PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Por que carros com tração dianteira possuem túnel central?

Apesar da ausência do eixo cardã, ressalto no assoalho geralmente é mantido por razões estruturais

Por Da Redação
Atualizado em 3 Maio 2021, 16h32 - Publicado em 21 dez 2016, 18h46
Cruze atual tem um grande ressalto central
Cruze atual tem um grande ressalto central dividindo o espaço para as pernas (Marco de Bari)

Qual a razão para os carros de tração dianteira também terem um túnel central (ressalto) no assoalho traseiro, já que por ele não passa um eixo de transmissão? – Admardo Augusto de Azevedo Silva, Campos dos Goytacazes (RJ).

De fato, o túnel central tem como função básica criar espaço para o eixo cardã, que levaria o torque do motor dianteiro para o diferencial traseiro.

Os veículos com tração à frente não têm o cardã, mas eles podem usar esse túnel como recurso para criar espaço destinado à tubulação de escapamento e outros dutos sob o assoalho. No entanto, sua manutenção é justificada, na maioria das vezes, como recurso para o aumento da rigidez do monobloco.

No Civic de sétima geração, assoalho era plano
No Civic de sétima geração, assoalho era plano ()

Mesmo assim, algumas marcas já conseguiram oferecer modelos com assoalho totalmente (ou quase) plano na traseira. É o caso da primeira geração da Renault Scénic e de diversos Honda, como a sétima geração do Civic – nos modelos seguintes o ressalto ficou um pouco maior – e o CR-V.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.