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Compradores do Kwid elétrico relatam atraso na entrega e já há desistência

Primeiros compradores relatam espera de três a oito meses pelo carro e falta de transparência das concessionárias Renault

Por Isadora Carvalho Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
29 mar 2023, 19h30

Filas de espera de mais de um ano para receber um carro zero-km são comuns no Brasil e o consumidor brasileiro até pode ser paciente quando acredita que essa espera vale a pena. Porém, quando a marca prevê uma data de entrega e não cumpre, as reclamações e insatisfações são instantâneas.

É o caso de alguns dos primeiros compradores do Renault Kwid E-Tech que, em alguns casos, receberam o carro com atraso de meses. Um cliente, porém, desistiu da compra após mais de oito meses de espera e de promessas não cumpridas.

“Comprei o Kwid E-Tech na pré-venda no dia 22/06/2022. Porém, até hoje eu não recebi o carro. Diante do vencimento da última data prevista de chegada (28/02/2023), decidi solicitar o ressarcimento do sinal pago no valor de R$ 999 e desistir da compra”, afirma Rodrigo Bertelli.

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(Acervo Pessoal/Acervo pessoal)

O cliente é morador de Rolim de Moura (RO) e optou pelo elétrico por ter uma concessionária Renault a apenas 50 km de distância e por considerar que o carro elétrico se encaixaria com o seu estilo de vida. Ele até investiu na instalação de um wallbox em sua casa, mas agora não  prevê a aquisição de um outro carro elétrico. 

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(Reprodução/Acervo pessoal)

Segundo Bertelli, ele entrou em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), mas ainda não obteve resposta sobre a devolução do sinal.

Os primeiros compradores

O atraso na entrega também afetou os dois primeiros compradores do Kwid elétrico no Brasil. A pedagoga Flavia Mamede foi a primeira a adquirir o compacto por meio de assinatura, na qual paga por mês a utilização do carro, esperou cerca de três meses.

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Mamede chegou a participar do evento nacional de lançamento do carro, no início de setembro de 2022, representando a primeira “assinante” e recebendo uma chave simbólica. A primeira data prometida foi dia 25/09/2022, que não foi cumprida.

“Diante desse atraso, entrei em contato com a Renault que se disponibilizou a alugar um carro pra mim. Fiquei com o carro alugado até o dia de receber o carro no dia 05 de novembro”, conta. A cliente optou pelo método de assinatura como forma de experimentar a mobilidade elétrica e segundo ela, até então, o Kwid atende às suas necessidades e só tem elogios para fazer sobre o modelo.

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(Divulgação/Renault)

O advogado Humberto Amaral também estava presente no evento promovido pela Renault em setembro representando o primeiro comprador do Kwid E-Tech no Brasil.

“A primeira data prevista para receber o carro era agosto, mas só consegui receber no início de novembro, um atraso de quatro meses”, diz Amaral. Durante a entrevista, Amaral destacou que se surpreendeu com a falta de comunicação da concessionária com a fábrica.

“O carro chegou na concessionária no começo de outubro, mas tive que esperar um mês para a realização de uma correção e o atendimento da loja não sabia me explicar mais detalhes”, afirma. 

Todo o primeiro lote de Renault Kwid E-Tech teve que corrigir uma falha nos cintos de segurança do modelo. E essa é a justificativa para o atraso no recebimento dos mesmos, segundo fontes ligadas à rede de concessionárias.

Fora do Brasil, em especial na Europa, diversos consumidores também têm lidado com a demora na entrega do Dacia Spring, gêmeo do Kwid, por conta do mesmo problema. 

O advogado finalmente recebeu o Kwid E-Tech em novembro e suas primeiras impressões são positivas. “Moro em Muzambinho, no sul de Minas Gerais, e rodo 150 km por dia e por ter wallbox instalado não tenho nenhum problema com autonomia. O carro é ágil e me atende bem”, conta Amaral.

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(Rodolfo Buhrer - La Imagem/Renault)

Humberto, inclusive, tem placas fotovoltaicas no telhado de sua casa e por isso não tem gasto nem com eletricidade. Ele espera recuperar o investimento extra que fez no Kwid elétrico em um ano.

O que a Renault diz?

Em nota, a marca respondeu que “a mudança na data de entrega se deu em função da necessidade de substituição de uma peça, não ligada à tecnologia E-Tech 100% elétrica, que nos foi informada por um fornecedor.”

E a marca deu o seguinte retorno em relação aos três casos citados na reportagem:

Os três casos mencionados já estão resolvidos. O cliente Rodrigo Figueiredo Bertelli cancelou a compra no dia 21/12/22 na concessionária e entrou em contato com o SAC no dia 7/3/23 para o estorno do sinal. A cliente Flavia Mamede retirou o Kwid E-Tech no dia 5/11/22. O cliente Humberto Gomes do Amaral retirou o Kwid E-Tech no dia 4/11/22.”

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