Dia das Mães: Assine por apenas 5,99/mês

Carro anfíbio? Como é a experiência de navegar em um BYD Yangwang U8

SUV de quase 3.500 kg e com 1.196 cv também é capaz de navegar por até 30 minutos em emergências; vivemos essa experiência na China

Por Isadora Carvalho, de Guangzhou (China)
Atualizado em 23 nov 2024, 09h19 - Publicado em 23 nov 2024, 09h00
BYD Yuangwang U8 flutuação
 (Divulgação/BYD)
Continua após publicidade

Todo veículo com vocação off-road costuma ter seus ângulos de ataque, saída e capacidade de imersão divulgados – especialmente quando os números são bons. Nas picapes médias, a capacidade de imersão não passa dos 80 cm (em muitos casos, mesmo com snorkel). O BYD Yangwang U8 leva isso a um novo patamar: tem a capacidade de atravessar trechos de água com até 1,60 m e ainda pode navegar como um barco.

Nós já havíamos conhecido o BYD U8 anteriormente. Seu luxo, potência e a capacidade de girar 360° no próprio eixo ou de se deslocar lateralmente, mesmo pesando 3.460 kg, impressiona.

BYD Yuangwang U8 flutuação
Função de flutuação pode ser habilitada antes de entrar na água (Divulgação/BYD)

Além disso, tem o fato de usar cinco motores: são quatro elétricos, um por roda, com 299 cv cada. O pico de entrega é de 1.196 cv e 130,5 kgfm. Ainda tem um 2.0 turbo só para gerar energia, sem conexão com as rodas, e a bateria de 49,5 kWh para acumular essa energia.

Compartilhe essa matéria via:

Desta vez a missão seria conhecer na prática a capacidade de navegação do BYD U8. Para isso, a fabricante montou uma piscina gigante na frente do seu próprio pavilhão no Salão de Guangzhou. Não poderia ser diferente: os visitantes param para formar a plateia toda vez que o carro entra na água. 

Continua após a publicidade
BYD Yuangwang U8 flutuação
(Divulgação/BYD)

O motorista, quase um capitão, nos explica que é necessário ligar o modo de flutuação antes de literalmente mergulhar a carroceria na piscina, mas destaca que o modo de flutuação de emergência é ativado automaticamente quando o carro atinge uma profundidade acima de 80 cm. 

View this post on Instagram

A post shared by Quatro Rodas (@quatro_rodas)

Este modo desliga o motor a combustão imediatamente, ao mesmo tempo que a suspensão hidráulica adaptativa Disus-P, se distende até seu nível máximo (ela é capaz de variar a altura em até 15 cm), as janelas são fechadas automaticamente, o ar-condicionado muda para circulação interna e o teto solar é aberto, fornecendo uma saída de emergência.

Continua após a publicidade
BYD Yuangwang U8 flutuação
(Divulgação/BYD)

A partir do momento em que não há mais contato das rodas com o solo os quatro motores elétricos começam a atuar juntos para impulsionar o SUV para frente. São as rodas girando que fazem com que alcance os 3 km/h de velocidade máxima na água e também são elas, com seu movimento e diferença de rotação, que fazem o U8 mudar de direção na água. 

O que sinto como passageiro é a sensação de estar em um barco. O carro flutua por si só, com graças ao seu próprio empuxo e vedações. É possível sentir uma leve pressão sob o assoalho, mas não é algo incômodo.

Continua após a publicidade
BYD Yuangwang U8 flutuação
(Divulgação/BYD)

Enquanto navega pelo piscinão da BYD, o Yangwang U8 mantém a carroceria estável. Não há nenhum balanço que torne o passeio desconfortável ou insegura naquelas águas. É possível flutuar por até 30 minutos, afinal, o carro depende totalmente da carga da bateria – que na terra firme garante autonomia para 180 km (no otimista ciclo chinês)

BYD Yuangwang U8 flutuação
(Divulgação/BYD)

Após cinco minutos de navegação o motorista leva o carro para a rampa de saída e o modo flutuação é automaticamente desabilitado. Ele nos pede para abrir as portas como forma de facilitar o escoamento da água e a abertura das mesmas fica mais difícil pelo peso extra da água acumulada em sua estrutura. Mas as vedações barram a entrada de água na cabine.

Continua após a publicidade
BYD Yuangwang U8 flutuação
(Divulgação/BYD)

Conforme definição do manual do U8, essa capacidade de navegação é indicada para emergências e recomenda que, após uma situação como essa, o carro seja levado a uma concessionária para que verifiquem todos os componentes e a estanqueidade dos seus sistemas elétricos. Mas é notório que a BYD confia em todo o sistema de vedação de baterias e motores para tornar essa função habilitável. 

Não tem como sair dessa experiência sem estar impressionada, pois é uma função incrível e, mesmo tendo sido criada para, emergências torna a passagem por uma enchente, algo comum no Brasil, algo seguro e possível.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIA DAS MÃES

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.