Abastecer com diesel S10 gera algum risco de dano ao motor?
Com menor concentração de enxofre, diesel S10 pode ser utilizado inclusive por veículos mais antigos
É verdade que o diesel S10 anda danificando os motores dos veículos? Rafael Guimarães, Osasco (SP)
Antes se faz necessário um esclarecimento: na nomenclatura do diesel, a letra S vem do elemento químico enxofre e, quanto menor o número que a precede, menor a quantidade de enxofre presente no combustível.
Assine Quatro Rodas por apenas R$ 12,90
S10 significa 10 ppm. Ou seja: 10 partes de enxofre por milhão. Enquanto S500 conta com 500 partes.
Para veículos rodoviários movidos a diesel produzidos a partir de 2012, o uso do S10 é obrigatório para atender às leis de emissões da fase P7 do Proconve.
A menor quantidade de enxofre favorece a qualidade do ar e reduz a possibilidade de formação do ácido sulfúrico na atmosfera, além disso a utilização de combustíveis de qualidade ainda ajuda a proteger o motor e o sistema de combustível de desgastes prematuros.
Portanto, essa afirmação não procede. O diesel S10 pode ser usado inclusive em veículos mais antigos, oferecendo vantagens como a menor deterioração do óleo lubrificante.
De acordo com o gerente da Cummins, Eduardo Oliveira, a ANP (Agência Nacional do Petróleo) tem um Programa de Monitoramento da Qualidade do Combustível e os resultados mais recentes apresentam índice de aprovação superior a 97% para o óleo diesel.