Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

Por que carros com tração dianteira possuem túnel central?

Apesar da ausência do eixo cardã, ressalto no assoalho geralmente é mantido por razões estruturais

Por Da Redação Atualizado em 3 Maio 2021, 16h32 - Publicado em 21 dez 2016, 18h46
Cruze atual tem um grande ressalto central
Cruze atual tem um grande ressalto central dividindo o espaço para as pernas Marco de Bari

Qual a razão para os carros de tração dianteira também terem um túnel central (ressalto) no assoalho traseiro, já que por ele não passa um eixo de transmissão? – Admardo Augusto de Azevedo Silva, Campos dos Goytacazes (RJ).

De fato, o túnel central tem como função básica criar espaço para o eixo cardã, que levaria o torque do motor dianteiro para o diferencial traseiro.

Os veículos com tração à frente não têm o cardã, mas eles podem usar esse túnel como recurso para criar espaço destinado à tubulação de escapamento e outros dutos sob o assoalho. No entanto, sua manutenção é justificada, na maioria das vezes, como recurso para o aumento da rigidez do monobloco.

No Civic de sétima geração, assoalho era plano
No Civic de sétima geração, assoalho era plano

Mesmo assim, algumas marcas já conseguiram oferecer modelos com assoalho totalmente (ou quase) plano na traseira. É o caso da primeira geração da Renault Scénic e de diversos Honda, como a sétima geração do Civic – nos modelos seguintes o ressalto ficou um pouco maior – e o CR-V.

Continua após a publicidade

Publicidade