PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Continua após publicidade

Autodefesa: Toyota RAV4 com problemas no câmbio

Problemas que afetam o modelo no exterior também ocorrem no Brasil, mas a garantia não cobriu o defeito nos carros importados

Por Waldez Carmo Amorim
Atualizado em 11 Maio 2021, 15h58 - Publicado em 1 jun 2018, 13h30
JONATHANSAMOS_RAV4_3.JPG
Jonathan: carro parado há quase quatro meses (Alexandre Battibugli/Quatro Rodas)

Desde o final de 2016, os proprietários do RAV4 começaram a relatar um defeito no câmbio que equipa a segunda geração do Toyota RAV4, produzido entre 2000 e 2005.

A principal queixa deles é a falta de atenção da marca com os veículos vendidos no Brasil, já que no restante do mundo a Toyota assumiu a falha e até aumentou a garantia da peça para dez anos.

Entre as falhas, há mau funcionamento, com trancos ou a demora na troca das marchas.

“Nos outros países, a Toyota reconheceu o problema e trocou o módulo do câmbio de graça, mesmo que a garantia tenha terminado. Isso não ocorre no Brasil”, afirma o desenhista Marcelo Gomes da Rocha, de São Paulo (SP), dono de um RAV4 2003.

Continua após a publicidade

“Após receber o orçamento de autorizada de R$ 5.750 pesquisei na internet e encontrei uma oficina que fez o conserto por 20% desse valor.”

Outra reclamação dos proprietários do SUV da Toyota é o aumento no preço desse módulo desde que os veículos começaram a apresentar a falha, o que ocorre geralmente a partir dos 90.000 km, como conta o engenheiro Jonathan Samos Guardia, de São Paulo.

“A peça que em 2014 custava R$ 2.500, hoje está saindo por R$ 8.145”, reclama o proprietário de um RAV4 2001, que está parado na oficina desde dezembro passado.

Continua após a publicidade

Devido ao alto custo, algumas oficinas passaram a fazer o conserto por preços bem menores.

“Atendi mais de dez casos de RAV4 com esse problema. O defeito se manifesta em alguns componentes do módulo que controla o câmbio.

O reparo dessas peças custa a partir de R$ 700 e demora um dia”, explica Gustavo Malacrida Novelli, técnico da Guz Módulos, de Santo André (SP).

Continua após a publicidade

Consultada, a Toyota do Brasil disse que dois dos leitores ouvidos pela reportagem foram encaminhados ao suporte técnico e receberam o orçamento para o conserto.

“A Toyota esclarece que não foi realizado recall desse modelo com o problema relatado nos países em que é comercializado e permanece à disposição.”

O POVO RECLAMA

“Nos últimos cinco anos percebi que o câmbio demorava a trocar a terceira marcha com o motor frio. Com o passar do tempo, as trocas ficaram cada vez mais demoradas.” Petia Michail Duarte, engenheiro mecânico, São Paulo (SP)

“Eu fiquei decepcionado com a maneira como a Toyota tratou o meu caso. Eles pediram quase R$ 6.000 para trocar o módulo eletrônico do meu carro sem seque analisar a peça. Ainda bem que, pesquisando na internet, encontrei um lugar que consertou o carro mais barato.” Marcelo Gomes da Rocha, desenhista, São Paulo (SP)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.