Quantos metros de fiação existe em um carro?

Quantidade de fiação nos carros aumentou exponencialmente nas últimas décadas

Bentley Bentayga: quilômetros de fios Bentley Bentayga: quilômetros de fios

Bentley Bentayga: quilômetros de fios (divulgação/Bentley)

Quantos metros de fiação existe em um carro? – Roberto Coutinho, Porto Alegre (RS).

Carros com uma boa dose de conteúdo eletrônico têm aproximadamente 1 km de fios de várias bitolas e que pesam cerca de 60 kg (no total), contando os conectores que fazem parte dos chicotes automotivos. Nos modelos de última geração, como o Bentley Bentayga acima, o total chega a 4 km. Para ter uma ideia, em 1948, a média dos veículos americanos era de 45 metros de fiação por carro.

Hoje se utiliza cobre em cabos finos, enquanto os cabos médios e de grande capacidade de corrente adotam ligas e até barramentos (peças rígidas) de alumínio puro. Como em veículos convencionais os chicotes representam 5% do peso total, esse valor no mínimo dobra num híbrido e quadruplica num 100% elétrico.

Um exemplo: se num hatch comum de 930 kg a fiação pesa 47 kg, num híbrido (Toyota Prius, de 1.415 kg) o material chega a 141 kg, e num elétrico (BMW i3 ER, de 1.315 kg) soma 263 kg.

Com o aumento do uso do sistema start-stop, dos híbridos e dos carros elétricos, o peso e a extensão da fiação só tendem a crescer, o que também cria a oportunidade de a tecnologia reduzir esse volume por conta da adição de materiais nobres que ficam mais acessíveis ou de recicláveis que alcancem igual ou maior performance elétrica.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

  1. Não acredito nem um pouco que um carro pequeno popular (pelo peso dito) tenha quase 50kg em fios e conectores. Se tiver a metade disso acho muito. Só se considerar os módulos e outros componentes agregados pode ser verídico.
    Agora carros grandes e mais elaborados que a bateria fica na mala, tem um fio bem expesso cruzando todo o carro e etc tem um peso razoável porém ainda longe dos 5%.

  2. Augusto Lisboa

    Lvza, permita-me discordar de você e concordar com a reportagem. eu já trabalhei em um desmanche de automóveis e minha função era exatamente desmontar os veículos e separar suas peças para a venda. E sim, a reportagem está correta, um carro pequeno, como um Peugeot 308 ou um Citroen C3 ou qualquer outro similar possuem sim mais de 40kg de chicotes elétricos, sem contar os módulos, estamos falando apenas de cabos, conectores e capas de proteção dos próprios chicotes.
    A propósito, parabéns pela reportagem!