Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Falha condena câmbio automático de Fiat Argo e dos Jeep Compass e Renegade

A troca do líquido de arrefecimento do radiador pode ser a confirmação de problemas nos modelos da Stellantis

Por Waldez Carmo Amorim
Atualizado em 6 dez 2021, 15h29 - Publicado em 6 dez 2021, 07h03
RENEGADE
Mudou a especificação do líquido do radiador (Renato Pizzutto/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

O sistema de arrefecimento de modelos Fiat e Jeep, fabricados pela Stellantis, é assunto recorrente na redação de QUATRO RODAS. Em dezembro de 2018, no desmonte do Renegade de Longa Duração, o radiador foi reprovado por causa de um vazamento.

Na seção Autodefesa de abril de 2020, falamos de problemas no trocador de calor do câmbio dos Renegade. O mecânico Gabriel de Paula Dias, de São José do Rio Preto (SP), dono de um Argo HGT AT6 2017, conta que percebeu óleo do câmbio no reservatório do radiador e que na concessionária disseram ser o trocador de calor.

Black Friday! Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 6,90

“Negaram garantia com a justificativa de eu ter passado 1.000 quilômetros na primeira revisão e pediram R$ 39.000 por um câmbio novo”, conta Gabriel, que diz ter um amigo, dono de um Cronos, que teve o mesmo problema.

No WhatsApp, existe um grupo com mais de 200 proprietários de Fiat e Jeep que foi criado para relatos de problemas na refrigeração do câmbio Aisin, automático de seis marchas.

RENEGADE
(Quatro Rodas/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

Entre os membros está o engenheiro André de Maria, proprietário do autocentro Confiar Bosch Car Service, de Belo Horizonte (MG), que tem um Compass diesel 2018 e um Renegade flex 2019 na família. “A partir de 2018, a Jeep passou a recomendar a troca do fluido a cada 24 meses, o que não era mencionado nos manuais dos proprietários dos anos anteriores”, diz André.

Outra mudança ocorreu na especificação e na concentração do líquido do radiador, passando de ASTM D3306, ASTM D4955, NBR 15297 e 9.55523-2 para FCA MS 90032 Mopar Antifreeze Coolant e de 30/70 para 50/50.

“Um detalhe curioso está no rótulo do líquido de arrefecimento atual, onde existe a informação sobre a brasagem, processo de “solda” utilizado no trocador de calor e que gera resíduos que podem causar perfuração por corrosão no componente.

Dessa forma, existe a suspeita se o líquido de arrefecimento, utilizado anteriormente, era de fato o mais adequado para proteger a peça do trocador de calor do que o adotado após 2018”, explica o engenheiro.

Continua após a publicidade

Essa ferrugem faz com que o fluido de arrefecimento se misture ao óleo do câmbio automático, condenando o componente.

A Stellantis informa que os casos mencionados aqui não têm origem comum e que alterações em fluidos, peças e acessórios são processos evolutivos que podem impactar na periodicidade, no uso e na aplicação dos componentes citados, após as suas implementações.

Trocador de calor usado com o motor 2.0 turbodiesel adaptado em uma Fiat Toro 1.8
Trocador de calor usado com o motor 2.0 turbodiesel adaptado em uma Fiat Toro 1.8 (Reprodução/Acervo pessoal)

Na tentativa de sanar ou evitar o problema, proprietários têm partido para soluções não homologadas pela fabricante, mas que usa peças originais da fabricante. E por não ser homologada pela fabricante, não há garantia de que será eficiente a longo prazo.

Continua após a publicidade

“Essa falha no trocador de calor é crônica, atendemos uma média de dois carros por mês e já atendemos mais de 20 proprietários. Substituímos o sistema de refrigeração do motor a gasolina pelo similar ao utilizado no motor a 2.0 diesel. O valor fica a partir de R$ 2.800, com peças, óleo da transmissão e mão de obra inclusos”, explica Honofre Emerick de Oliveira, proprietário da Emerick Câmbio Automático.

Um dos clientes que fez a adaptação foi a empresária Patrícia Rigueira Brandão, de Ipatinga (MG), dona de um Argo AT6 2017. “Além de acontecer com a Toro do meu irmão, quando eu estava viajando, e parei para abastecer, a luz no painel indicou temperatura alta e não abaixou mais. Paguei R$ 12.000 por um câmbio e trocador de calor novos e a instalação do novo sistema de arrefecimento,” conta Patrícia.

O sistema dos carros a diesel usa apenas ar para arrefecer o óleo do câmbio, o que a nosso ver pode limitar o resfriamento do óleo do câmbio. Quem faz essa adaptação pode estar colocando sua conta em risco. O ideal seria que a Stellantis, proprietária de Fiat e Jeep, oferecesse uma solução definitiva para estes casos, que não são poucos.

O povo reclama

“Percebi o aviso na temperatura do motor. No posto me mostraram o óleo do câmbio no reservatório de água.” Sandra Peralta, empresária, Ubatuba (SP), Argo Precision AT6 2017

Continua após a publicidade

“Na concessionária disseram que o problema é conhecido e pediram mais de R$ 50.000 pelo câmbio novo.” Juliana Eustachio, médica, Belo Horizonte (MG), Compass Longitude flex 2017

“Minha esposa percebeu o aumento na temperatura do motor. Era trocador de calor.”Robson Gil Ferro, administrador, Americana (SP), Compass Sport flex 2017

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

CAPA 751 quatro rodas

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.