Devo manter o mesmo intervalo de troca de óleo quando as revisões acabam?
O manual do carro prevê um ciclo de revisões que pode durar meros 80.000 km. O que fazer depois disso?
Luiz Carlos, Itaberaba (BA)
Esta resposta vem da Toyota do Brasil. Todo veículo possui um plano de manutenção específico no Manual do Proprietário. Utilizando como exemplo o Toyota Corolla, no seu manual de manutenção constam as revisões até 80.000 km, com itens para inspeção e substituição. Após 80.000 km, o plano retoma os itens de substituição e verificações da revisão de 10.000 km.
Quando a quilometragem for ainda maior, a dica é diminuir em 20% os intervalos preconizados no plano de manutenção inicial. E não custa lembrar que, hoje, um motor é feito para rodar pelo menos 240.000 km sem grandes intervenções.
Como deixar a manutenção do carro em dia após o fim da garantia?
É quase um roteiro previsível. Terminada a garantia, o dono do carro corre da concessionária. Só que para fugir dos preços tradicionalmente mais caros da rede autorizada, muitas vezes o proprietário também abandona as revisões preventivas regulares.
E é aí que mora o perigo. Passada a cobertura de fábrica, é ainda mais imprescindível manter a manutenção em prazos fixos – e até menores. A boa prática evitará defeitos que poderão exigir reparos emergenciais ainda mais caros que uma revisão.
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“Um aspecto interessante é que um veículo é projetado e desenvolvido para aguentar 240.000 km, ou dez anos. Ou seja, tem de garantir o funcionamento de suas partes essenciais nesse período ou quilometragem”, diz Erwin Franieck, mentor de Engenharia Avançada da SAE Brasil.
Assim é como a indústria define a “vida nominal” do carro. Trata-se de um padrão internacional que prevê que o veículo tem de, dentro desse tempo, garantir que seus principais componentes funcionem corretamente. Porém, para isso, a correta manutenção é fundamental.
O bom é que não há grandes mistérios para manter essas revisões pós-garantia. Se você for correr das concessionárias, opte por uma oficina não só com boa reputação mas que tenha ferramental adequado e aparelhos de diagnose, o chamado scanner automotivo, que descobre falhas mais rapidamente e com precisão.