Clique e Assine QAUTRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Autodefesa: Jeep Compass com problemas elétricos

Pane no SUV apaga farol, desliga o motor e deixam os proprietários parados na rua

Por Waldez Carmo Amorim
Atualizado em 11 Maio 2021, 14h53 - Publicado em 26 abr 2018, 14h21
Jeep Compass
“O motor desligou e ligou sozinho”, diz Mauro Cruz (Alexandre Battibugli/Quatro Rodas)

Panes que desligam o motor com o veículo em movimento e faróis que acendem e apagam sozinhos, assim como o painel, são as principais queixas que encontramos quando se digita no Google “problemas elétricos do Jeep Compass”.

As falhas ocorrem sem nenhum aviso, como explica o proprietário Mauro Sérgio Cruz, de São Paulo (SP). “Estava dirigindo com o piloto automático ativado quando o motor desligou e ligou sozinho”, afirma o dono de um Compass Longitude 2017.

Além das falhas, aparecem alertas no painel, como aconteceu com o representante comercial Nelsneir Neves de Aguiar, de São Paulo (SP). “Assim que retirei meu Compass Longitude 2017 da concessionária, acendeu uma luz vermellha, solicitando a verificação do motor, e depois a amarela, que indica avaria na injeção eletrônica.

Após rodar alguns quilômetros, as borboletas do câmbio atrás do volante deixaram de funcionar e as marchas não trocavam mais”, lembra Nelsneir. Depois de várias visitas à autorizada, ele ouviu que não havia problema algum. “Agora, só uso o Compass para rodar na cidade e viajo apenas com meu outro carro.”

Continua após a publicidade

Outro problema comum ao SUV é o apagão das luzes do quadro de instrumentos, defeito que já ocorreu com o Compass da nossa frota de Longa Duração. A especialista em TI Cláudia Sawada, de São Paulo (SP), diz que a luz de injeção acendeu, o motor deixou de funcionar no meio da rua e o painel apagou. “Tive de levar meu Compass para a concessionária no guincho.”

Na maioria dos casos, as falhas eletrônicas podem ser solucionadas ao colocar o câmbio em Neutro, desligar e religar o motor várias vezes até ele voltar a funcionar, como contaram funcionários de concessionárias e uma parte dos 35 proprietários consultados para esta reportagem.

Questionada sobre os casos apurados, a Jeep diz que não “há dados indicativos suficientes” para concluir que existe “vício de produto no sistema elétrico dos Jeep Compass”.

Em nosso teste de Longa Duração, apesar dos elogios à motorização diesel e ao conforto, outro problema elétrico que incomoda é o acionamento involuntário do farol alto quando o motorista tenta utilizar o pisca para sinalizar mudança de direção.

Continua após a publicidade

O POVO RECLAMA

“Assim que comprei meu Compass, apareceu no painel um alerta de defeito no start-stop. Levei o carro à concessionária, e o técnico disse que não era um problema grave e não quiseram me atender.” – Vicente Barsted, engenheiro, Rio de Janeiro (RJ)

“Quando eu estava  estacionando, o motor do carro desligou, mas deixou ligadas as luzes do painel, o rádio e o ventilador.Em outras oportunidades, tive dificuldade para ligar e desligar o carro, pois o botão de partida não funcionava.” – Walfrêdo Galvão Filho, oficial do Exército, João Pessoa (PB)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.