Autodefesa: Jeep Compass com problemas elétricos

Pane no SUV apaga farol, desliga o motor e deixam os proprietários parados na rua

Jeep Compass “O motor desligou e ligou sozinho”, diz Mauro Cruz

“O motor desligou e ligou sozinho”, diz Mauro Cruz (Alexandre Battibugli/Quatro Rodas)

Panes que desligam o motor com o veículo em movimento e faróis que acendem e apagam sozinhos, assim como o painel, são as principais queixas que encontramos quando se digita no Google “problemas elétricos do Jeep Compass”.

As falhas ocorrem sem nenhum aviso, como explica o proprietário Mauro Sérgio Cruz, de São Paulo (SP). “Estava dirigindo com o piloto automático ativado quando o motor desligou e ligou sozinho”, afirma o dono de um Compass Longitude 2017.

Além das falhas, aparecem alertas no painel, como aconteceu com o representante comercial Nelsneir Neves de Aguiar, de São Paulo (SP). “Assim que retirei meu Compass Longitude 2017 da concessionária, acendeu uma luz vermellha, solicitando a verificação do motor, e depois a amarela, que indica avaria na injeção eletrônica.

Após rodar alguns quilômetros, as borboletas do câmbio atrás do volante deixaram de funcionar e as marchas não trocavam mais”, lembra Nelsneir. Depois de várias visitas à autorizada, ele ouviu que não havia problema algum. “Agora, só uso o Compass para rodar na cidade e viajo apenas com meu outro carro.”

Outro problema comum ao SUV é o apagão das luzes do quadro de instrumentos, defeito que já ocorreu com o Compass da nossa frota de Longa Duração. A especialista em TI Cláudia Sawada, de São Paulo (SP), diz que a luz de injeção acendeu, o motor deixou de funcionar no meio da rua e o painel apagou. “Tive de levar meu Compass para a concessionária no guincho.”

Na maioria dos casos, as falhas eletrônicas podem ser solucionadas ao colocar o câmbio em Neutro, desligar e religar o motor várias vezes até ele voltar a funcionar, como contaram funcionários de concessionárias e uma parte dos 35 proprietários consultados para esta reportagem.

Questionada sobre os casos apurados, a Jeep diz que não “há dados indicativos suficientes” para concluir que existe “vício de produto no sistema elétrico dos Jeep Compass”.

Em nosso teste de Longa Duração, apesar dos elogios à motorização diesel e ao conforto, outro problema elétrico que incomoda é o acionamento involuntário do farol alto quando o motorista tenta utilizar o pisca para sinalizar mudança de direção.

O POVO RECLAMA

“Assim que comprei meu Compass, apareceu no painel um alerta de defeito no start-stop. Levei o carro à concessionária, e o técnico disse que não era um problema grave e não quiseram me atender.” – Vicente Barsted, engenheiro, Rio de Janeiro (RJ)

“Quando eu estava  estacionando, o motor do carro desligou, mas deixou ligadas as luzes do painel, o rádio e o ventilador.Em outras oportunidades, tive dificuldade para ligar e desligar o carro, pois o botão de partida não funcionava.” – Walfrêdo Galvão Filho, oficial do Exército, João Pessoa (PB)

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

  1. Marcelo Uriarte

    Pois é. Tenho o meu Compass Limited 2017 desde maio/2017, que recém passou de 15.000 km, e não tenho reclamações como as relatadas. Penso que a versão Flex poderia melhorar a resposta do motor e a economia de combustível, mas a eletrônica embarcada (pacote Hitech com ACC, autopark, 506 watts de som, etc), o isolamento acústico e o conforto no rodar são imbatíveis. Eu seria suspeito de dizer isso por ser o dono, mas é o relato comum de amigos a quem eventualmente cedo uma carona.

  2. Giselle Martinelli Chunques

    Tenho um Jeep Compass 2018 que já apresentou, por duas vezes, problema no Start Stop. A Jeep do Brasil tem um sério problema em admitir vícios de qualidade. É o pior pós vendas que já conheci.

  3. carlos rodrigues

    A questão é que com tanta eletrônica embarcada nos carros atualmente, podem surgir situações que não chegam a ser um problema. As vezes uma simples oscilação na tensão de um módulo eletrônico pode gerar uma falha em vários sistema, problema que pode ser solucionado apenas ligando e desligando o veiculo. Não sei se é o caso dos problemas citado na reportagem, até pq, sequer possuo o modelo da reportagem, mas quando se trata de problemas de erro em sistemas eletrônicos, essas falhas são bem suscetíveis de ocorrer. Espero que se for mesmo confirmado algum problema em algum componente, que a JEEP assuma e agende logo recall para solucionar e não fique fazendo recall branco por baixo dos panos, como certas montadoras costumam fazer.

  4. Luiz Frederico Lopes de Oliveira

    GRAVÍSSIMO: Compass e Renegade tem entrada de ar baixa e provoca calço hidráulico ao passar em alagamentos. São várias reclamações no reclameaqui. Também tem uma matéria no site noticiasautomotivas.
    Como já foi citado em comentários anteriores, o que é pior ” A Jeep do Brasil tem um sério problema em admitir vícios de qualidade”

  5. Estou passando por um problema muito parecido com alguns dos relatados pela reportagem. Explico melhor nesse texto: https://www.facebook.com/eric.universo.brasil/posts/1601280996585944

  6. Vinicius Mello

    Meu Jeep tem 4 mil Km já aconteceu de tudo, parou de funcionar em movimento, não liga de manhã , não liga depois de desligado pelo star stop e o multi mídia não funciona enfim tentei resolver de forma amigável com a jeep eles não se importaram ! Gravei uma reportagem comentando meus problemas com meu carro ! Perderam um cliente fiel……