu consumo médio de até 14,5 kWh/100 km, sendo o mais eficiente da categoria. É para desviar o foco da bateria, que tem apenas 43 kWh.
A praticidade também é outro fator que pode pesar a favor do Puma. Quem precisar carregá-lo, poderá fazer isso sem esperar muito, já que o tempo para recuperar de 10 a 80% da bateria é de 23 minutos.
A Ford afirma, também, que o tempo de 0 a 100 km/h do Puma elétrico é de 8 s (0,6 s mais lento que a versão híbrida) e que o crossover pode chegar aos 160 km/h de velocidade máxima.
Em relação ao design, a Ford não fez questão de mudar muitas coisas na versão elétrica. De especial, o Gen-E tem uma grade fechada com contorno preto, semelhante a algumas versões do Mustang Mach-E, enquanto seu para-choque dianteiro foi levemente modificado nas extremidades. Já na traseira o destaque vai para o nome do carro escrito em letras brancas.
A seu favor, ele tem ainda um bom porta-malas de 514 litros, com um compartimento que evolui da ‘Megabox’ da versão híbrida, para uma ‘Gigabox, no elétrico. Mas se isso não for o suficiente, há ainda um frunk sob o capô com 43 litros de capacidade.
Por dentro também não foram feitas mudanças, seguindo, praticamente, à risca o visual dos irmãos com motores a combustão. Logo, ele mantém o quadro de instrumentos digital de 12,8’’ e a central multimídia de 12’’. Para não dizer que são idênticos, a Ford aproveitou o espaço deixado pela caixa de câmbio para adicionar um novo compartimento central elevado.
O interessante é o posicionamento do Puma Gen-E dentro de sua própria família. Enquanto o modelo a combustão parte dos € 28.900 (R$ 183.838 na conversão direta) e a versão ST híbrida dos € 40.600 (R$ 258.264), o elétrico vai ficar entre os dois, custando a partir de € 36.900 (R$ 234.728). Com isso, ele está na mesma faixa de preço dos rivais. Porém, torna-se uma opção bem mais viável do que os outros elétricos da marca, como o Mustang Mach-E e o Capri EV.