Correio Técnico: para que serve o botão “Rest” do ar-condicionado?

Função pouco comum em carros nacionais tem aplicação útil, mas específica para certos climas e mercados

Função “Rest” do ar-condicionado geralmente equipa veículos europeus e norteamericanos

Função “Rest” do ar-condicionado geralmente equipa veículos europeus e norteamericanos (Marco de Bari/Quatro Rodas)

Qual é a função do botão Rest do ar-condicionado? – Iago Vilhardo, São Paulo (SP)

Ele possibilita a ventilação da cabine mesmo com o veículo desligado. O item é mais comum em carros europeus, onde o inverno demanda diferentes soluções para manter o interior quente em paradas curtas.

No Brasil, essa função permite manter o veículo menos quente ao ser estacionado sob o sol, por exemplo. Outro benefício desse sistema é ser acompanhado do monitoramento da bateria, desligando-se automaticamente caso a carga fique baixa.

Alguns carros também permitem agendar a climatização por horário ou usando um aplicativo de celular. Vale lembrar que, em veículos a combustão, esse modo não ativa o compressor do ar-condicionado ou o aquecimento, e geralmente a velocidade do eletroventilador é reduzida.

Combustão 0, Híbridos/Elétricos 1

Veículos elétricos e híbridos plug-in têm uma vantagem neste quesito. Como o ar-condicionado desses modelos é elétrico, ele pode ser ativado com o carro desligado, usando apenas a energia da bateria de alta tensão.

Em modelos como o BMW i3 é possível até agendar a climatização pelo celular para alguns minutos antes de você sair com o carro. Com isso, é possível entrar no veículo com a cabine já fria (ou quente).

Nos modelos com partida remota, como o Honda Civic Touring e EXL, é possível ativar o ar-condicionado junto do motor a combustão por distância.

Mas isso exige não só que o proprietário esteja próximo do veículo, como o mesmo também deve estar em um ambiente ventilado, para evitar intoxicação.

Tem outras dúvidas? Envie sua pergunta para correiotecnico@abril.com.br!

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s