Compradores do Kwid elétrico relatam atraso na entrega e já há desistência
Primeiros compradores relatam espera de três a oito meses pelo carro e falta de transparência das concessionárias Renault
Filas de espera de mais de um ano para receber um carro zero-km são comuns no Brasil e o consumidor brasileiro até pode ser paciente quando acredita que essa espera vale a pena. Porém, quando a marca prevê uma data de entrega e não cumpre, as reclamações e insatisfações são instantâneas.
É o caso de alguns dos primeiros compradores do Renault Kwid E-Tech que, em alguns casos, receberam o carro com atraso de meses. Um cliente, porém, desistiu da compra após mais de oito meses de espera e de promessas não cumpridas.
“Comprei o Kwid E-Tech na pré-venda no dia 22/06/2022. Porém, até hoje eu não recebi o carro. Diante do vencimento da última data prevista de chegada (28/02/2023), decidi solicitar o ressarcimento do sinal pago no valor de R$ 999 e desistir da compra”, afirma Rodrigo Bertelli.
O cliente é morador de Rolim de Moura (RO) e optou pelo elétrico por ter uma concessionária Renault a apenas 50 km de distância e por considerar que o carro elétrico se encaixaria com o seu estilo de vida. Ele até investiu na instalação de um wallbox em sua casa, mas agora não prevê a aquisição de um outro carro elétrico.
Segundo Bertelli, ele entrou em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), mas ainda não obteve resposta sobre a devolução do sinal.
Os primeiros compradores
O atraso na entrega também afetou os dois primeiros compradores do Kwid elétrico no Brasil. A pedagoga Flavia Mamede foi a primeira a adquirir o compacto por meio de assinatura, na qual paga por mês a utilização do carro, esperou cerca de três meses.
Mamede chegou a participar do evento nacional de lançamento do carro, no início de setembro de 2022, representando a primeira “assinante” e recebendo uma chave simbólica. A primeira data prometida foi dia 25/09/2022, que não foi cumprida.
“Diante desse atraso, entrei em contato com a Renault que se disponibilizou a alugar um carro pra mim. Fiquei com o carro alugado até o dia de receber o carro no dia 05 de novembro”, conta. A cliente optou pelo método de assinatura como forma de experimentar a mobilidade elétrica e segundo ela, até então, o Kwid atende às suas necessidades e só tem elogios para fazer sobre o modelo.
O advogado Humberto Amaral também estava presente no evento promovido pela Renault em setembro representando o primeiro comprador do Kwid E-Tech no Brasil.
“A primeira data prevista para receber o carro era agosto, mas só consegui receber no início de novembro, um atraso de quatro meses”, diz Amaral. Durante a entrevista, Amaral destacou que se surpreendeu com a falta de comunicação da concessionária com a fábrica.
“O carro chegou na concessionária no começo de outubro, mas tive que esperar um mês para a realização de uma correção e o atendimento da loja não sabia me explicar mais detalhes”, afirma.
Todo o primeiro lote de Renault Kwid E-Tech teve que corrigir uma falha nos cintos de segurança do modelo. E essa é a justificativa para o atraso no recebimento dos mesmos, segundo fontes ligadas à rede de concessionárias.
Fora do Brasil, em especial na Europa, diversos consumidores também têm lidado com a demora na entrega do Dacia Spring, gêmeo do Kwid, por conta do mesmo problema.
O advogado finalmente recebeu o Kwid E-Tech em novembro e suas primeiras impressões são positivas. “Moro em Muzambinho, no sul de Minas Gerais, e rodo 150 km por dia e por ter wallbox instalado não tenho nenhum problema com autonomia. O carro é ágil e me atende bem”, conta Amaral.
Humberto, inclusive, tem placas fotovoltaicas no telhado de sua casa e por isso não tem gasto nem com eletricidade. Ele espera recuperar o investimento extra que fez no Kwid elétrico em um ano.
O que a Renault diz?
Em nota, a marca respondeu que “a mudança na data de entrega se deu em função da necessidade de substituição de uma peça, não ligada à tecnologia E-Tech 100% elétrica, que nos foi informada por um fornecedor.”
E a marca deu o seguinte retorno em relação aos três casos citados na reportagem:
“Os três casos mencionados já estão resolvidos. O cliente Rodrigo Figueiredo Bertelli cancelou a compra no dia 21/12/22 na concessionária e entrou em contato com o SAC no dia 7/3/23 para o estorno do sinal. A cliente Flavia Mamede retirou o Kwid E-Tech no dia 5/11/22. O cliente Humberto Gomes do Amaral retirou o Kwid E-Tech no dia 4/11/22.”