Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês

Citroën e Peugeot lançam vans elétricas a preço de SW4 e freio “opcional”

Quase gêmeas, vans elétricas e-Jumpy e e-Expert engrossam o segmento mais disputado entre os EVs no Brasil, o de fretes urbanos

Por Eduardo Passos Atualizado em 29 nov 2021, 13h45 - Publicado em 29 nov 2021, 12h05

Citroën e Peugeot chegaram à conclusão de que ser “verde” é o caminho para o sucesso, seja entre clientes ou acionistas. E é de olho no verde da natureza e da contabilidade que a dupla anunciou os preços de e-Jumpy e e-Expert, furgões à venda há anos no Brasil e que agora contam com versões elétricas no país.

Black Friday! Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 6,90

Em versões únicas, as vans chegam às lojas nesta segunda-feira (29), custando R$ 329.990 cada. O preço supera a Ducato topo de linha, por exemplo, mas a promessa é de retorno a médio prazo, com custo de revisões 60% menor e garantia de oito anos (ou 160.000 km) às baterias.

Posicionadas sob o assoalho, elas auxiliam na estabilidade do furgão e não comprometem o espaço destinado para até 1 tonelada de carga — o que exige apenas carteira B do motorista. Os 75 kWh de capacidade superam muitos carros elétricos de luxo, atingindo uma autonomia, em condições ótimas, de até 330 km.

Praxe nos elétricos, manutenção será até 60% mais barata que dos mesmos modelos a combustão, garante Stellantis
Praxe nos elétricos, manutenção será até 60% mais barata que dos mesmos modelos a combustão, garante Stellantis Divulgação/Peugeot

Nesse caso, o mérito é bastante do modo One Pedal, no qual a frenagem é realizada apenas pelo processo de conversão de energia cinética em eletricidade. Assim, é possível controlar o furgão apenas pelo pedal do acelerador, que uma vez solto já faz com que haja desaceleração.

Obviamente o mundo real é mais cruel, e uma carga completa renderá quase sempre menos do que esses 330 k. Como a proposta desses veículos, entretanto, é realizar a última etapa de fretes (o chamado last mile) que conecta depósitos locais ao endereço do destinatário, a autonomia não deve ser problema.

Portas se abrem em até 180º para facilitar entrada de cargas grandes
Portas se abrem em até 180º para facilitar entrada de cargas grandes Divulgação/Peugeot

Como na Europa e Ásia, onde esses utilitários já têm uso consagrado, a ideia é carregá-los fora do horário de serviço. Mesmo assim, um intervalo de almoço já é suficiente para que tanto e-Jumpy quanto e-Expert possam carregar mais de 80% do total.

Quase gêmeas

E-Jumpy e "quase gêmea" e-Expert chegam às lojas de Citroën e Peugeot por R$ 329.990
E-Jumpy e “quase gêmea” e-Expert chegam às lojas de Citroën e Peugeot por R$ 329.990 Divulgação/Citroën

Ambos os modelos compartilham mecânica idêntica, com plataforma EMP2 e motor dianteiro. São 136 cv, com velocidade máxima de 130 km/h e torque instantâneo de 26,5 kgfm, ideal para retomadas ágeis em semáforos e engarrafamentos.

Continua após a publicidade

Alavanca de câmbio deu lugar a um pequeno seletor de marcha
Alavanca de câmbio deu lugar a um pequeno seletor de marcha Divulgação/Peugeot

As diferenças entre e-Jumpy e e-Expert são basicamente estéticas, se limitando aos faróis e detalhes como os emblemas de carroceria e volante.

A Stellantis promete
A Stellantis promete “experiência de condução semelhante à de um veículo de passeio” Divulgação/Citroën

Internamente, uma central multimídia de 7’’ é compatível com Android Auto e Apple Carplay, mas aplicativos feitos em parceria com terceiros também servem para que o condutor calcule da melhor forma possível seu trajeto, sem descarregar o carro.

Em versão única, furgões trazem acendimento automático dos faróis e sensor de estacionamento traseiro
Em versão única, furgões trazem acendimento automático dos faróis e sensor de estacionamento traseiro Divulgação/Peugeot

O painel de instrumentos agora é digital, exibido através de um display colorido de 3,5’’ que funciona em sintonia com os três modos de condução, mais ou menos econômicos.

Internamente, única diferença entre os modelos é o emblema no volante
Internamente, única diferença entre os modelos é o emblema no volante Divulgação/Peugeot

O espaço dos três ocupantes também é melhor aproveitado por conta do e-Toggle, como a Stellantis chama a chave que substitui a alavanca de câmbio.

Conta-giros deu lugar a um "econômetro", mostrando inclusive quando o consumo de energia está negativo
Conta-giros deu lugar a um “econômetro”, mostrando inclusive quando o consumo de energia está negativo Divulgação/Peugeot

Para garantir que clientes vindos do mundo do petróleo se adaptem bem, o conglomerado também investiu no pós-venda, de modo que, já no começo de 2022, toda a rede de concessionárias saiba lidar com os elétricos comerciais.

Vendas já começaram e pós-venda vem passando por intenso preparo
Vendas já começaram e pós-venda vem passando por intenso preparo Divulgação/Peugeot

Além disso, reforça a marca, haverá inauguração de lojas exclusivas para elétricos (e-Centers), centro de manutenção nacional em Betim (MG) e suporte 24/7, para que mesmo emergências na madrugada não causem arrependimento a quem, ainda no início dos anos 20, decidiu conectar seu negócio à tomada.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

A edição 751 de QUATRO RODAS já está nas bancas!
A edição 751 de QUATRO RODAS já está nas bancas! Arte/Quatro Rodas
Continua após a publicidade

Publicidade

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo

Continue lendo, sem pisar no freio. Assine a QR.

Impressa + Digital

Plano completo da QUATRO RODAS! Acesso aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias e revista no app.

Acesso ilimitado ao Site da QUATRO RODAS, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.

Comparativo entre os principais modelos do mercado.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.

Receba mensalmente a QUATRO RODAS impressa mais acesso imediato às edições digitais no App QUATRO RODAS, para celular e tablet.

a partir de R$ 14,90/mês

Digital

Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos no site e ter acesso a edição digital no app.

Acesso ilimitado ao Site da QUATRO RODAS, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.

Comparativo entre os principais modelos do mercado.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.

App QUATRO RODAS para celular e tablet, atualizado mensalmente.

a partir de R$ 9,90/mês