Clique e assine por apenas 8,90/mês

Autodefesa: problemas no câmbio DSG

Proprietários de modelos da Audi e da Volkswagen reclamam de falhas e quebras do câmbio DSG

Por Waldez Carmo Amorim - Atualizado em 9 mar 2017, 16h08 - Publicado em 19 Maio 2016, 17h20

Autodefesa: câmbio DSG

Presente nos modelos da Audi e da Volkswagen, a transmissão automatizada de dupla embreagem DSG já é conhecida no mercado por gerar um típico ruído metálico que incomoda alguns motoristas. Mas só recentemente começaram a surgir reclamações dos proprietários relatando problemas mais graves, como marchas que não engatam ou câmbio que deixa de funcionar.

Dono de um Golf 1.4 TSI 2014, o servidor público Carlos Henrique Uint conta que, ainda com 500 km de uso, apareceu no painel um aviso de avaria na transmissão. “Ela parou de funcionar. Não engatava nenhuma marcha. Tive de chamar o guincho e levar o veículo até uma concessionária”, explica Uint. “No final, trocaram o câmbio em garantia. Mas vi que na nota o custo total foi de R$ 20.000. Agora não consigo confiar no carro. Quem me garante que esse DSG não vai falhar outra vez?”

O empresário Caio Navarro Almeida, de Mogi das Cruzes (SP), também passou por uma dor de cabeça semelhante com seu Audi A3 2.0 2009. “Logo depois de comprá-lo, já usado, a ré desengatava sozinha. Mandei trocar o óleo e recalibrar as embreagens, mas após um mês o problema voltou pior. O carro começou a desengatar as outras marchas em movimento. Por fim, o câmbio travou em P e foi preciso mandá-lo para a oficina.”

Continua após a publicidade

Segundo César Sanches, dono da Automatik, oficina especializada em câmbios automáticos, o defeito é conhecido. “Já atendi mais de 100 veículos equipados com DSG”, diz.

Consultada sobre o problema, a Volkswagen disse que os relatos da reportagem são “ocorrências pon­tuais” e que não há registro de quebras de DSG nos seus veículos. Afirma ainda que, dos casos encaminhados, dois proprietários tiveram o carro reparado e um deles não deixou o veículo para análise. Já a Audi alegou que um dos donos havia remapeado o motor, e por isso estava fora da garantia, e outros dois não encaminharam o veículo à autorizada, o que impediu o diagnóstico mecânico.

O POVO RECLAMA

“Trocaram a embreagem do meu carro duas vezes e agora trocaram o câmbio, mas o problema continua.” – Fábio Pereira, São Paulo (SP), dono de um Golf 1.4 TSI 2013.

Continua após a publicidade

“Um dia o câmbio fez um barulho estranho e apareceu no painel a mensagem de avaria na transmissão. Engatava apenas a marcha a ré. Na concessionária, cobraram R$ 19.000 pelo conserto.” – Antonio Celestrino, São Paulo SP, dono de um Golf 1.4 TSI 2013.

“Estava quase chegando em casa e o carro parou. Eu acelerava, o giro subia, mas não saía do lugar. As marchas não engatavam mais.” – Leandro Abrahão, Osasco SP, dono de um Audi A1 TSI 2011.

Publicidade