Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

BYD Seal será maior, mais eficiente e (BEM) mais barato que Tesla Model 3

BYD Seal será novo rival do Tesla Model 3 na China e terá mais autonomia por R$ 72.000 a menos

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 22 jul 2023, 14h35 - Publicado em 4 abr 2022, 18h06

O Salão de Pequim seria neste mês, mas foi adiado (a princípio, para junho) por conta de uma nova onda de Covid-19 na China. Mas a BYD antecipou uma das atrações que levaria para o evento. O sedã BYD Seal (ou foca, em português), mantém a temática marítima dos EVs mais recentes da marca e será um concorrente direto do Tesla Model 3.

No tamanho, o BYD Seal leva uma pequena vantagem. Se os documentos que vazaram estiverem corretos, o sedã terá 4,80 m de comprimento, 1,87 m de largura, 1,46 m de altura e entre-eixos de 2,90 m. Quanto ao peso, ele irá varia entre os 1.885 kg e 2.150 kg, dependendo da versão.

Byd Seal lateral
(BYD/Divulgação)

Exceto pela largura, o Model 3 é um pouco menor em todas as medidas. Mas, como boa opção de entrada, o Seal ainda será um pouco menor do que o BYD Han, sedã de estreia da marca aqui no Brasil, que tem 4,98 m de comprimento, 1,91 m de largura, 1,49 m de altura e 2,92 m de distância entre eixos.

No design, o BYD Seal é baseado no conceito Ocean-X, apresentado no ano passado. O capô manteve parte dos vincos do protótipo, assim como parte do design dos faróis e as entradas de ar nas extremidades do para-choque. Por ser um EV puro, o modelo dispensa o uso de grade.

Continua após a publicidade
Byd Seal traseira
(BYD/Divulgação)

Na traseira, o destaque é das lanternas interligadas por uma faixa luminosa. Logo acima, a frase “Build Your Dreams” substituiu o logo e, assim como na frente, temos mais duas entradas de ar nas extremidades do para-choque. A lateral tem um vinco desde o para-lama até a porta traseira e as rodas tem um desenho que lembram hélices — ou as pás de um ventilador.

Além das medidas, os números de potência e desempenho também vazaram. Nas versões mais simples, de motor traseiro único, o Seal terá potência de 203 cv ou 312 cv. Quanto a topo de linha, terá um motor dianteiro de 216 cv e outro traseiro de 312 cv, sendo capaz de acelerar de 0 a 100 km/h 3,8 segundos. A potência combinada não foi informada.

Byd Seal frontal
(BYD/Divulgação)

Pelos dados vazados, ele terá números de desempenho bem próximos ao do Tesla Model 3. A versão intermediária (com dois motores, tração integral e 351 cv) é um pouco mais lenta que o BYD Seal, acelerando de 0 a 100 km/h em 4,2 segundos. Já a versão Performance do Tesla, também com dupla motorização, tem 456 cv e faz a mesma aceleração em um pouco mais de 3,1 segundos.

Compartilhe essa matéria via:

O Seal, será construído na plataforma eletrônica 3.0 da BYD e, de acordo com os dados vazados, terá a bateria Blade 800V, que permite até 700 km de autonomia. Mais uma vantagem do sedã chinês sobre o Tesla Model 3, que varia de 437 km a 530 km de alcance máximo.

conceito BYD OCEAN
(BYD/Divulgação)

Segundo as especulações da mídia chinesa, o Seal também será mais de 100.000 yuans (equivalente a R$ 72.000 na cotação atual) mais barato que o Model 3, que atualmente é o modelo mais acessível da marca no mundo. Estima-se que o elétrico da BYD custe entre 220.000 (R$ 158.400) e 280.000 (R$ 201.600) yuans, enquanto o sedã americano tem preço inicial de 339.00 yuans (R$ 244.080).

Continua após a publicidade

Vale lembrar que o BYD Seal não será exclusivo da China. A marca ainda estuda vendê-lo em outros mercados, sendo a Austrália o único confirmado. Por aqui, a empresa tem o projeto de lançar, no segundo semestre, modelos híbridos, como o SUV BYD Cruiser e o sedã Qin, que talvez seja vendido já com o nome de Destroyer 05.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.