Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Mês dos Pais: Revista em casa a partir de 9,90

Porsche Macan usado tem preço de Compass zero, mas manutenção supera R$ 80 mil

O modelo mais popular da casa de Stuttgart é uma excelente opção entre os usados, desde que tenha procedência

Por Felipe Bitu Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 22 ago 2025, 21h10 - Publicado em 18 ago 2025, 11h23
Seus rivais são SUVs de marcas premium como Audi, BMW e Mercedes (Divulgação/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

“Resto de rico.” Todo mundo já ouviu essa expressão, normalmente associada a automóveis premium já depreciados. Um dos melhores exemplos é o Porsche Macan, utilitário que reúne a esportividade do 911 à valentia do Cayenne, por pouco mais de R$ 200.000.

A versão de entrada usa um quatro-cilindros turbo 2.0 (de origem VW) que entrega 237 cv (recalibrado para 252 cv em 2016). Vai de 0 a 100 km/h em menos de 7 segundos e supera os 220 km/h. Nessa versão, os opcionais mais desejados são o teto solar panorâmico e a suspensão pneumática PASM. Todo Macan é dotado de tração integral e câmbio PDK de dupla embreagem com sete marchas.

QR_655_CARRO_PORSCHE MACAN.indd
Seus rivais são SUVs de marcas premium como Audi, BMW e Mercedes (Divulgação/Quatro Rodas)

O sonoro V6 só é oferecido a partir da versão S, justamente a de maior procura no mercado. Seu motor 3.0 gera 340 cv e faz diferença: o Macan S vai de 0 a 100 km/h em 5,4 segundos, ou em 5,2 segundos se estiver equipado com o Launch Control do pacote opcional Sport Chrono. A máxima é de 254 km/h.

Compartilhe essa matéria via:

O topo de linha Macan Turbo usa um V6 3.6 biturbo e gera 56,1 kgfm constantes entre 1.350 e 4.500 rpm e 400 cv a 6.000 rpm. Nele, o pacote Sport Chrono é item de série: vai de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos e, sua máxima, é de 266 km/h.

QR_655_CARRO_PORSCHE MACAN.indd

Continua após a publicidade

Oferecido apenas em 2017, o Turbo com pacote Performance apresenta 61,18 kgfm e 440 cv para acelerar de 0 a 100 km/h em 4,4 segundos e alcançar os 272 km/h de velocidade máxima. Neste mesmo ano surge o Macan GTS para ocupar a lacuna entre o S e o Turbo: são 51 kgfm e 360 cv.

O Macan reestilizado chegou ao Brasil em 2019 e marcou a substituição dos motores V6 Porsche pelo V6 2.9 da Audi (EA839): o Macan GTS passou a ter 380 cv e, o Macan Turbo, 440 cv.

Em 2022, o Turbo sai de linha e o GTS passa a contar com os mesmos 440 cv. Surge também o Macan T, com motor quatro-cilindros de 265 cv, molas mais rígidas, suspensão 15 mm mais baixa e barra estabilizadora dianteira de maior diâmetro, sempre em conjunto com o PASM.

O Macan passou o Cayenne e é o POrsche mais vendido no Brasil

Continua após a publicidade

O Macan nunca teve problemas crônicos, mas tome cuidado com exemplares blindados ou que sofreram alterações no gerenciamento do motor para aumento de torque e potência.

Não vale a pena restaurar um Macan detonado: suas peças são caríssimas (mesmo em importadores independentes) e poucas são encontradas em estoque. Uma revisão simples facilmente supera os R$ 50.000, pois o Macan exige mão de obra especializada. Na dúvida, recorra à certificação Porsche Approved, rigoroso programa de qualidade da marca para veículos usados.

Rodas aro 21 calçam pneus de alta performance: 265/40 na frente e 295/35 atrás

Problemas do Porsche Macan

Grade dianteira – Falhas nos atuadores ou no módulo da veneziana ativa que regula o fluxo de ar para o radiador podem resultar em superaquecimento do motor.

Diferencial traseiro – O Launch Control é divertido, mas seu uso frequente pode acarretar danos ao diferencial traseiro. O problema é identificado pelo ronco do componente ao se trafegar em rodovias.

Continua após a publicidade

Transmissão PDK – Solavancos durante as trocas, trocas involuntárias e hesitação nos comandos são indícios de problemas no conjunto de embreagens ou falha no corpo de válvulas. Na maioria dos casos sai mais em conta trocar o câmbio todo.

Caixa de transferência – Vibrações em velocidades mais baixas e solavancos em acelerações indicam que a caixa de transferência está comprometida.

Consumo de óleo – Costuma ser causado por vazamentos nas tampas de válvulas e na junta do cárter.

Recalls – Foram três envolvendo vazamento na bomba de combustível, falha no sensor de presença do passageiro dianteiro e problema na conexão rosqueada do cinto de segurança traseiro. Consulte o site do fabricante.

A voz do dono

Nome: José Francisco Moretti
Idade: 46 anos
Profissão: empresário
Cidade: Amparo (SP)

Continua após a publicidade

O que eu adoro:

“É um legítimo Porsche, com a praticidade das quatro portas e vão livre do solo que garante a tranquilidade total nas piores ruas e estradas. Rápido, veloz, eficiente e, acima de tudo, muito divertido.”

O que eu odeio:

“Não é qualquer um que mexe: prepare-se para perder um dia de trabalho ou contrate um guincho para levá-lo a uma oficina capacitada. E o valor das peças de reposição também é bem premium.”

Preço médio dos Porsche Macan usados

Usados MACAN
(Reprodução/Quatro Rodas)

Preço das peças do Porsche Macan

PEças-Macan
(Reprodução/Quatro Rodas)

Nós dissemos

QR_655_CARRO_PORSCHE MACAN
(Reprodução/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

Abril de 2014  “Suas aptidões para o fora de estrada são favorecidas pelo modo de condução Off-road (…). Em conjunto com a suspensão pneumática Porsche Active Suspension Management (PASM), opcional, a altura para o solo, que é de 19 cm, pode ser aumentada para 23 cm. (…) o Macan é primordialmente um carro de tração traseira, mas isso pode ser rapidamente reajustado, se necessário.”

Pense também em um:

audi-rs_q3
(Divulgação/Quatro Rodas)

Audi RS Q3 – É impulsionado por um cinco-cilindros 2.5, com ronco metálico, e dois turbos que entregam respeitáveis 48,9 kgfm e 400 cv. Torque e potência chegam às quatro rodas através do câmbio S-Tronic de dupla embreagem e sete marchas. Sua pegada esportiva é realçada pelos amortecedores não ajustáveis e pelas rodas de 21 polegadas com pneus de perfil baixo.

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
De: R$ 16,90/mês
Apenas 9,90/mês*
OFERTA MÊS DOS PAIS

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
De: R$ 26,90/mês
A partir de 9,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.

abrir rewarded popup