Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês

Autodefesa: problemas no câmbio DSG

Proprietários de modelos da Audi e da Volkswagen reclamam de falhas e quebras do câmbio DSG

Por Waldez Carmo Amorim Atualizado em 3 Maio 2021, 12h04 - Publicado em 19 Maio 2016, 17h20

Autodefesa: câmbio DSG

Presente nos modelos da Audi e da Volkswagen, a transmissão automatizada de dupla embreagem DSG já é conhecida no mercado por gerar um típico ruído metálico que incomoda alguns motoristas. Mas só recentemente começaram a surgir reclamações dos proprietários relatando problemas mais graves, como marchas que não engatam ou câmbio que deixa de funcionar.

Dono de um Golf 1.4 TSI 2014, o servidor público Carlos Henrique Uint conta que, ainda com 500 km de uso, apareceu no painel um aviso de avaria na transmissão. “Ela parou de funcionar. Não engatava nenhuma marcha. Tive de chamar o guincho e levar o veículo até uma concessionária”, explica Uint. “No final, trocaram o câmbio em garantia. Mas vi que na nota o custo total foi de R$ 20.000. Agora não consigo confiar no carro. Quem me garante que esse DSG não vai falhar outra vez?”

O empresário Caio Navarro Almeida, de Mogi das Cruzes (SP), também passou por uma dor de cabeça semelhante com seu Audi A3 2.0 2009. “Logo depois de comprá-lo, já usado, a ré desengatava sozinha. Mandei trocar o óleo e recalibrar as embreagens, mas após um mês o problema voltou pior. O carro começou a desengatar as outras marchas em movimento. Por fim, o câmbio travou em P e foi preciso mandá-lo para a oficina.”

Segundo César Sanches, dono da Automatik, oficina especializada em câmbios automáticos, o defeito é conhecido. “Já atendi mais de 100 veículos equipados com DSG”, diz.

Consultada sobre o problema, a Volkswagen disse que os relatos da reportagem são “ocorrências pon­tuais” e que não há registro de quebras de DSG nos seus veículos. Afirma ainda que, dos casos encaminhados, dois proprietários tiveram o carro reparado e um deles não deixou o veículo para análise. Já a Audi alegou que um dos donos havia remapeado o motor, e por isso estava fora da garantia, e outros dois não encaminharam o veículo à autorizada, o que impediu o diagnóstico mecânico.

O POVO RECLAMA

“Trocaram a embreagem do meu carro duas vezes e agora trocaram o câmbio, mas o problema continua.” – Fábio Pereira, São Paulo (SP), dono de um Golf 1.4 TSI 2013.

“Um dia o câmbio fez um barulho estranho e apareceu no painel a mensagem de avaria na transmissão. Engatava apenas a marcha a ré. Na concessionária, cobraram R$ 19.000 pelo conserto.” – Antonio Celestrino, São Paulo SP, dono de um Golf 1.4 TSI 2013.

“Estava quase chegando em casa e o carro parou. Eu acelerava, o giro subia, mas não saía do lugar. As marchas não engatavam mais.” – Leandro Abrahão, Osasco SP, dono de um Audi A1 TSI 2011.

Continua após a publicidade

Publicidade

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo

Continue lendo, sem pisar no freio. Assine a QR.

Impressa + Digital

Plano completo da QUATRO RODAS! Acesso aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias e revista no app.

Acesso ilimitado ao Site da QUATRO RODAS, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.

Comparativo entre os principais modelos do mercado.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.

Receba mensalmente a QUATRO RODAS impressa mais acesso imediato às edições digitais no App QUATRO RODAS, para celular e tablet.

a partir de R$ 14,90/mês

Digital

Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos no site e ter acesso a edição digital no app.

Acesso ilimitado ao Site da QUATRO RODAS, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.

Comparativo entre os principais modelos do mercado.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.

App QUATRO RODAS para celular e tablet, atualizado mensalmente.

a partir de R$ 9,90/mês