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É normal que carros com motor turbo tenham maior consumo de óleo?

Motores a combustão queimam óleo, mas motores turbo, além de precisar de mais óleo, tem maiores pressões internas

Por Leonardo Barboza
31 jan 2022, 07h54
Creta
Motor turbo fez bem ao Creta, que se tornou mais ágil, mas não é dos mais econômicos.  (Fernando Pires/Quatro Rodas)
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É normal motores turbinados de fábrica terem um maior consumo de óleo lubrificante?

Alexandre Villela, São Bernardo do Campo (SP)

O consumo de óleo é característico em motores de combustão interna e, no caso dos sobrealimentados com turbocompressor, a condição de operação torna-se mais crítica devido a maiores pressões nas câmaras de combustão e, também, pelo óleo ser responsável por lubrificar e resfriar os componentes do conjunto rotativo do turboalimentador, que trabalha a altas temperaturas.

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Ou seja, é normal que haja mais óleo circulando em motores com turbo. A diferença do reservatório abastecido das versões aspirada (MPI) e turbo (TSI) do motor da Volkswagen EA211 1.0 três cilindros, por exemplo, chega a 700 ml extras para a variante sobrealimentada.

Mas, segundo a fabricante desses sistemas, BorgWarner Brasil, os projetos feitos pelas montadoras (e por ela própria) preveem essas condições de operação mais críticas no desenvolvimento dos motores e dos turboalimentadores e, por isso, não é esperado um consumo de óleo acima do especificado.

Além disso, a manutenção preventiva do veículo com trocas de óleo, filtros de óleo, combustível e ar nos prazos recomendados pela montadora garantem o funcionamento ideal do sistema.

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Mais quantidade, mais fino

Troca de óleo

Outra característica de muitos motores turbos é usar óleo menos viscoso, ou “mais fino”. Isso permite que o fluido ofereça a menor resistência possível à árvore do turbocompressor, reduzindo as perdas mecânicas.

Esses óleos também possuem maior resistência à alta temperatura, para evitar a coqueificação — quando o óleo parado ao redor da árvore esquenta a ponto de “cozinhar”, perdendo suas propriedades.

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Algumas recomendações, porém, são universal: verifique sempre o nível do óleo do motor entre as revisões, respeite o intervalo das revisões e siga as especificações do óleo lubrificante definidas pela fabricante do carro.

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