Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

É possível colocar câmbio automático em um carro manual?

Leitor tem uma VW Saveiro Cross, cabine estendida, 1.6 16V e quer colocar o mesmo câmbio automático do Gol e do Voyage

Por Leonardo Barboza Atualizado em 3 nov 2021, 16h35 - Publicado em 3 nov 2021, 11h01

VW Saveiro Cross CE

Tenho uma VW Saveiro Cross, cabine estendida, 1.6 16V e pensei em colocar uma caixa automática, visto que modelos similares, como Gol e Voyage, já vêm de fábrica com essa opção.  – Gustavo Giovanini, São Bernardo do Campo (SP)

De acordo com a engenharia da VW, não é recomendável a instalação da transmissão automática dos modelos Gol e Voyage na Saveiro, pois a picape é um veículo destinado ao transporte de carga e com requisitos técnicos diferentes.

Assine Quatro Rodas por apenas R$ 12,90

Não é impossível de ser feito, mas, de acordo com a fabricante, esse projeto demandaria um desenvolvimento inteiramente novo. Não custa lembrar que picapes têm relações de marcha mais curtas, para ajudar a ganhar velocidade quando carregadas. 

volkswagen_saveiro_cros
divulgação/Volkswagen
Continua após a publicidade

Se fosse um Gol ou Voyage manual para receber o câmbio automático, a barreira seria o motor 1.6 8V. Só as versões automáticas (e a Saveiro Cross manual) usam o motor 1.6 16V.

E se fosse outro carrro?

A troca do câmbio manual por um automático não seria fácil, nem barata. Isso porque vai além da troca do câmbio. Muda-se também mangas de eixos, freios, suportes, além de toda a parte eletrônica. Também seria necessário instalar o módulo de gerenciamento do câmbio automático – que, porém, pode estar vinculado ao módulo da injeção eletrônica.  

Painel do VW Gol com câmbio automático
Painel do VW Gol com câmbio automático divulgação/Volkswagen

Além da parte mecânica, seria necessário compatibilizar toda a eletrônica do carro, para exibir a marcha no quadro de instrumentos. Além disso, trocar o trambulador do câmbio manual pela alavanca seletora do câmbio automático também implica na substituição de peças de acabamento.

Essa conversão custará mais caro do que inteirar o valor na troca por um carro equivalente já com câmbio automático.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

A edição 750 de QUATRO RODAS já está nas bancas!

Continua após a publicidade

Publicidade