Autodefesa: problemas no câmbio DSG

Proprietários de modelos da Audi e da Volkswagen reclamam de falhas e quebras do câmbio DSG

Autodefesa: câmbio DSG

Presente nos modelos da Audi e da Volkswagen, a transmissão automatizada de dupla embreagem DSG já é conhecida no mercado por gerar um típico ruído metálico que incomoda alguns motoristas. Mas só recentemente começaram a surgir reclamações dos proprietários relatando problemas mais graves, como marchas que não engatam ou câmbio que deixa de funcionar.

Dono de um Golf 1.4 TSI 2014, o servidor público Carlos Henrique Uint conta que, ainda com 500 km de uso, apareceu no painel um aviso de avaria na transmissão. “Ela parou de funcionar. Não engatava nenhuma marcha. Tive de chamar o guincho e levar o veículo até uma concessionária”, explica Uint. “No final, trocaram o câmbio em garantia. Mas vi que na nota o custo total foi de R$ 20.000. Agora não consigo confiar no carro. Quem me garante que esse DSG não vai falhar outra vez?”

O empresário Caio Navarro Almeida, de Mogi das Cruzes (SP), também passou por uma dor de cabeça semelhante com seu Audi A3 2.0 2009. “Logo depois de comprá-lo, já usado, a ré desengatava sozinha. Mandei trocar o óleo e recalibrar as embreagens, mas após um mês o problema voltou pior. O carro começou a desengatar as outras marchas em movimento. Por fim, o câmbio travou em P e foi preciso mandá-lo para a oficina.”

Segundo César Sanches, dono da Automatik, oficina especializada em câmbios automáticos, o defeito é conhecido. “Já atendi mais de 100 veículos equipados com DSG”, diz.

Consultada sobre o problema, a Volkswagen disse que os relatos da reportagem são “ocorrências pon­tuais” e que não há registro de quebras de DSG nos seus veículos. Afirma ainda que, dos casos encaminhados, dois proprietários tiveram o carro reparado e um deles não deixou o veículo para análise. Já a Audi alegou que um dos donos havia remapeado o motor, e por isso estava fora da garantia, e outros dois não encaminharam o veículo à autorizada, o que impediu o diagnóstico mecânico.

O POVO RECLAMA

“Trocaram a embreagem do meu carro duas vezes e agora trocaram o câmbio, mas o problema continua.” – Fábio Pereira, São Paulo (SP), dono de um Golf 1.4 TSI 2013.

“Um dia o câmbio fez um barulho estranho e apareceu no painel a mensagem de avaria na transmissão. Engatava apenas a marcha a ré. Na concessionária, cobraram R$ 19.000 pelo conserto.” – Antonio Celestrino, São Paulo SP, dono de um Golf 1.4 TSI 2013.

“Estava quase chegando em casa e o carro parou. Eu acelerava, o giro subia, mas não saía do lugar. As marchas não engatavam mais.” – Leandro Abrahão, Osasco SP, dono de um Audi A1 TSI 2011.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

  1. César Scheid

    deu ruim

  2. Marco Sabino

    O Problema está dando com os carros novos, poucos anos, e são em todos os tipos de Automátizados, estava pensando num próximo carro um A4 1.4, ou o Golf com mesmo Motor, além disso não é só câmbio, tem também problemas com Bicos Injeção direta e a Bomba de Alta que não casou com nossa água na Gasolina, ou seja são carros Mandioca, ou melhor Lasanha KKK. Da um Salve para o antigo Câmbio de 4 Marchas padrão Americano que roda 20 anos de boa. Se já não presta novo, imagina rodadão com 10 anos de uso, é Oficina na certa.

  3. Estou com o mesmo problema no meu AudiA1; porem já não está mais na garantia e o valor do concerto custa quase a metade do valor do carro; ABSURDO

  4. Felippe M Moura

    Quando forem comprar volks COMPREM AUTOMATICOS MESMO O TAL TIPTRONIC E NÃO O DSG AUTOMATIZADO PROBLEMÁTICO COM PEÇAS DE MÁ QUALIDADE, vai a dica isso não importa o ano o da ford é a mesma coisa power shift.

  5. Samuel Palca Luchetti

    Palhaçada da Volks, não respeita o consumidor. Por isso vai de CVT que não tem dor de cabeça.

  6. Andre Shimabuku

    Tenho um Golf TSI 1.4 2015, a pouco mais de 2 meses o cambio DSG do meu carro deu pau. Deu aviso de avaria no cambio, marcha Ré não funciona, o carro simplesmente nao ligava. Chamei o guincho e levei na concessionaria que eu comprei o carro, Amzaon, diagnosticaram defeito na Mecatronica do cambio e também da uma das sondas lambda, foi feita a troca dos mesmos na garantia e depois de 15 dias retirei o carro. Agora, quando eu ando em ruas irregulares, cheias de remendos ou buracos que é normal em SP, as trocas de marcha da 1ª a 3ª marcha acontecem quase a 3.500 rpm, em ruas lisas as trocam são feitas normalmente a 2.000/2.500 rpm e nas reduções de velocidade voce sente mais as reduções de marcha. Os consultores técnicos que me atenderam afirmaram que essa configuração é da atualização da Mecatronica que foi trocado e que é normal. Enfim….Afirmaram ainda que o problema nesse cambio DSG é cronico!! No mesmo dia que levei o meu carro para a CSS, tinham mais 4 Golfs com problemas de cambio DSG. Minha preocupação hoje é que faltam 10 meses para o término da garantia, depois dessa prazo, se o cambio der defeito de novo?? A VW vai garantir o cambio que foi consertado ou vai me cobrar o serviço?? R$ 20.000,00?? Absurdo!! Não seria o caso de uma garantia estendida pelo menos do cambio?? Acorda VW

  7. Câmbio DSG do Golf, Audi e Jetta. Na Alemanha a VW faz o conserto de graça após o termino da garantia, óbvio, mas aqui o consumidor que se dane. Tenho um Golf TSI 2014 com problema que a VW se recusa consertar. O certo seria buscar meus direitos na justiça, mas como é caro e demorado, optei por bancar o conserto e vender o carro e a VW perdeu um cliente, VW nunca mais!