Barulhos na caixa de direção do Ford Focus

Proprietários do modelo reclamam de barulho na peça, que às vezes exige a substituição até três vezes

auto-defesa auto-defesa

auto-defesa (/)

Já é incômodo quando um carro novo apresenta defeitos após sair da loja, mas tudo se torna pior quando eles não conseguem ser sanados pela rede autorizada. Essa é a situação de donos da terceira geração do Focus (lançada na linha 2014), que reclamam de barulho na caixa de direção. Segundo proprietários de versão hatch e sedã, o ruído vem da parte da frente e passa a impressão de que há uma peça metálica solta sob o capô.

Feito o diagnóstico, a concessionária geralmente decide substituir a caixa de direção. Mas aí vem outro problema: a espera nem sempre é acompanhada pela solução. “Depois de demorarem 47 dias para trocar a caixa, o carro apresentou o mesmo problema e teve de voltar à autorizada”, diz o médico Roney Vicente de Souza, de Belo Horizonte (MG), dono de um Focus 1.6 2014.

Por causa da dificuldade de eliminar o barulho ou por falta de peças, há oficinas aguardando uma caixa há mais de cinco meses ou autorizadas com até seis carros esperando o reparo. Alguns proprietários optam por conseguir a solução por meio de decisões judiciais, como é o caso do funcionário público Anderson Marinho de Mello, de Chopinzinho (PR), dono de um Focus Hatch 1.6 2014. “Depois que substituíram três caixas e uma coluna de direção e não resolveram a falha, procurei um advogado, que conseguiu por liminar que me fornecessem um carro até que tudo fosse solucionado. Afinal, trata-se de um item que compromete a segurança”, afirma.

Após contatarmos oito revendas de São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, descobrimos que no dia 26 de junho de 2014 a Ford emitiu à sua rede autorizada um boletim de serviço cuja seção de manutenção 204-00 recomenda colocar uma arruela de ajuste no lado direito da base da caixa de direção. Se o ruído diminuir ou cessar, é sinal de que o defeito está na caixa, que deve ser trocada. Se persistir, deve-se procurar a falha em outras partes.

O POVO RECLAMA

“Com seis meses de uso, meu Focus terá a caixa de direção trocada pela terceira vez e o ruído continua.” Arnóbio Paulo de Medeiros Filho, engenheiro, João Pessoa (PB)

“A concessionária disse que meu carro não era o único com esse problema e que eles haviam recebido uma mensagem da Ford dizendo que estão desenvolvendo uma nova caixa de direção.” Airton Coelho Vieira, analista de sistemas, Petrópolis (RJ)

RESPOSTA

Até o fechamento desta edição, a Ford não havia se pronunciado oficialmente sobre o caso.

CONTE-NOS SEU PROBLEMA

Seu carro tem algum defeito de fabricação ou de projeto que o deixa irritado? Ouviu falar de problema que mereça um recall? Passou por uma situação em que seus direitos de consumidor foram violados? Então escreva para nós: 4rodas.abril@abril.com.br

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s