PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Continua após publicidade

Clássico Renault 4 está de volta, mas como um SUV elétrico

Seguindo uma estratégia semelhante que a Renault fez com o R5, mais um modelo clássico está de volta em uma releitura moderna e elétrica

Por João Vitor Ferreira
14 out 2024, 15h00
Renault 4 E-Tech
Renault 4 E-Tech (Isadora Carvalho/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

A Renault quer continuar abusando da nostalgia dos seus clientes europeus e, assim como virou moda nos filmes de Hollywood, a montadora prepara mais um ‘remake’ de seus carros clássicos: o Renault 4 E-Tech, que já havia aparecido em forma de conceito e até como um carro voador.

A ideia de transformar o Renault 5 em elétrico funcionou, logo a montadora decidiu replicar o conceito no também clássico R4, mas de uma maneira um pouco diferente. Se no passado o carro era um hatch popular, na versão atual ele é elétrico e assumiu o corpo de um SUV compacto.

Renault 4 E-Tech
Renault 4 E-Tech (Isadora Carvalho/Quatro Rodas)

Do hatchback R5, ele traz não só o conceito de reviver um clássico, mas também 68% dos componentes, o que inclui a plataforma AmpR Small. Porém, como dito, o R4 E-Tech é um SUV, e mostra isso sendo com seus 4,14 m de comprimento, 1,8 m de largura, 1,57 m de altura e 18,1 cm de altura em relação ao solo. Isso faz dele maior que o Renault 5 em todas as dimensões.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

Serão duas motorizações disponíveis para o R4. A mais básica terá motor elétrico de 122 cv e uma bateria de 40 kWh, capaz de oferecer até 300 km de autonomia. Acima dela teremos a versão de 150 cv, também com um motor, com bateria de 52 kWh e 402 km de autonomia, segundo o ciclo WLTP. O carregamento é feito em carregadores DC de até 100 kW, capazes de recarregar as baterias de 15% a 80% em meia hora, como informa a fabricante.

Renault 4 E-Tech
Renault 4 E-Tech (Isadora Carvalho/Quatro Rodas)

Assim como nos remakes de filmes clássicos, a ideia por trás do design do novo R4 é fazer uma releitura do passado, adicionando elementos atuais. A forma mais quadrada foi mantida, da mesma forma que as caixas de rodas mais arredondadas na dianteira e caída reta no porta-malas. A Renault também adicionou um teto solar de tecido com abertura elétrica, mais uma característica da versão clássica.

Continua após a publicidade

Até mesmo nas luzes a Renault se manteve fiel. Os novos faróis de LED são redondos, assim como os originais, e estão situados em uma grade preta fechada, simulando a original. Na traseira, as lanternas são ovais e, se comparadas ao clássico, estão mais altas, afinal, agora ele tem a postura de um SUV.

Renault 4 E-Tech
Renault 4 E-Tech (Isadora Carvalho/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

No interior é possível ver a semelhança dele com o R5 E-Tech com maior clareza. A Renault não fez muita questão de variar a cabine e repetiu a mesma receita. O volante é o mesmo, assim como os painéis das portas e os detalhes no acabamento. Assim como no hatch, há duas telas de 10’’, uma para o painel de instrumentos e outra para a central multimídia. No painel central, há uma boa quantidade de botões físicos, assim como no volante.

Na Europa, o Renault 4 E-Tech ficará posicionado acima do Renault 5 elétrico e abaixo do Megane E-Tech. Como ainda não há preços definidos, vale estimar que ele deve custar entre os 25.000 euros (R$ 153.000, aproximadamente) do R5 e os 32.990 euros (R$ 202.000) do Megane, levando em consideração os preços praticados em Portugal. As vendas estão marcadas para 2025.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.