PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Citroën e Peugeot lançam vans elétricas a preço de SW4 e freio “opcional”

Quase gêmeas, vans elétricas e-Jumpy e e-Expert engrossam o segmento mais disputado entre os EVs no Brasil, o de fretes urbanos

Por Eduardo Passos
Atualizado em 29 nov 2021, 13h45 - Publicado em 29 nov 2021, 12h05
Diferença entre e-Jumpy e e-Expert é basicamente estética, sendo mais notável na dianteira
Diferença entre e-Jumpy e e-Expert é basicamente estética, sendo mais notável na dianteira (Divulgação/Citroën)
Continua após publicidade

Citroën e Peugeot chegaram à conclusão de que ser “verde” é o caminho para o sucesso, seja entre clientes ou acionistas. E é de olho no verde da natureza e da contabilidade que a dupla anunciou os preços de e-Jumpy e e-Expert, furgões à venda há anos no Brasil e que agora contam com versões elétricas no país.

Black Friday! Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 6,90

Em versões únicas, as vans chegam às lojas nesta segunda-feira (29), custando R$ 329.990 cada. O preço supera a Ducato topo de linha, por exemplo, mas a promessa é de retorno a médio prazo, com custo de revisões 60% menor e garantia de oito anos (ou 160.000 km) às baterias.

Posicionadas sob o assoalho, elas auxiliam na estabilidade do furgão e não comprometem o espaço destinado para até 1 tonelada de carga — o que exige apenas carteira B do motorista. Os 75 kWh de capacidade superam muitos carros elétricos de luxo, atingindo uma autonomia, em condições ótimas, de até 330 km.

Praxe nos elétricos, manutenção será até 60% mais barata que dos mesmos modelos a combustão, garante Stellantis
Praxe nos elétricos, manutenção será até 60% mais barata que dos mesmos modelos a combustão, garante Stellantis (Divulgação/Peugeot)
Continua após a publicidade

Nesse caso, o mérito é bastante do modo One Pedal, no qual a frenagem é realizada apenas pelo processo de conversão de energia cinética em eletricidade. Assim, é possível controlar o furgão apenas pelo pedal do acelerador, que uma vez solto já faz com que haja desaceleração.

Obviamente o mundo real é mais cruel, e uma carga completa renderá quase sempre menos do que esses 330 k. Como a proposta desses veículos, entretanto, é realizar a última etapa de fretes (o chamado last mile) que conecta depósitos locais ao endereço do destinatário, a autonomia não deve ser problema.

Portas se abrem em até 180º para facilitar entrada de cargas grandes
Portas se abrem em até 180º para facilitar entrada de cargas grandes (Divulgação/Peugeot)

Como na Europa e Ásia, onde esses utilitários já têm uso consagrado, a ideia é carregá-los fora do horário de serviço. Mesmo assim, um intervalo de almoço já é suficiente para que tanto e-Jumpy quanto e-Expert possam carregar mais de 80% do total.

Continua após a publicidade

Quase gêmeas

CitroenEJUMPY_27
E-Jumpy e “quase gêmea” e-Expert chegam às lojas de Citroën e Peugeot por R$ 329.990 (Divulgação/Citroën)

Ambos os modelos compartilham mecânica idêntica, com plataforma EMP2 e motor dianteiro. São 136 cv, com velocidade máxima de 130 km/h e torque instantâneo de 26,5 kgfm, ideal para retomadas ágeis em semáforos e engarrafamentos.

PEUGEOTeEXPERT_76
Alavanca de câmbio deu lugar a um pequeno seletor de marcha (Divulgação/Peugeot)

As diferenças entre e-Jumpy e e-Expert são basicamente estéticas, se limitando aos faróis e detalhes como os emblemas de carroceria e volante.

Continua após a publicidade
A Stellantis promete
A Stellantis promete “experiência de condução semelhante à de um veículo de passeio” (Divulgação/Citroën)

Internamente, uma central multimídia de 7’’ é compatível com Android Auto e Apple Carplay, mas aplicativos feitos em parceria com terceiros também servem para que o condutor calcule da melhor forma possível seu trajeto, sem descarregar o carro.

Em versão única, furgões trazem acendimento automático dos faróis e sensor de estacionamento traseiro
Em versão única, furgões trazem acendimento automático dos faróis e sensor de estacionamento traseiro (Divulgação/Peugeot)

O painel de instrumentos agora é digital, exibido através de um display colorido de 3,5’’ que funciona em sintonia com os três modos de condução, mais ou menos econômicos.

Continua após a publicidade
PEUGEOTeEXPERT_78
Internamente, única diferença entre os modelos é o emblema no volante (Divulgação/Peugeot)

O espaço dos três ocupantes também é melhor aproveitado por conta do e-Toggle, como a Stellantis chama a chave que substitui a alavanca de câmbio.

Conta-giros deu lugar a um
Conta-giros deu lugar a um “econômetro”, mostrando inclusive quando o consumo de energia está negativo (Divulgação/Peugeot)

Para garantir que clientes vindos do mundo do petróleo se adaptem bem, o conglomerado também investiu no pós-venda, de modo que, já no começo de 2022, toda a rede de concessionárias saiba lidar com os elétricos comerciais.

Continua após a publicidade
PEUGEOTeEXPERT_56
Vendas já começaram e pós-venda vem passando por intenso preparo (Divulgação/Peugeot)

Além disso, reforça a marca, haverá inauguração de lojas exclusivas para elétricos (e-Centers), centro de manutenção nacional em Betim (MG) e suporte 24/7, para que mesmo emergências na madrugada não causem arrependimento a quem, ainda no início dos anos 20, decidiu conectar seu negócio à tomada.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

A edição 751 de QUATRO RODAS já está nas bancas!
A edição 751 de QUATRO RODAS já está nas bancas! (Arte/Quatro Rodas)
Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.