Clique e Assine QUATRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Os extensores de caçamba são permitidos pela legislação?

Correio Técnico: as dúvidas dos leitores respondidas pela QUATRO RODAS

Por Redação
Atualizado em 30 abr 2021, 16h56 - Publicado em 25 jan 2016, 10h07

Renault Duster Oroch

A Renault Duster Oroch tem um equipamento para expansão da caçamba. Mas não é proibido andar com a tampa da picape aberta? E a placa escondida? — Ivan Salles, Rio Claro (SP)

O acessório da Renault está de acordo com o Código Brasileiro de Trânsito, mas para isso ele segue algumas regrinhas.

A resolução de 2010 publicada pelo Conselho Nacional de Trânsito permite que uma picape trafegue com a tampa da caçamba aberta desde que não oculte as luzes de freio e dos piscas e seus respectivos refletores. No caso da placa encoberta, é obrigatório o uso de uma segunda unidade (sim, é preciso adquirir uma placa extra para utilizar apenas no extensor de caçamba).

Na Oroch, o local para a placa extra é o retângulo do lado direito visto vazio na foto acima. Para estar dentro da lei, o equipamento dispõe ainda de uma luz extra para iluminar essa placa. Além da Renault, a Fiat também oferece um extensor semelhante para a Strada e a Toro.

Continua após a publicidade

Extensor da caçamba da Fiat Toro

Na Toro, a tampa da caçamba é dividida ao meio e cada metade tem abertura lateral, no sentido horizontal. Quando abertas, a parte interna das tampas pode ser desdobrada para baixo, formando o piso do extensor. Feito isso, resta desdobrar as lanternas, refletores e suporte de placa adicionais, e prender os ganchos da rede que passa a determinar o limite das cargas no extensor.

Vale destacar que o motorista só pode rodar com a tampa aberta em caso de carga indivisível. Ou seja, transportar uma moto ou uma bicicleta assim pode. Dezenas de malas, não pode.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.