Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Autodefesa: problema no ar-condicionado do Kia Sportage

Proprietários do Kia Sportage relatam defeito no ar-condicionado e a demora da chegada das peças, que pode levar até 90 dias

Por Waldez Carmo Amorim
Atualizado em 3 Maio 2021, 16h34 - Publicado em 7 fev 2017, 18h15

Verão é uma época do ano aguardada por muita gente no Brasil. Exceto para uma parcela de donos de Kia Sportage que sofre com a quebra do ar-condicionado.

Não bastasse o sufoco que passam em dias quentes, quase todos reclamam do tempo em que o carro fica parado na oficina. Foi o que ocorreu com o engenheiro João Guilherme Cabrera, de São Caetano do Sul (SP). “Há três anos, paguei mais de R$ 100.000 por um veículo cujo ar-condicionado ficou sem gelar por mais de um ano”, diz o proprietário de um Sportage 2013. “Numa das vezes, foram quase 50 dias aguardando a chegada do compressor. Quando achei que estava resolvido, a autorizada errou ao ligar os fios da câmera de ré, que deixou de funcionar.”

Para evitar essa demora, algumas concessionárias fazem até uma espécie de transplante. “Chegaram a tirar peças de um veículo zero-quilômetro para fazer o conserto. No total, em um ano e meio em que fiquei com meu Sportage 2013, o ar não funcionou por quase três meses”, conta o consultor técnico Janderson Luiz Pereira, de Florianópolis (SC).

Às vezes, o defeito vem em dose dupla, como relembra o advogado Fernando Corrêa, de Belo Horizonte (MG), dono de um Sportage 2014. “Na primeira vez, a concessionária pediu 15 dias úteis para fazer o reparo. No fim, demorou 60 dias para a peça vir da Coreia. Mas o pior estava por vir: um dia após a troca, o compressor queimou de novo e tive de aguardar mais 30 dias. Depois de 90 dias sem ar-condicionado, perdi a confiança e preferi vender o carro.”

Continua após a publicidade

Na rede autorizada da Kia, o período de 15 dias úteis para a chegada de um novo compressor parece ser o padrão, segundo uma pesquisa que fizemos em concessionárias de Belo Horizonte, Porto Alegre e São Paulo.

Consultada sobre o caso, a Kia Motors do Brasil respondeu apenas que sete proprietários ouvidos pela nossa reportagem já tiveram seus veí­culos reparados pela marca.

 

O POVO RECLAMA

“Já fiquei mais de 50 dias sem o carro e não resolveram o problema com o ar-condicionado.” João Guilherme Cabrera, engenheiro, São Caetano do Sul (SP), dono de um Sportage 2013.

“Em um ano e meio, foram quase três meses sem usar o ar-condicionado por causa de diversos problemas.” Janderson Luiz Pereira, consultor técnico, Florianópolis (SC), Sportage 2013

“Depois que trocarem o compressor, a peça queimou novamente.” Fernando Corrêa, advogado, Belo Horizonte (MG), Sportage 2014

Continua após a publicidade
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.