Por que carros com tração dianteira possuem túnel central?
Apesar da ausência do eixo cardã, ressalto no assoalho geralmente é mantido por razões estruturais
![Chevrolet Cruze Cruze atual tem um grande ressalto central](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/12/qr-683-cruze-12-tif.jpg?quality=70&strip=all&w=1024&crop=1)
Qual a razão para os carros de tração dianteira também terem um túnel central (ressalto) no assoalho traseiro, já que por ele não passa um eixo de transmissão? – Admardo Augusto de Azevedo Silva, Campos dos Goytacazes (RJ).
De fato, o túnel central tem como função básica criar espaço para o eixo cardã, que levaria o torque do motor dianteiro para o diferencial traseiro.
Os veículos com tração à frente não têm o cardã, mas eles podem usar esse túnel como recurso para criar espaço destinado à tubulação de escapamento e outros dutos sob o assoalho. No entanto, sua manutenção é justificada, na maioria das vezes, como recurso para o aumento da rigidez do monobloco.
![Honda Civic No Civic de sétima geração, assoalho era plano](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/12/interor-civic.jpg?quality=70&strip=all&w=1024&crop=1)
Mesmo assim, algumas marcas já conseguiram oferecer modelos com assoalho totalmente (ou quase) plano na traseira. É o caso da primeira geração da Renault Scénic e de diversos Honda, como a sétima geração do Civic – nos modelos seguintes o ressalto ficou um pouco maior – e o CR-V.