Autodefesa: ruídos estranhos no rodar do VW Jetta 2.0 TSI
Problema de rolamento? Não, o excesso de ruído ao rodar do Jetta 2.0 TSI vem dos pneus
Muitas vezes, um ruído anormal pode ser sinal de que algo está errado com o carro. Pensando assim, uma parte de donos do Jetta 2.0 TSI modelos 2011 a 2013 estão preocupados com o excesso de barulho emitido pelos pneus Bridgestone originais do sedã importado do México.
Até o fechamento desta edição, recebemos a reclamação de 15 proprietários relatando problemas semelhantes ao do administrador Caio Zampoli, de São Paulo (SP). “Levei o carro à concessionária por causa dos barulhos nas rodas pensando ser no rolamento”, diz o dono de um Jetta 2.0 TSI 2012. O técnico da oficina disse a Zampoli que conhecia o ruído e que seria causado pela escamação do pneu, processo em que a borracha se desgasta, deixando a superfície irregular. “Como a concessionária não assumia a falha, procurei uma autorizada Brigestone. Mas esta alegou que o problema era causado pelo mau uso e pediu para reclamar com a Volks. Após seis meses de trocas de mensagens com a matriz alemã e a filial brasileira, enfim a VW trocou os pneus.
Como o ruído nas rodas se assemelha ao do ronco de rolamento defeituoso, algumas autorizadas acabam checando a peça e não encontram o defeito, como ocorreu com a advogada Carolina Neves, de São Paulo (SP). “Logo após comprar meu Jetta TSI 2012, percebi um barulho que parecia de rolamento quebrado. Mas em todas as revisões a concessionária dizia que não havia problema. Então pesquisamos na internet e descobri que o ruído era do pneu.”
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Segundo alguns proprietários, a solução para acabar com o ruído é trocar os pneus originais Bridgestone Potenza RE 050 225/45 R17 pelo modelo Continental Sport Comfort 3, de mesma medida.
Contatada, a Volkswagen diz que esse ruído pode ser notado “em função da combinação do tipo de piso com o perfil da banda de rodagem dos pneus”, mas que ele nunca afeta a segurança do veículo. A marca também diz que todos os donos de Jetta que “procuraram uma concessionária ou representante do fabricante de pneus tiveram seu caso analisado individualmente e foram atendidos com uma solução técnica apropriada”.
O POVO RECLAMA
“O barulho nos pneus começou aos 17000 km e não parou. Já coloquei quatro pneus novos que a Volks enviou, mas o problema continua.” – Sérgio Luiz Tolotti, contador, Ijuí (RS).
“Um especialista em pneu sugeriu trocar o Bridgestone original por um Continental para eliminar o ruído.” – José Roberto de Andrade Filho, engenheiro, Rio de Janeiro (RJ).
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