Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Devo manter o mesmo intervalo de troca de óleo quando as revisões acabam?

O manual do carro prevê um ciclo de revisões que pode durar meros 80.000 km. O que fazer depois disso?

Por Leonardo Barboza
Atualizado em 15 jan 2022, 20h34 - Publicado em 15 jan 2022, 15h21
óleos
 (Christian Castanho/Quatro Rodas)
Continua após publicidade
Na garantia a troca de óleo é feita a cada 10.000 km ou 1 ano. Depois, a troca deverá ser igual, mesmo para veículos acima dos 60.000 km rodados?

Luiz Carlos, Itaberaba (BA)

Esta resposta vem da Toyota do Brasil. Todo veículo possui um plano de manutenção específico no Manual do Proprietário. Utilizando como exemplo o Toyota Corolla, no seu manual de manutenção constam as revisões até 80.000 km, com itens para inspeção e substituição. Após 80.000 km, o plano retoma os itens de substituição e verificações da revisão de 10.000 km.

Quando a quilometragem for ainda maior, a dica é diminuir em 20% os intervalos preconizados no plano de manutenção inicial. E não custa lembrar que, hoje, um motor é feito para rodar pelo menos 240.000 km sem grandes intervenções.

Como deixar a manutenção do carro em dia após o fim da garantia?

JAGUAR LANDROVER

Continua após a publicidade

É quase um roteiro previsível. Terminada a garantia, o dono do carro corre da concessionária. Só que para fugir dos preços tradicionalmente mais caros da rede autorizada, muitas vezes o proprietário também abandona as revisões preventivas regulares.

E é aí que mora o perigo. Passada a cobertura de fábrica, é ainda mais imprescindível manter a manutenção em prazos fixos – e até menores. A boa prática evitará defeitos que poderão exigir reparos emergenciais ainda mais caros que uma revisão.

Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90

“Um aspecto interessante é que um veículo é projetado e desenvolvido para aguentar 240.000 km, ou dez anos. Ou seja, tem de garantir o funcionamento de suas partes essenciais nesse período ou quilometragem”, diz Erwin Franieck, mentor de Engenharia Avançada da SAE Brasil.

Continua após a publicidade

Assim é como a indústria define a “vida nominal” do carro. Trata-se de um padrão internacional que prevê que o veículo tem de, dentro desse tempo, garantir que seus principais componentes funcionem corretamente. Porém, para isso, a correta manutenção é fundamental.

O bom é que não há grandes mistérios para manter essas revisões pós-garantia. Se você for correr das concessionárias, opte por uma oficina não só com boa reputação mas que tenha ferramental adequado e aparelhos de diagnose, o chamado scanner automotivo, que descobre falhas mais rapidamente e com precisão.

Clique aqui para continuar lendo

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.