BYD Seal 06 GT: hatch elétrico quer enfrentar GR Corolla e Civic Type R
De olho em esportivos como Civic Type R e GR Corolla, o hatch elétrico tem chances de chegar ao Brasil, mas mira mesmo é na Europa
Após ser apresentado como o conceito Ocean M, no Salão de Pequim, e de ter imagens vazadas por órgãos oficiais da China, quando rumores o chamaram de Seal X, enfim, agora é oficial. Estas são as primeiras imagens do BYD Seal 06 GT, que também teve seu nome confirmado pela marca.
O hatch elétrico será lançado nos próximos dias com dois focos bem definidos: disputar no mercado europeu e rivalizar com os hot hatches Toyota GR Corolla e Honda Civic Type R. Não por menos, já que o modelo tem design com traços de inspirações europeias e conjuntos mecânicos de pegada esportiva.
No desenho, o Seal 06 GT de produção herda bastante do conceito, assim como as dimensões (4,63 m de comprimento e 2,82 m de entre-eixos), mas com algumas suavizações. A dianteira tem faróis full-led com formato irregular e para-choque com aberturas esportivas.
A lateral repete os vincos do Ocean M, assim como as maçanetas embutidas e o desenho das rodas, que são pintadas em preto, mas os retrovisores são convencionais.
A traseira mantém o para-choque alto, com porções plásticas que simulam extratores de ar, mas com refletores e luz central – inexistentes no conceito. A versão de produção também define melhor a iluminação das lanternas, que vão de um lado a outro, e dispensa o enorme aerofólio da versão apresentada no Salão de Pequim.
Aparecendo pela primeira vez, o interior revela bastante semelhança com o Seal sedã (não por acaso), de quem herda telas, volante, comandos e o console central, mas a parte superior do painel é exclusiva para o hatch. Não há detalhes, porém, sobre os equipamentos disponíveis, bem como uma confirmação sobre o tamanho das telas.
Não é acaso as semelhanças visuais e de acabamento, além do compartilhamento do nome Seal entre os modelos. É que o novato hatch e o já conhecido sedã compartilham a plataforma (e-Platform 3.0 Evo).
As motorizações ainda não são oficiais, cuja revelação deve acontecer na próxima sexta-feira (30). Enquanto isso, o Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China aponta que existirão ao menos duas configurações diferentes: uma com motor traseiro único de 218 cv de potência e, outra, com dois motores, de 422 cv somados.