Clique e Assine QAUTRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Estudo aponta que carros elétricos poluem até 68% menos que os a combustão

O estudo analisou as emissões de carbono entre veículos eletrificados e de combustão, levando em consideração desde a produção até o descarte de componentes

Por João Vitor Ferreira
5 ago 2021, 15h19
Carro elétrico abastecendo em eletroposto
(Ivan Radic on Visualhunt/Reprodução)

Tudo indica que a eletrificação será o futuro dos veículos, mas ainda há quem discorde. Dentre os principais argumentos contrários está o de que o lado ecológico do carro elétrico é exposto sem considerar a carbono necessária para construir e reciclar os carros. Mas uma nova pesquisa faz esse argumento cair por terra.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90

Publicado por Georg Bieker, no Conselho Internacional de Transporte Limpo, o documento apresenta que um veículo elétrico om bateria de tamanho médio emite, ao longo da sua vida útil, entre 60% e 68% menos carbono na comparação com um motor de combustão interna.

Continua após a publicidade

A tendência é que esse valor aumente à medida em que mais eletricidade renovável for usada nos processos de produção e descarte de componentes.

O estudo é abrangente e compara as emissões de carbono ao longo de todo o ciclo de vida de veículos dos EUA, China, Índia e Europa, tanto hoje como em 2030. As emissões dos processos de fabricação e reciclagem, ou descarte, de diversos componentes também foram consideradas.

Continua após a publicidade
elétricos
(Alexandre Battibugli/Quatro Rodas)

O levantamento também compara as emissões de uma ampla gama de mecânicas eletrificadas: híbridos plug-in (PHEV), híbridos elétricos (HEV), elétricos com bateria (BEV) e os a hidrogênio, movidos a células de combustível (FCEV), e também as emissões de carbono de diversos tipos combustíveis (fósseis, biocombustíveis, hidrogênio, eletricidade e e-combustíveis).

Outros dois últimos fatores compõem o resultado final. O primeiro é o consumo de energia e combustível no mundo real que, de acordo com o relatório, é de extrema importância quando se trata dos PHEVs. Por fim, o estudo leva em consideração o fato de que a produção de energia deve se tornar mais limpa ao longo do tempo, baseando-se nos interesses mútuos dos governos.

gRÁFICO COM AS EMISSÕES DE CARBONO
Gráfico compara as emissões de carbono entre os veículos de combustão interna (ICEV) e os elétricos movidos a bateria (BEV) (International Council on Clean Transportation/Reprodução)

Os resultados apontam que, levando em consideração todo o ciclo de vida, um elétrico usado  na Europa emite entre 66% a 69% menos carbono que um veículo movido a gasolina. Nos EUA o intervalo é um pouco menor, entre 60% e 66%. Já na China (37% – 45%) e Índia (19% – 34%) a proporção parece pequena, mas, mesmo assim, prova que o veículo elétrico é menos poluente do que o movido a combustão interna.

Continua após a publicidade

O estudo ainda prevê números mais promissores. Se até 2030 as quatro regiões cumprirem seus programas de descarbonização, teremos uma diferença de mais de 70% para a Europa, e de 62% a 72% nos EUA. Na China, esse valor poderá chegar a 64%, enquanto na Índia o máximo aumentaria para 56%.

Já os veículos que usam células de combustível, como os movidos a hidrogênio, por exemplo, atualmente são de 26% a 40% menos ofensivos se comparados aos movidos a gasolina. Isso porque, o hidrogênio é extraído utilizando a reforma de gás natural a vapor. Caso esse método seja substituído por outro que utilize energia renovável a diferença saltaria para até 80%.

No caso dos híbridos, os resultados não são promissores. Segundo a análise de Bieker, os híbridos não chegam a 20% menos emissões se comparados aos que usam gasolina. Os híbridos plug-in não chegam a 30% na China e Europa. Nos EUA, ficam entre 42% e 46% (a Índia não possui um número expressivo de carros híbridos plug-in).

Continua após a publicidade

Se compararmos com os BEVs, os plug-in emitirão uma quantidade bem superior de carbono durante seu ciclo de vida em todas as três regiões. E com a descarbonização da rede de produção, essa lacuna entre eles tende a ficar cada vez maior.

O autor do estudo ainda diz que para atingir as metas do Acordo de Paris “o registro de novos veículos com motor de combustão deve ser eliminado no período de 2030-2035”. Nem mesmo a introdução de novos biocombustíveis conseguiria manter os motores a combustão vivos. 

Continua após a publicidade

Além da Europa, que está ficando cada vez mais rigorosa em relação às emissões de carbono pelos carros, a Califórnia, por exemplo, também está tomando suas medidas. Em setembro, o governador do estado americano, Gavin Newsom, assinou uma ordem que, a partir de 2035, apenas veículos com zero emissões poderão ser vendidos.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital

Edição de julho
A edição 747 de QUATRO RODAS já está nas bancas! (Quatro Rodas/Quatro Rodas)
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.