Citroën e Peugeot lançam vans elétricas a preço de SW4 e freio “opcional”
Quase gêmeas, vans elétricas e-Jumpy e e-Expert engrossam o segmento mais disputado entre os EVs no Brasil, o de fretes urbanos
![Diferença entre e-Jumpy e e-Expert é basicamente estética, sendo mais notável na dianteira](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2021/11/PEUGEOTeEXPERT_42.jpeg?quality=70&strip=info&w=1280&h=720&crop=1)
Citroën e Peugeot chegaram à conclusão de que ser “verde” é o caminho para o sucesso, seja entre clientes ou acionistas. E é de olho no verde da natureza e da contabilidade que a dupla anunciou os preços de e-Jumpy e e-Expert, furgões à venda há anos no Brasil e que agora contam com versões elétricas no país.
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Em versões únicas, as vans chegam às lojas nesta segunda-feira (29), custando R$ 329.990 cada. O preço supera a Ducato topo de linha, por exemplo, mas a promessa é de retorno a médio prazo, com custo de revisões 60% menor e garantia de oito anos (ou 160.000 km) às baterias.
Posicionadas sob o assoalho, elas auxiliam na estabilidade do furgão e não comprometem o espaço destinado para até 1 tonelada de carga — o que exige apenas carteira B do motorista. Os 75 kWh de capacidade superam muitos carros elétricos de luxo, atingindo uma autonomia, em condições ótimas, de até 330 km.
![PEUGEOTeEXPERT_07 Praxe nos elétricos, manutenção será até 60% mais barata que dos mesmos modelos a combustão, garante Stellantis](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2021/11/PEUGEOTeEXPERT_07.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Nesse caso, o mérito é bastante do modo One Pedal, no qual a frenagem é realizada apenas pelo processo de conversão de energia cinética em eletricidade. Assim, é possível controlar o furgão apenas pelo pedal do acelerador, que uma vez solto já faz com que haja desaceleração.
Obviamente o mundo real é mais cruel, e uma carga completa renderá quase sempre menos do que esses 330 k. Como a proposta desses veículos, entretanto, é realizar a última etapa de fretes (o chamado last mile) que conecta depósitos locais ao endereço do destinatário, a autonomia não deve ser problema.
![PEUGEOTeEXPERT_15 Portas se abrem em até 180º para facilitar entrada de cargas grandes](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2021/11/PEUGEOTeEXPERT_15.jpeg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Como na Europa e Ásia, onde esses utilitários já têm uso consagrado, a ideia é carregá-los fora do horário de serviço. Mesmo assim, um intervalo de almoço já é suficiente para que tanto e-Jumpy quanto e-Expert possam carregar mais de 80% do total.
Quase gêmeas
![CitroenEJUMPY_27 E-Jumpy e "quase gêmea" e-Expert chegam às lojas de Citroën e Peugeot por R$ 329.990](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2021/11/CitroenEJUMPY_27-1.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Ambos os modelos compartilham mecânica idêntica, com plataforma EMP2 e motor dianteiro. São 136 cv, com velocidade máxima de 130 km/h e torque instantâneo de 26,5 kgfm, ideal para retomadas ágeis em semáforos e engarrafamentos.
![PEUGEOTeEXPERT_76 Alavanca de câmbio deu lugar a um pequeno seletor de marcha](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2021/11/PEUGEOTeEXPERT_76.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
As diferenças entre e-Jumpy e e-Expert são basicamente estéticas, se limitando aos faróis e detalhes como os emblemas de carroceria e volante.
![CitroenEJUMPY_36 A Stellantis promete](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2021/11/CitroenEJUMPY_36.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Internamente, uma central multimídia de 7’’ é compatível com Android Auto e Apple Carplay, mas aplicativos feitos em parceria com terceiros também servem para que o condutor calcule da melhor forma possível seu trajeto, sem descarregar o carro.
![PEUGEOTeEXPERT_35 Em versão única, furgões trazem acendimento automático dos faróis e sensor de estacionamento traseiro](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2021/11/PEUGEOTeEXPERT_35.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
O painel de instrumentos agora é digital, exibido através de um display colorido de 3,5’’ que funciona em sintonia com os três modos de condução, mais ou menos econômicos.
![PEUGEOTeEXPERT_78 Internamente, única diferença entre os modelos é o emblema no volante](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2021/11/PEUGEOTeEXPERT_78.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
O espaço dos três ocupantes também é melhor aproveitado por conta do e-Toggle, como a Stellantis chama a chave que substitui a alavanca de câmbio.
![PEUGEOTeEXPERT_73 Conta-giros deu lugar a um "econômetro", mostrando inclusive quando o consumo de energia está negativo](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2021/11/PEUGEOTeEXPERT_73.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Para garantir que clientes vindos do mundo do petróleo se adaptem bem, o conglomerado também investiu no pós-venda, de modo que, já no começo de 2022, toda a rede de concessionárias saiba lidar com os elétricos comerciais.
![PEUGEOTeEXPERT_56 Vendas já começaram e pós-venda vem passando por intenso preparo](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2021/11/PEUGEOTeEXPERT_56.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Além disso, reforça a marca, haverá inauguração de lojas exclusivas para elétricos (e-Centers), centro de manutenção nacional em Betim (MG) e suporte 24/7, para que mesmo emergências na madrugada não causem arrependimento a quem, ainda no início dos anos 20, decidiu conectar seu negócio à tomada.
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![CAPA1 A edição 751 de QUATRO RODAS já está nas bancas!](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2021/11/CAPA1-e1637349261166.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)