Relâmpago: Assine Digital Completo por 3,99

Autodefesa: ruídos estranhos no rodar do VW Jetta 2.0 TSI

Problema de rolamento? Não, o excesso de ruído ao rodar do Jetta 2.0 TSI vem dos pneus

Por Waldez Carmo Amorim
Atualizado em 22 abr 2021, 22h57 - Publicado em 13 nov 2014, 16h57

Autodefesa: VW Jetta 2.0 TSI

Muitas vezes, um ruído anormal pode ser sinal de que algo está errado com o carro. Pensando assim, uma parte de donos do Jetta 2.0 TSI modelos 2011 a 2013 estão preocupados com o excesso de barulho emitido pelos pneus Bridgestone originais do sedã importado do México.

Até o fechamento desta edição, recebemos a reclamação de 15 proprietários relatando problemas semelhantes ao do administrador Caio Zampoli, de São Paulo (SP). “Levei o carro à concessionária por causa dos barulhos nas rodas pensando ser no rolamento”, diz o dono de um Jetta 2.0 TSI 2012. O técnico da oficina disse a Zampoli que conhecia o ruído e que seria causado pela escamação do pneu, processo em que a borracha se desgasta, deixando a superfície irregular. “Como a concessionária não assumia a falha, procurei uma autorizada Brigestone. Mas esta alegou que o problema era causado pelo mau uso e pediu para reclamar com a Volks. Após seis meses de trocas de mensagens com a matriz alemã e a filial brasileira, enfim a VW trocou os pneus.

Como o ruído nas rodas se assemelha ao do ronco de rolamento defeituoso, algumas autorizadas acabam checando a peça e não encontram o defeito, como ocorreu com a advogada Carolina Neves, de São Paulo (SP). “Logo após comprar meu Jetta TSI 2012, percebi um barulho que parecia de rolamento quebrado. Mas em todas as revisões a concessionária dizia que não havia problema. Então pesquisamos na internet e descobri que o ruído era do pneu.”

Segundo alguns proprietários, a solução para acabar com o ruído é trocar os pneus originais Bridgestone Potenza RE 050 225/45 R17 pelo modelo Continental Sport Comfort 3, de mesma medida.

Contatada, a Volkswagen diz que esse ruído pode ser notado “em função da combinação do tipo de piso com o perfil da banda de rodagem dos pneus”, mas que ele nunca afeta a segurança do veículo. A marca também diz que todos os donos de Jetta que “procuraram uma concessionária ou representante do fabricante de pneus tiveram seu caso analisado individualmente e foram atendidos com uma solução técnica apropriada”.

Continua após a publicidade

O POVO RECLAMA

“O barulho nos pneus começou aos 17000 km e não parou. Já coloquei quatro pneus novos que a Volks enviou, mas o problema continua.” – Sérgio Luiz Tolotti, contador, Ijuí (RS).

“Um especialista em pneu sugeriu trocar o Bridgestone original por um Continental para eliminar o ruído.” – José Roberto de Andrade Filho, engenheiro, Rio de Janeiro (RJ).

CONTE-NOS SEU PROBLEMA

Seu carro tem algum defeito de fabricação ou de projeto que o deixa irritado? Ouviu falar de problema que mereça um recall? Passou por uma situação em que seus direitos de consumidor foram violados? Então escreva para nós: 4rodas.abril@abril.com.br

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIA DAS MÃES

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.