Caoa Chery Tiggo 8 Pro: como funciona e quando chega o SUV híbrido plug-in
Primeiro híbrido plug-in da Caoa Chery já tem preço, está em pré-venda e é o primeiro SUV importado da marca em anos
Depois do sucesso do Tiggo 8, terceiro carro mais vendido da Caoa Chery no Brasil, a marca prepara o lançamento de uma versão mais sofisticada do seu SUV de sete lugares. O Caoa Chery Tiggo 8 Pro é híbrido plug-in e já está em pré-venda.
Enquanto o Tiggo 8 é montado em Anápolis (GO) e tem motor 1.6 turbo com injeção direta flex, o Tiggo 8 Pro será importado da China com mecânica híbrida, mas com motor 1.5 turbo ainda movido a gasolina. Será flex no futuro, quando for nacionalizado.
O que há de diferente no Tiggo 8 Pro?
A estrutura do SUV é, basicamente, a mesma do Tiggo 8 que conhecemos. É como se a versão Pro fosse sua reestilização, com faróis full-led mais estreitos, grade e para-choque dianteiros exclusivos e traseira com linhas mais limpas, com para-choque com vincos horizontais e lanternas de leds que não são interligadas por uma barra iluminada.
Por dentro, também segue o estilo do Tiggo 7 Pro, o SUV médio da Caoa Chery. O painel tem estrutura parecida, mas o quadro de instrumentos e a central multimídia, ambos com mais de 10 polegadas, ocupam uma mesma moldura com 24,6″.
As saídas de ar-condicionado têm desenho que vai de ponta a ponta do painel e o comando do ar-condicionado automático e digital de duas zonas é feito por uma tela maior e de maior resolução no console central exclusivo. Os bancos dianteiros têm ajuste elétrico e memória.
O Tiggo 8 Pro também é o primeiro Caoa Chery com sistemas Adas, um pacote de assistências que contempla assistente de permanência em faixa, alerta de mudança de faixa, assistente de congestionamento, frenagem automática de emergência, piloto automático adaptativo, alerta de colisão frontal e traseira, farol alto automático e luzes dianteiras adaptativas.
Como é o sistema híbrido do Tiggo 8 Pro?
Entre os novos SUVs híbridos da Caoa Chery, o Tiggo 8 Pro é o único plug-in. Quer dizer que, além de poder ser movido apenas por seus motores elétricos e dispensar o motor a gasolina, também pode ter suas baterias recarregadas em tomada.
A bateria de 19,7 kWh, alojada no meio do carro sob o assoalho, pesa 134 kg. Ela garante autonomia para até 77,6 km, de acordo com o método de medição do Inmetro. Bem mais que os 44 km do Jeep Compass 4xe. Com o carregador portátil tipo 2 que acompanha o veículo, a recarga a 200V leva 6 horas.
Os outros são híbridos leves, cujo sistema elétrico serve apenas para auxiliar em arrancadas, retomadas ou antecipar o funcionamento do sistema start-stop.
O sistema híbrido plug-in do Tiggo 8 Pro é complexo. Chama-se DHT e contempla dois motores elétricos acoplados ao câmbio, sendo que um substitui o tradicional conversor de torque e outro motor está ligado às engrenagens do câmbio. Esses motores têm 75 cv e 95 cv de potência máxima e 17,3 kgfm e 16,8 kgfm de torque máximo, respectivamente, e são capazes de impulsionar o SUV médio de sete lugares sozinhos.
Chama atenção o fato de o câmbio DHT ter 11 marchas combinadas, ou seja, 11 níveis de entrega de torque para as rodas. Apenas três marchas são, de fato, mecânicas. Só esse câmbio complexo tem 110 kg.
A potência máxima combinada entre o motor a combustão e os dois motores elétricos é de 317 cv , enquanto o torque máximo chega a um pico de 56,6 kgfm. Quando atua sozinho, o motor 1.5 turbo com injeção multiponto (sem injeção direta, portanto), entrega 147 cv e 22,5 kgfm.
No Tiggo 8 Pro Plug-in o motorista pode alternar entre dois modos de potência (EV e HEV) e dois modos de condução:
- EV – modo 100% elétrico, em que somente um ou dois motores elétricos atuam;
- HEV – modo híbrido que, de forma inteligente, otimiza o funcionamento dos três motores priorizando a economia de combustível;
- Normal – disponível no modo EV e HEV e que prioriza a economia de combustível;
- Sport – Disponível somente no modo HEV e que prioriza o desempenho;
Nos modos EV e HEV, é possível gerenciar o nível mínimo da bateria, com valores entre 20% a 70%. Ou seja, caso o condutor opte por 70%, por exemplo, o veículo atua de forma a poupar a bateria para que ela não descarregue além de 70%. Caso opte por 20%, o sistema vai entregar mais performance, entendendo que pode utilizar a carga da bateria ao máximo até atingir o nível de 20%.
Mas a forma como o carro decide entregar a força em cada situação, seja em função da velocidade ou da disponibilidade de bateria, varia entre 9 cenários:
- Tração com um motor elétrico
- Tração com dois motores elétricos
- Três motores simultaneamente
- Autonomia estendida, com o motor térmico como gerador
- Só motor a combustão
- Regeneração suave com um motor elétrico
- Regeneração com dois motores elétricos
- Carregamento parado por meio do motor térmico
- Carregamento em movimento com o motor térmico também impulsionando
Consumo do Tiggo 8 PRO Plug-in Hybrid
Na homologação junto ao Inmetro/Conpet, o consumo do SUV híbrido é de 18 km/l em ciclo urbano e 17 km/l em ciclo rodoviário, mas a fabricante declara que o consumo médio combinado pode chegar a 42,7 km/l. Desta forma, e com tanque de 45 litros, sua autonomia pode chegar a 810 km. O desempenho de 0 a 100 km/h declarado pela fabricante é de 6,7 segundos, com velocidade máxima de 180 km/h.
Preços e data de lançamento do Caoa Chery Tiggo 8 PRO Plug-in Hybrid
O SUV híbrido de sete lugares já está em pré-venda por R$ 269.990, mas as entregas das primeiras unidades importadas da China começa apenas em agosto. Ele será será comercializado apenas nas cores branco e preto metálico.
A garantia é de 8 anos para o sistema de propulsão elétrico (bateria e motores elétricos), 5 anos para motor a combustão e transmissão (conjunto mecânico) e 3 anos para o veículo completo.
Galeria de fotos – Caoa Chery Tiggo 8 PRO Plug-in Hybrid